Localização da ICMV

Localização da ICMV

sábado, 4 de setembro de 2010

Culto de Júbilo da manhã de 04-09-10-


É tempo de aprender com a unção

O ministrante da primeiro parte da manhã, o Pastor Luciano Tinoco, iniciou glorificando a Deus por ter podido participar das edições anteriores do Júbilo e agora mais uma vez vem ministrar à Igreja sob o Tema “A unção vos ensina” Afirmando que está faltando nas igrejas um posicionamento de mudanças, as pessoas estão querendo afagos e conforto, e muitos estão se esquecendo de falar do arrependimento e da volta de Jesus, iniciou a preleção falando sobre alguns temas tratado em seu ministério: as colunas no Templo; o perigo das amizades; como administrar uma família em crise; a importância das finanças na família; quatro palavras que mudam o casamento; qual é a responsabilidade dos filhos; aprendendo com o pai de um filho rebelde; a mulher de Jó: um modelo a ser seguido.
A unção é um selo de Deus sobre aquilo que Ele quer usar exclusivamente. Sendo um selo, tornar algo exclusivo de Deus, é preciso ter cuidado com o que se vai ungir. Aquilo que é ungido deve ser usado para uso de Deus. Se é ungido Deus tem primazia. A unção tem esse propósito, afirmou o ministrante, lembrando que fomos ungidos para sermos usados por Deus.
Deus primeiro unge, depois capacita para ser usado. Lendo com a Igreja I João 2: 27
“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”
A unção nos ensina, reiterou, citando o tema do Júbilo, mas para isso precisamos fazer a nossa parte. O texto diz que não precisamos aprender mais nada, mas isso não significa que ficamos super poderosos e independentes, ao contrário, é agora que nos tornamos mais dependentes. Tudo que vamos fazer ou conquistar é por causa dessa unção. Ninguém é nada. Você só é porque a unção de Deus vem sobre a sua vida. Em I João 2: 20 está escrito “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo”. Só somos alguma coisa porque temos a unção. E contou à Igreja sua traajetória: sua intenção inicial, quando vivia em uma favela no Rio, era ser um feiticeiro, freqüentador de terreiro, mas foi alcançado pelo Espírito Santo, aos doze anos e expulso da escola porque se converteu. Mesmo sem ter concluído o ensino fundamental, tem sido usado por Deus, começando a pastorear desde o início da adolescência. A unção não só ensina, mas transforma as pessoas. Deus, ao derramar sua unção , vai dar também ousadia, não só ensinamento.
E lembrando a história do profeta que foi enviado à casa de uma viúva para ser alimentado, ponderou que aquela viúva, que precisava muito mais do que ele, não se preocupou com sua parca condição, mas estava ligada na unção do profeta e fez o que lhe foi pedido. O profeta pode ir embora, mas a unção continua. Há um perigo de se confundir a honra com a idolatria. Quando idolatramos, transferindo a glória para o homem. Se o pastor prega tremendamente é porque a unção está sobre ele.
Em Lucas 4: 15-
15 E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.
16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

O texto diz que Jesus estava no culto. Atenção Igreja! Jesus ia ao culto e lia a Bíblia. Há muitos crentes que acham que não precisam disso. A primeira coisa que vemos nesse texto é que Jesus ia à Igreja, a segunda é que Ele lia a Bíblia e a terceira é que Ele foi ungido. Precisamos entender que mesmo sendo Deus entre os homens, Ele foi ungido e com isso a palavra nos ensina que não somos nada sem a unção. Voltamos à palavra inicial. Jesus foi ungido para mostrar para os homens que se queremos ser alguma coisa diante do Pai temos que ter unção. A unção nos ensina que somos ungidos para sermos usados, mas não podemos usar a nossa unção. Antes devemos deixar que ela nos use. Não deve ser usada em benefício próprio. Lembrando a sua juventude , quando num momento usou a sua unção sem deixar que a unção o usasse. Como sobre ele havia o respaldo de Deus, deixou que a mágoa falasse e só teve seu ministério livre depois que pediu perdão à Igreja. a unção o ensinou a ser usado e não a usar a unção em proveito particular.
Quem foi ungido deve dar e não apenas esperar receber. Se há algum status, alguma honra em ser ungido, isso se resume na honra de ser servo. Deus não unge ninguém para ficar sentado, criticando, chorando, mas para servir. Está na hora de começar a servir, exortou o ministrante. O que você tem feito nesse ano que está próximo de acabar. No contexto da unção de Deus, quem não vive para servir, não serve para viver. Se você não vive para servir ao propósito da unção, então você não serve.
De acordo com II Crônicas o rei Josias subiu ao trono com apenas oito anos de idade. O ministrante afirmou que não é preciso ser profeta para saber que uma criança nessa idade não teria maturidade para ser rei de uma das maiores nações, mas ele foi ungido por Deus. E por isso foi um dos maiores reis que se tem notícia. Tudo que ele aprendeu foi porque se permitiu aprender. Muitos vêm à Igreja, mas o corpo está aqui e a mente lá fora. Muitos não se permitem aprender, como alguns jovens em sala de aula que se distraem com outras coisas e não se permitem aprender. Mas, asseverou o pastor, toda escola tem uma prova. Muitos estão sendo ungidos e não se deixam ensinar. E se a unção nos ensina haverá uma prova. Você está preparado, perguntou o ministrante, encerrando o primeiro momento da manhã com uma exortação à Igreja a pedir que se deixe usar pela unção.

Nenhum comentário: