Localização da ICMV

Localização da ICMV

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Culto de Júbilo da noite de 02-09-2010

É tempo de transbordar



A ministrante da noite, Irmã Edmeia Willians, convidou a Igreja a ler Gênesis 8: 6-12
6 E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito.
7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra.
8 Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.
9 A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca.
10 E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca.
11 E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
12 Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.
Após ler essa passagem, como texto básico para sua preleção, a ministrante lembrou a igreja que bíblia inicia falando do Espírito Santo e termina da mesma forma. Jesus ministra aos seus discípulos ao menos 12 aulas, ensinou a ministrante, afirmando que nesta noite falaria de um dos símbolos do Espírito Santo: a pomba. Ela citou a passagem QUANDO Noé soltou dois pássaros, o corvo e a pomba. O corvo não voltou, pois é um pássaro que gosta de imundície. Vemos depois que Noé envia a pomba três vezes. A mesma pomba, isso pode ser verificado pelo uso do artigo definido. Não era uma pomba, era a pomba que faz três viagens. Ela volta. Na primeira viagem ela sobrevoa, pois só encontra cadáveres e putrefação. Na segunda viagem ela se demora um pouco na terra. Apenas encosta o bico, o versículo diz que ela trazia no bico uma folha de oliveira. Ela não encosta o pé na oliveira, mas o bico, ensinou a pastora. Do versículo 6 ao 12 encontramos uma súmula do Espírito Santo. Quando lemos em Genesis: no principio criou Deus o céu e a terra e a terra era sem forma e vazia, entendemos que o Espírito de Deus não tocava, mas pairava. Dá a impressão de que cobria, protegia, amparava. O Espírito de Deus pairava, então Deus veio e disse: haja!
É o mesmo Espírito que encontra Maria. O verbo a palavra coberta com o Espírito gera. Isso mostra a importância da cobertura do Espírito Santo na palavra. Ele cobre a palavra de Deus e não as encenações de algum preletor. A palavra de Deus coberta pelo Espírito Santo gera vida.
Essa primeira viagem da pomba representa a cobertura de Deus sobre a terra, onde antes era trevas. Houve pecado no céu, por conta de uma rebelião de anjos. Quando a palavra diz que o Espírito Santo pairava e não tocava
Quem se satisfaz na podridão é o corvo, que nesse caso representa satanás. Se havia morte, é porque havia pecado. E o Espírito Santo não se deleita no pecado. Não existe pecadinho, nem pecadão, porque não existe deusinho ou deusão afirmou a ministrante.
No segundo momento Noé solta a pomba e ela se demora porque encontrou algo: uma oliveira nova. Ela a tocou com o bico e a levou a Noé. Essa segunda viagem mostra o momento do Espírito Santo no Novo Testamento. A única nação em que se revelaram profetas foi Israel, não se tem notícia entre os gregos, egípicios ou outra nação. Assim como o Espírito Santo enchia o profeta pela boca, assim foi nessa passagem. Israel era conhecida como uma Oliveira e o Espírito Santo tocou a oliveira com o bico e levou um ramo novo a Noé, explicou a ministrante. O Espírito Santo não ficou na terra porque não podia ser dado no Antigo Testamento, quando Jesus ainda não havia sido glorificado. Ele vinha enchia o profeta e voltava, mas não ficava. Por isso o profeta Jeremias perguntava: por que Senhor tu vens e não fica?
“Quem tiver sede beba, porque quem vier a mim rios de água viva fluirão de seu interior”, diz Jesus já no Novo Testamento. O Espírito Santo já poderia ficar sobre a terra, pois Jesus fora glorificado. O profeta Joel já havia profetizado isso:

A terceira viagem da pomba mostra Noé soltou a pomba e ela não tornou a ele. É esse o momento que estamos vivendo. Quando Jesus falava aos seus discípulos que tornaria ao Pai, eles se inquietaram. O Pai enviaria o Espírito Consolador. O mundo não recebe o que não vê, afirmou. Por que é tão importante que a Igreja receba o Espírito da Verdade? Porque Jesus diz: é melhor
Você sabe que lá no Éden Deus criou uma casa para o homem e sua esposa. Um jardim onde Ele vinha visitar sua criação na viração do dia e se sentia à vontade com aquele casal. Por toda a eternidade Deus tinha o sonho de conviver com aqueles a sua imagem e semelhança. Mas um dia esse casal também recebeu outra visita: o diabo, que parece ter sido mais convincente. A mulher foi visitada pelo espírito do engano, da mentira, por isso caiu.
Jesus, quando voltou ao Pai, ciente de que a primeira noiva caiu no engano, rogou a Deus que enviasse o Espírito da Verdade.
Jesus ministrou 12 aulas sobre o Espírito Santo aos seus discípulos e dentre tantas coisas que disse sobre o Espírito Santo, Ele disse que Ele nos ensinaria. No capítulo 24 de Gênesis há um personagem que representa o Espírito Santo, talvez o mais representativo: Elieser. Quando ele recebe a incumbência de buscar uma noiva para casar com seu patrão: Isaque. Ele não poderia errar. Esse homem fez a seguinte oração: Gênesis 24: 12-14
12 E disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!
13 Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
14 Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.
A única qualidade que ele pediu para esposa de seu patrão foi que ela fosse transbordante, que fosse além do que era obrigatório.. Ele amava Isaque com seu coração e queria o melhor para ele.

A ministrante ponderou que a mulher de hoje não assume esse papel e muitas se incomodam em ser como foi designada para ser: transbordante. Há mulheres que fazem o mínimo obrigatório. Copiam as coisas do mundo e assim como alguns maridos, deixam o mundanismo em sua casa. Rebeca respondeu à oração de Elieser. Ela foi transbordante. Ela aceitou o noivo sem nunca tê-lo visto. Não foi assim que aceitamos Jesus, sem conhecer? Da mesma forma fez Rebeca, aceitou Isaque sem conhecer e Elieser foi levar a noiva para o patrão. Durante o caminho fez tudo para ela, até entregar ao noivo. Mas perto dela havia alguém que conhecia bem. Rebeca queria saber de Isaque e Elieser que o amava, desde criança também queria falar de Isaque e assim foram durante toda a viagem. Quanto Rebeca avistou de longe já sabia quem era ele. O Espírito Santo é representado na figura de Elieser. Ele nos leva a aceitar Jesus mesmo sem O conhecer. Nessa caminhada, Ele vai nos ensinado sobre o caráter de Jesus. Ele vai nos levando até o Apocalipse, quando a noiva será entregue ao noivo, pelo Espírito Santo, ensinou.
No primeiro casamento no Édem, Deus entra com a noiva. Mas agora é o Espírito Santo quem traz a noiva, a esposa de Jesus. E durante todo esse percurso é o Espírito que está nos ensinando, cuidando. Mas Ele é como uma pomba, Ele não vai nos forçar. Ele é delicado, afirmou lembrando quando o Espírito de Deus veio sobre a jovem escolhida para ser a mãe do Filho de Deus: Emanuel. Maria estava dizendo ao anjo que era comprometida e não poderia ser engravidada por outro, senão seria apedrejada. Então o anjo a tranqüilizou dizendo que continuaria pura e quando ela entendeu que não trairia José, o Espírito Santo a cobriu. Mas Ele só fez isso depois que ela deu a permissão. O Espírito Santo só nos ensina quando permitimos que isso aconteça. Se olharmos na Bíblia, após a ressurreição, veremos que Jesus passou um grande tempo explicando aos discípulos, durante o caminho, sem que eles soubessem quem era Ele. Ele só se revelou depois que os discípulos se sentaram com Ele. O Espírito Santo só se revela quando nos sentamos com Ele.
Há um engano que entrou na Igreja no Século XXI, pensam que Deus está ao seu serviço. Não podemos aceitar alguns conceitos que estão sendo disseminados na Igreja, contrários à palavra de Deus. Precisamos saber que o Espírito Santo já veio. Jesus disse há mais de dois mil anos que Ele viria a nos ensinar todas as coisas. Ele está aqui, Ele já veio, mas temos que permitir que Ele nos ensine.
Uma das piores coisas que acontece quando as pessoas não se entendem, quando há uma torre de Babel, é a solidão. Isso acontece nos lares em que a comunicação é travada porque falta o Espírito Santo, assegurou a ministrante. É preciso se arrepender da vida de pecados, se você não se arrepende não recebe o Espírito Santo. A ordem é arrepender para receber e só assim Ele vem para cobrir àqueles que o recebe. Parece que estamos fazendo hoje com o Espírito Santo o mesmo que Israel fez com Jesus. Pode ser que hoje como Igreja estejamos rejeitando o Espírito Santo, afirmou, citando a passagem de Jesus entre os dois ladrões. Um deles só queria o milagre, uma solução imediata para resolver sua necessidade momentânea; ele queria sair da cruz. Para esse Jesus nem respondeu. Muitos agem assim ainda hoje, buscam Jesus para resolver seus problemas particulares. Jesus poderia fazer, mas não fez. Ele não está a nosso serviço. Apesar de amar o pecador, Ele não veio para dar espetáculo de fé. Quando entregamos verdadeiramente a vida a Jesus, Nele permanecemos, mas quem só procura milagres não anda com Ele, não fica.
Quando e Espírito está em nossa vida, Jesus está sendo glorificado. Foi assim com os discípulos, quando perceberam a Sua presença. Ele veio para nos ensinar e nos preparar para a gloria de Jesus.
A ministrante lembrou-nos dos pecados de cada Igreja na Ásia. Cada uma tinha uma doença, para a qual Jesus se anuncia como o remédio. E para todas elas Jesus disse: quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas. A palavra é “ouve”. Quando o nosso ouvido está atento para discernir a voz de Deus, quando afinamos o nosso ouvido para ouvir a voz de Deus, o Espírito fala conosco. Precisamos afinar os nossos ouvidos para entender. Tudo o que Deus poderia fazer por nós Ele já fez em Jesus Cristo, concluiu a ministrante.

Nenhum comentário: