Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Culto de Júbilo da noite de 03-09-2010


É tempo de ouvir o que diz o Espírito Santo

A ministrante da noite, Irmã Edmeia Willians, convidou a Igreja a ler Atos dos Apóstolos 13: 1-4

1 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

A ministrante afirmou que quando olhamos para o ministério do Espírito Santo em Atos, não sabemos o que fazer, porque o Espírito Santo está agindo, Ele não parou e não para, desde que veio a nós no dia de Pentecostes. Quando vemos em Atos 13 que há uma Igreja onde o Espírito manda e é ouvido. É uma Igreja que se separa para adorar. Parece que é algo comum ouvir o Espírito Santo. Ele dizia e era ouvido. Na mesma hora se fazia o que era pedido. Que Igreja era essa que o Espírito Santo mandava e era obedecido. Nesse texto vemos que Ele mandou separar Paulo e Barnabé, os líderes da Igreja, lembrou a ministrante citando que em Atos 8, Filipe anunciava Cristo, mas hoje as pessoas não estão anunciando Cristo. As pessoas vão à Igreja para se alegrarem. Filipe também obedeceu, ao ser enviado a outro lugar. O Espírito falou a Filipe. Esse Espírito não mudou, Ele ainda fala. E no versículo 32 lê-se um dos textos mais bonitos, anunciou a ministrante “Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.” Nesse tempo Jesus era anunciado. E hoje pouco vemos isso. O Espírito acompanhava, dizia e os discípulos obedeciam. As pessoas hoje têm vergonha de falar de Jesus, mas é preciso pedirmos a Deus para sermos usados e aprovados, porque quando Deus quer falar Ele usa qualquer um.
Na sequência, lemos em Atos 8: 36-37


36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.


Hoje quase é preciso implorar que as pessoas se batizem, mas naquela época as coisas aconteciam de forma diferente, porque o rapaz que ouvia o Espírito anunciava Cristo. O evangelho entrou na África por intermédio desse eunuco. O Espírito se movia de maneira espetacularmente visível. Vemos que
Se quisermos ouvir o Espírito precisamos buscar de Deus, porque o Espírito Santo está aqui na terra, mas não estamos ouvindo, considerou a ministrante lendo Gênesis 16: 7-14
7 E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
8 E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
9 Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
13 E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
14 Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
A pastora lembrou o que se passava na casa de Abrãao. A serva, depois de se ver grávida do patrão, quis crescer sobre a patroa que não aceitou, então ela fugiu para o deserto e lá Deus a chamou. Ele a chamou pelo nome. Deus conhece a cada um pelo nome. Ele sabia tudo sobre ela, mas quando faz perguntas, Ele, que já sabe a resposta, quer que pensemos sobre a pergunta.
Para que aja intimidade com uma pessoa é preciso que haja conhecimento e que se gaste um tempo com essa pessoa, foi isso que Deus disse a Jeremias. Deus nos conhece, afirmou a ministrante. Ele escolheu o ventre pelo qual viríamos ao mundo, mas antes passamos a eternidade com Ele, ponderou, citando uma passagem de Saint Exupery, “quem caminha sempre na mesma direção, acaba voltando ao ponto de partida”. Se viemos de Deus, para Ele voltaremos, esse é o caminho, assegurou. Deus sabia de onde vinha e para onde ia Agar. E Ele hoje pergunta a nós de onde viemos, para onde vamos, sabendo que a resposta é: vimos de Deus e para Ele voltaremos. Então é preciso saber que somos peregrinos aqui. Temos uma direção. Um peregrino sabe que é passageiro. Se temos consciência disso por que nos enrascamos com as coisas do mundo? Por que não acontece algo na nossa visão para mudarmos de rumo. Agar fugia, não sabia para onde iria. Nós precisamos ter consciência de para onde iremos. Quando Jesus se foi, Ele enviou o consolador que já veio. Podemos olhar com segurança para o Pai. Se soubéssemos que amanhã iremos morrer, podemos dizer que fizemos tudo o que Deus mandou, perguntou a ministrante.
O Espírito Santo não levou Jesus para um palácio ou para fazer coisas maravilhosas nas praças, mas para o deserto e lá foi tentado por satanás em pessoa. O Espírito Santo veio para não deixar que Jesus caísse. Por que será que pensamos que Esse Espírito vem apenas para nos alegrar na igreja e continuamos na carnalidade, caindo de tentação em tentação?
O diabo veio tentar propondo a Jesus que realizasse maravilhas, lembrou, afirmando que muitos estão apenas tentando chamar a atenção sobre si. Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças, não é preciso manipular emoções. O Espírito Santo não se move aí, afirmou, lembrando a história de Levi, quando se deparou com Jesus. Ele seguiu o Mestre sem se preocupar com nada porque encontrou o que faltava para preencher o seu vazio. Levi, ou Mateus, depois disso escreveu o seu evangelho. Quando trabalhava como coletor de impostos para Herodes, era rico, mas nada preenchia o vazio dentro de si. Depois de se encontrar com Jesus houve uma verdadeira transformação. Você só vai encontrar a sua direção no momento em que reconhecer que Deus vê, assim como Agar reconheceu. Deus disse a ela para voltar e acertar o seu caminho. Quantos de nós não queremos voltar para acertar? Se você está devendo, pague e acerte o passo na caminhada para o Pai, pois assim que Ele levou Jesus para o deserto, Ele levará você para acertar o caminho.
Quantos líderes hoje estão perdidos por causa do tesouro, assim como Esaú trocou seu direito por um prato de lentilhas, assim como muitos líderes trocam sua honra por pouco. Cuidado com os seus desejos, exortou a ministrante.
Quando o Espírito Santo vem a sua vida, Ele não vem para fazer de você rico, mas fazer de você um caminhante para o Pai. As vezes Ele vai dirigindo você por caminhos difíceis, mas o Seu ministério é nos conduzir, nos consolar, nos encher e nos suprir, para nos levar de volta para Deus. Quando vemos em Atos que a Igreja ouvia e obedecia à voz do Espírito Santo, vemos que Ele diz também em Apocalipse. O que Ele dizia à Igreja em Atos é o mesmo que diz à Igreja hoje. Se procurarmos a Ele, faremos a peregrinação da santificação, sem a qual não veremos a Deus. Um dos símbolos do Espírito Santo é o fogo. Ele apura, refina e purifica. O Espírito Santo vem para nos transformar de pecadores em filhos de Deus. Noiva de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: