Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 29 de agosto de 2010

Culto de Santa Ceia do domingo de 29-08-10


É tempo de continuar o processo de santificação

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, iniciou a preleção lendo com a Igreja I Tessalonicesnses 4:3 “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;” afirmando que a santidade precede maravilhas. Se você quer ver as maravilhas acontecerem, deve se santificar.
Há um momento, quando Deus chama o povo à santificação, quando libera a santidade é porque vai derramar bênçãos sem medida. A vontade de Deus é boa e agradável. E Ele nos quer santos. Separados, colocados em destaque, afirmou o bispo, lendo Josué 3: 5-17


5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
7 E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
8 Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí.
9 Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do SENHOR vosso Deus.
10 Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.
11 Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;
13 Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
14 E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo.
15 E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),
16 Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.
17 Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.
A melhor coisa é não fazer planos, mas buscar em Deus o que temos que fazer. Quando perguntamos, Ele responde. Foi assim que aconteceu, quando Deus mostrou que a palavra para a Igreja era “santificação”. Maravilhas vão acontecer na vida da Igreja, garantiu, lembrando a palavra dada a Josué. Recém empossado com autoridade, Josué, mesmo receoso de não ser respeitado como seu antecessor, Moisés, ouviu do Senhor e obedeceu. Josué abriu o caminho da santificação. Os sacerdotes devem ser referência de santidade. Só de ter recebido o chamado, uma primeira maravilha aconteceu. O ministrante explicou que quando os sacerdotes pisaram as águas do Jordão, criou-se uma muralha e o povo pode passar a seco.
A primeira maravilha é marco, para mostrar quem é Deus. Ela acontece para que possamos afirmar: foi a partir desse ponto que Deus começou a mudar a nossa vida. Ela pode não ser tão grandiosa, quanto as outras.
Está liberada a palavra de santidade. Quando Deus fizer a primeira maravilha é finda a sua vergonha, o seu opróbrio, o seu vexame. Gilgal significa isso, ensinou bispo.
Se Deus chama você à santidade, você precisa tirar o mundo de dentro de você. Você deve apresentar a marca que Deus fez em você, exortou o bispo. O mundo precisa ver isso sem que você precise dizer. Não é necessário mostrar o estereótipo de crente. O verdadeiro cristão mostra naturalmente. Aqueles que querem a posse de tudo que Deus prometeu, precisa ser podado, precisa deixar-se santificar. Santificação é Deus agindo em nosso viver, afirmou o ministrante. Precisamos dar ênfase às obras de Deus, ensinou o bispo, lembrando que muitos têm dado mais ênfase e credibilidade às coisas do diabo. Muitos têm dados ofertas ao diabo, quando deveriam saber que Jesus fez tudo por nós de graça.
Deus nos salva, independentemente de merecermos. Não fomos nós quem escolhemos a Deus, Ele nos escolheu e nos justificou. Salvação é um ato unilateral de Deus. Deus criou o homem para ser eterno, para ter comunhão com Ele. Infelizmente o pecado entrou e fez a separação. O sacrifício de Jesus veio resgatar a humanidade. Celebra a sua salvação, exortou o bispo, conclamando a Igreja a ter orgulho dessa condição dada de graça pelo sacrifício de Jesus. O diabo tem conseguido impedir que muitos façam isso. Se cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor, devemos ter orgulho disso e celebrar a salvação. Esse é o segundo nível de divinização.
Santificação é o terceiro nível de divinização. É diferente de consagração, o quarto nível. Consagração é entrega, enquanto santificação é separação. Se consagramos algo a Deus, ele deve ser entregue a Deus. Nossas vidas e nossos filhos devem ser consagrados a Deus. Isso significa entrega total. O que é de Deus não deve ser usado com outra finalidade. O quinto nível é glorificação. Glória é brilho. É fulgor. Quando Moisés desceu do monte, seu rosto brilhava. Quando a Glória do Senhor encheu o templo, ninguém ficou em pé. Quando a Glória de Deus vem, o homem cai e Deus se eleva.
O povo de Deus é chamado à santidade, por isso essa palavra vai ser ainda muito destacada, afirmou o bispo, perguntando à Igreja qual o nível está. Santidade é um processo reiterou o bispo, conclamando a Igreja a continuar nesse processo, pois a palavra já foi liberada.

Nenhum comentário: