Localização da ICMV

Localização da ICMV

sábado, 4 de setembro de 2010

Culto de Júbilo da noite de 04-09-10-



É tempo de deixar que a unção nos ensine


O ministrante da noite, o Pastor Luciano Tinoco, iniciou afirmando que é visível a presença de Deus neste momento e que Ele está procurando pessoas disponíveis para servir a Deus e pedindo a Deus que desate uma unção sem medidas neste lugar. E assegurando que o grande propósito de Deus é derramar sua unção neste lugar, afirmou que Deus sabe aonde chegar e vai chegar. A unção vos ensina é o tema do Jubilo 2010 e nesta expressão pode-se perceber dois substantivos que aparentemente são incoerentes: unção e ensino. Há os que pensam que quem tem muito ensino não precisa de unção e há quem pense que tem ensino não precisa de unção.
Abrindo a Bíblia em Mateus 22:29 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Pode-se ver por aí homens e mulheres que falam ou escrevem bem sobre as coisas de Deus, mas no momento de viver suas vidas não traduzem o que dizem. Se a unção nos ensina, precisamos entender e praticar o que é ensinado. Em João 14: 26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.
Em I João 2: 27 “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”
E citando I Samuel 16:13 “Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”, relembrou a história de Davi. Esse moço belemita sabia tudo sobre como prevenir e proteger as ovelhas sobre a possível chegada de um lobo, conhecia tudo sobre o rebanho, sabia tudo sobre o pasto, mas quando foi ungido o Espírito de Deus, o mesmo que está sobre a Igreja hoje, veio e se apoderou de Davi sobremaneira. O Espírito tomou conta de Davi e o ensinou. Quando a unção vem, Deus também capacita. Até então, Davi sabia tudo sobre curral, mas agora iria aprender a ser rei de Israel. Primeiro ele foi ungido, depois foi aclamado rei. Quando Deus traz uma unção em sua vida, Ele tem um propósito e entre a unção e o cumprimento do propósito aconteceu o ensinamento. E Davi tinha muito o que aprender. A unção que ele recebeu do profeta Samuel serviu para o ensinar para o propósito de Deus. Isso nos mostra que não somos nós quem usamos a unção, mas a unção que nos usa para cumprir os propósitos de Deus. Uma coisa que você precisa aprender é que a unção que Deus lhe deu não é para seu uso particular, mas para Deus.
Entre a unção e a aclamação, Davi passou por ensinamentos duros. E depois ele foi um grande rei de Israel. Quando abrimos o livro de salmos vemos que eles demonstram claramente o que aprendeu com a unção. Vejamos os salmos 18:34 “Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.”
Observe que Davi disse que ele aprendeu a guerrear e quem aprende a guerrear com a unção de Deus age diferente. Temos que aprender que Deus tem a sua maneira e a unção há de nos ensinar. Deus está dizendo: estou preparando um amesa na presença de seus inimigos.
Davi que antes só sabia lavar curral e nas horas vagas tocava muito bem harpa, depois que a unção o tocou aprendeu a matar ursos, leões e a derrubar gigantes. Sé aprende a fazer isso quem tem a unção de Deus.
Quem se submete à unção de Deus não se aparta do caminho. Quando vemos alguém fazendo isso é porque resolveu não aprender com a unção. Quem aprende com a unção não se desvia do caminho. Não há melhor professor do que o Espírito Santo. Volte para a sala de aula e deixe a unção lhe ensinar. Uma coisa aprendemos com os salmos: Davi era totalmente da unção que o ensinava. Não há méritos próprios assegurou. Tudo que temos, somos ou seremos, só o somos ou seremos por causa da unção. Ela vem de Deus para nós, mas como nem todos que estão em sala de aula passam de ano. Se alguém não é aprovado em classe a culpa é do aluno, pois o professor Espírito Santo é impecável e não falha. Para se aprender não se depende só do mestre, mas também do aluno. Se queremos realmente aprender, precisamos nos dedicar. A Bíblia diz que havia um aluno especial, mas um dia ele resolveu não mais aprender. Esse aluno, que um dia também esteve aprendendo com o Espírito Santo, era satanás. Sim, afirmou o ministrante, ele também foi aluno do Espírito Santo e também já foi ungido. Pertencia a uma classe elevadíssima de anjos e tinha sabedoria. Ele sábio porque era ungido. Satanás era sábio, mas um certo dia se levantou da sala de aula da unção e não quis mais seguir a orientação do mestre. Ele entendeu que aquela unção não lhe servia para nada e corrompeu a unção. E quando isso acontece somos lançados ao chão.
Vejamos o que diz Ezequiel 28: 14 e 17 sobre esse aluno que rejeitou a unção:
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Lúcifer teve o privilégio de ter a unção e a sabedoria, mas se rebelou e sua luz se apagou. Há entre nós pessoas que também se levantaram da sala de aula e deixou que sua luz também se apagasse. Deus está lhe dizendo, pare de culpar a Igreja e seus ministros e volte para a sala de aula. O Senhor lhe trouxe aqui para lhe dizer que deixe a soberba de lado e volte para a sala de aula da unção. Há os que deram as costas e saíram, mas há os que fazem pior: estão ouvindo e ignorando o que deveriam ter aprendido. Este é o ano da sua última oportunidade. Quem tem andado em caminhos de morte, volte para a sala de aula. Chega de corpo e mente na rua. Deixe a unção lhe ensinar. Lembre-se de que todo ensino requer uma prova e esse dia está chegando. Aquele que não aprende com a unção é reprovado. Se você quer ser aprovado, chegou a hora de deixar que a corda de amor que está sendo lançada a você lhe resgate. Aceite as boas vindas do Professor que quer voltar a lhe ensinar. Sinta as cordas de amor em sua vida. Você está sendo atraído pelo amor de Deus em sua vida. As sentenças de morte serão destruídas, pois há um Espírito de temor que toma conta de você, assegurou o ministrante, afirmando que aqueles que ouviram a voz do Espírito não estão voltando da mesma forma.

Nenhum comentário: