Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 12 de setembro de 2010

Culto de Celebração da Noite de Domingo de 12-09-10



É tempo de florescer como referência de Cristo


O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, iniciou a palavra afirmando que Jesus nos chama a observar a natureza. Em Mateus 6 o Senhor diz: observai as aves do céu elas não semeiam nem plantam, mas têm o seu alimento. Os lírios do campo não fiam, nem tecem, e nem Salomão se vestiu com toda glória. Observem os ipês, quanto maior a seca, mais eles florescem. E o Senhor tem dito isso: é assim que você deve ser, na hora que as coisas estiverem mais secas, mais você florescerá. Aprenda com a natureza, pois ela proclama a glória de Deus. Somos eternos satisfeitos e em vez de ficarmos murmurando vamos mostrar as nossas flores.
O ministrante convidou a Igreja a abrir o livro de Atos, explicando que esse livro ainda está sendo escrito, pois Lucas escreveu apenas os 28 capítulos, mas ele não está fechado, porque são atos do Espírito Santo e cabe a nós escrevermos os capítulos seguintes.
Como está você como referência para o mundo, perguntou o bispo, afirmando que Jesus nos exortou a ser sal da terra e luz do mundo. O sal na comida aparece, não perde a referência, você tem sido assim, perguntou o bispo explicando que os primeiros cristãos eram identificados jocosamente como pequenos cristos, porque a Igreja Primitiva imitava Jesus, andava como Ele andou. João diz em sua carta: aquele que diz O ama guarda os seus mandamentos e anda conforme Ele andou. Como as pessoas vão olhar para Deus se não por meio de nós? Temos que ser referência, o reflexo de Jesus. Discípulo é seguidor, é aquele que anda atrás. Se você pertence a Jesus você pertence a uma seita. Só não pode ser uma seita herética, explicou o bispo.
E leu com a Igreja Atos 3:1-9
1 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10 E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
Pedro e João eram discípulos de Jesus e estavam subindo ao Templo para um momento de oração, explicou o bispo, perguntando a quanto tempo a Igreja não vem à Casa de Deus para orar, afirmando que mesmo orando em qualquer outro lugar, é necessário fazer isso no Templo, como Jesus também fazia. Os seus discípulos sabiam disso e escolheram a hora nona para orar, a mesma hora que Jesus havia consumado o seu sacrifício. O ministrante fez um chamado à Igreja a subir ao monte para orar e reafirmou que Pedro e João diariamente subia ao Templo para orar. E isso significa ter comunhão com Deus. E os discípulos encontraram à porta Formosa do Templo um paralitico, conforme narra Lucas nessa passagem de Atos. Provavelmente Jesus já havia encontrado ali aquele homem, pois era um habito Seu desde criança e os discípulos o imitavam, por isso eram chamados cristãos, explicou o bispo. Se Jesus havia passado ali tantas vezes por que o milagre não havia ainda acontecido na vida daquele homem? É porque o milagre tem o seu tempo e o seu propósito e sua finalidade é para que o mundo veja e o nome de Jesus seja glorificado. Provavelmente Jesus já tenha passado por aquele homem e dado a ele uma esmola porque Jesus fazia o que ensinava. Mas não ainda o tempo de fazer a maravilha, explicou o bispo afirmando que quando o milagre acontece em nossa vida é para que o Senhor seja glorificado.
Quando aquele homem pediu uma esmola, Pedro e João disseram: olhe para nós. Eles não disseram olhe para Deus, mas deu ao homem uma referência. Aquele homem queria dinheiro, como muitos no mundo, mas o que os discípulos tinham não era ouro nem prata. O mundo vem à Igreja querendo receber uma cura, uma libertação financeira, mas o que temos para dar é muito mais, mas para isso precisamos ser referência, reiterou o bispo.
Hoje a Igreja enriqueceu das coisas do mundo e já não precisa mais dizer que não tem ouro nem prata, mas também não pode dizer: levanta e anda, porque está vazia.
Jesus pegou pesado com os fariseus comparando-os com o sepulcro caiado. Como está o seu interior? O que você tem para dar? Você tem a autoridade de Deus? Você tem o Espírito Santo de Deus? Você tem sido referência? Aqueles que pregam uma coisa e vivem outra não são referência. Um homem ou uma mulher de Deus são reconhecidos pelas suas atitudes e não pela sua aparência. Muitos são motivos de escândalo para o evangelho. Até mesmo o mesmo pastor hoje não tem sido referência. Outrora bastava usar esse nome para ser respeitado e reconhecido, mas hoje muitos não têm sido referência. Onde o mundo vai ver Jesus a não ser no seu corpo que é a Igreja, questionou o ministrante, afirmando que cada um deve ser a referência. O mundo tem que olhar para nós e nos reconhecer como homens e mulheres de Deus. Assim como há pessoas erradas na Igreja Católica, há também pessoas erradas nas igrejas evangélicas. Muitos são os católicos que são santos, assim como Francisco de Assis que dizia: pregue o evangelho e se preciso for fale algo. Há pessoas falando demais e vivendo de menos, falando até besteiras em nome de Deus. Não deixe que Jesus fale com você: sepulcro caiado. O vaso sem conteúdo para nada adianta. Pedro tinha conteúdo e sabia o que tinha era mais preciosos do que ouro e prata. Ele tinha autoridade de Deus. Você pode dizer como Pedro: olhe para nós? Você tem sido referência para sua família? Você está sendo referencial como servo de Deus? Você não pode perder sua santidade, o seu sabor, porque o sal sem sabor para nada serve.
Há pessoas que usam a palavra para justificar a carnalidade. Dizem que estão no mundo para trazer almas. Paulo disse: Fiz-me judeu para os judeus, grego para os gregos, mas ele não perdeu a sua identidade e foi chicoteado por ser cristão. Ele não foi conivente com o pecado. Ele buscou os pecadores sendo referência, mas não se fez pecador.
O ministrante lembrou a biografia de um Lorde Inglês, o Dr. David Livingstone, missionário na África que se perdeu lá durante uma missão. O rei mandou atrás dele e ao perguntarem por ele ninguém sabia quem era. Mas quando falaram que ele falava de Jesus os nativos disseram que não conhecia o missionário, mas Jesus eles conheciam e assim levaram a expedição de busca até o lugar onde estava o missionário. Isso se deu porque ele vivia como aquele a quem pregava e era referência. Você também tem sido? Seja referência, porque o mundo está sedento não de esmolas mas daquilo a que foi chamado. Está na hora de você se avaliar se tem sido farol para que o mundo venha até Jesus por meio de você, conclamou o bispo.

Nenhum comentário: