Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 19 de setembro de 2010

Culto de Celebração da manhã de domingo de 19-09-10



É tempo de negar a si mesmo e tomar a cruz de Cristo


O ministrante da manhã, o Bispo Roberto Marques, após abençoar a Igreja, exortando- à santificação, convidou-a abrir a Bíblia em Mateus 16: 24-28
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Marcos 8:34-38

34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Lucas 9: 9: 25-26

25 Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos
.

No caminho de santidade que você está sendo chamado a andar tem que passar pela cruz. Se hoje Jesus estivesse pregando, certamente não seria bem aceito, pois a pregação que tem vigorado é o ter sobre o ser, diferentemente do que Ele ensinava. Quando Ele fala que devemos negar a nós mesmos, abrir mão do ter em detrimento do ser, devemos entender que ser discípulo é negar as coisas do mundo e olhar para as coisas do céu. Não somos cidadãos desse mundo, mas cidadãos celestes. Temos olhado para o que está abaixo do sol e conforme o sábio que escreveu Eclesiastes tudo que está abaixo do céu é nada. Temos que olhar para Deus e para o que está acima. Jesus nos ensina a não ajuntar tesouros na terra e sim nos céus. Ele diz: aquele que quer vir após mim deve negar a si mesmo. Você não é importante, afirmou o ministrante, explicando que embora isso pareça vir contra o que vem sendo pregado por aí, o que a palavra diz é que temos que diminuir a fim de que Jesus cresça. Não é fácil negar a si mesmo, porque o eu quer aparecer, queremos ser o dono, mandar, quando quem tem que estar assentado no trono de nossas vidas é Jesus Cristo de Nazaré. Pregar isso é fácil, o difícil é viver isso, a praticar essa norma. O evangelho da entrega, do doar, do ceder, sem ressalvas. Mas parece que hoje isso não é tão importante. Sinônimo de prosperidade tem sido entendido como carro importado, mansões belíssimas. Mas há pessoas que têm tudo isso e não são prosperas, vivem em constante angústia e depressão. Ter é saudável, explicou o bispo e você pode ter, mas não pode colocar isso como mais importante em sua vida. Negar a si mesmo não é fácil, mas não é impossível, destacou, pois se fosse impossível Jesus não teria ensinado, nem dado exemplo. Os valores do Reino não são o ter, mas o ser em Deus. Ser servo. Há pessoas que pregam e até mudam a palavra, como se pudessem fazer uma barganha com Deus. Não podemos afirmar que damos a Deus para receber. Se damos é porque já recebemos antes.
Paulo já dizia que no final do tempos o amor se esfriaria e isso se reflete nessa ação. Deus nos ensina a ser santos, porque Ele é santo. Jesus nos exorta a tomar a nossa cruz. O caminho de santidade tem que passar pela cruz. Temos que morrer. Essa é a condição. Estar pronto a morrer. Lucas diz que todo o dia temos que tomar a cruz. Cruz é símbolo de morte. Hoje não se prega mais santidade, uma vida que passe pela cruz, pois quem vai para a cruz é quem não tem mais direitos. Quando se afirma que morrer é lucro, conforme pregava Paulo, isso gera descontentamento, pois para muitos lucro é ter dinheiro, poder, luxo, cifrões incontáveis. Para o mundo a cruz é vergonha e maldição, mas para nós é poder.
Devemos andar nos caminhos que Ele andou, exortou o bispo, citando João em sua primeira carta. Imaginemos o que vai acontecer no último dia. As pessoas que passaram a viver para ter, darão tudo para serem reconhecidas como noiva, como filho, para poder entrar pelas portas, mas ouvirão: “não vos conheço”, afirmou o bispo, lembrando o exemplo de um senhor muito rico, que se acidentou em uma de suas propriedades e ficou tetraplégico. Teve o melhor e mais caro tratamento possível, mas mesmo oferecendo metade de seus bens aos médicos, não encontrou a solução para o seu caso. He pessoas que gastam a sua vida para ter, não tomam a sua cruz, não negam a si mesmo e se deparam com o mesmo impasse: nenhuma riqueza ou poder poderão comprar a vida eterna na presença do Senhor. Jesus nos deu o exemplo, Ele se negou, foi até a cruz, foi servo e foi obediente. Precisamos aprender com o homem Jesus. Ele não queria, mas obedeceu. Você pode até dizer a Jesus que não quer aquilo, mas deve obedecer. Veja o exemplo dos dois filhos: eles foram conclamados a ir ao plantio. O primeiro disse que não iria e foi, o segundo não reclamou, mas não foi. O primeiro foi sincero, como Jesus foi ao dizer “se possível passe de esse cálice.”. Assim como Jesus, o primeiro filho negou a si mesmo. Não queria, mas foi. Temos visto pessoas que só querem seguir a Jesus quando tudo está bem. Se são exortados a mudar se indispõem e querem mudar. Se vão para outra igreja, no início tudo parecem flores, mas aos poucos vão se mostrando e quando são chamados a mudar, voltam ao princípio do descontentamento. Quem precisa de tratamento não está preparado a agir por conta própria, antes precisa se submeter à necessária transformação, a subjugar o seu querer à vontade de Deus. Quem não se submete, não é obediente, não nega a si mesmo, não pode seguir a Cristo. O primeiro passo é trilhar os caminhos de Jesus. Mas há os que mal conhecem a palavra, nem mesmo a pratica e já querem sair ensinando, achando que estão prontos, enquanto ainda precisam aprender primeiro a ser obediente e a tomar a sua cruz. Morrer para viver, quem quiser reter a sua vida, perderá a vida eterna, reiterou o bispo, lembrando a passagem em que Jesus conta de um homem que tinha uma enorme plantação e fez grandes celeiros, “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.”Lucas 12:19. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
O que você tem feito, perguntou o bispo, exortando a Igreja a chegar à estatura do homem perfeito. A andar em santidade. Assim afirmou que não adianta apenas chamar à santidade, mas ensinar a você o que fazer para ser santo. Por esses dias essa é a palavra de ordem: buscar a santidade, para ver maravilhas.

Nenhum comentário: