Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Culto de Despertar da Fé de 15-09-10





É tempo de edificar a fé na Rocha


O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques lembrou a Igreja que fé tem que ser edificada. Há muitas pessoas que não pertencem a Deus e têm fé. Muitos são os que sacrificam aos ídolos e crêem que obterão a graça do deus deles. Deus não quer que façamos sacrifícios, mas quer que edifiquemos nossa fé. Isso de acordo com Paulo vem pelo ouvir a palavra de Deus. Judas 1:20 diz “Mas vós, amados, edificando -vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.” O ministrante observou que o superlativo chama a atenção para a profundidade dessa fé. Oração é falar com Deus em diálogo. Você fala, Deus escuta, Deus fala você escuta. Isso é diálogo. Se só você fala é monólogo. Mas se não houver santidade não há como ouvir a Deus, assegurou o bispo, explicando que o profeta Isaias viveu essa experiência de não só ouvir, mas ver a Deus. Santidade tem que ser buscada e quem santifica é o próprio Deus. É preciso orar continuamente no Espírito porque Ele conhece as nossas fraquezas e debilidades. Paulo diz que Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Quando oramos no Espírito nossa fé é edificada e aí começamos a ver maravilhas e milagres acontecerem.. Há uma diferença entre ouvir e obedecer e ouvir e desobedecer e o Senhor Jesus deixou bem claro que aquele que ouve as suas palavras e não as cumpre não terão parte no Reino.
Muitas vezes nos contaminamos com nossas palavras, por isso, assim como Isaias precisamos pedir ao Senhor para nos purificar os lábios, ensinou o ministrante, explicando que muitos não estão ouvindo a voz de Deus porque são de lábios impuros. Isaias não só ouviu o chamado, mas se deixou santificar e, a partir daí, passou a ouvir a voz de Deus. Edificando a fé, orando no Espírito.
Em Mateus 7: 24-27 está escrito:


24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Jesus está nos mostrando que é preciso ação, mudança de atitude. Aquele que não coloca em prática o que ouve, em busca de santidade para nada irá adiantar. Mas aquele que ouve e pratica não é abalado com nada, mesmo que venham as maiores tempestades. Não adianta se sentir tocado pela palavra se ela não servir para edificar a fé. Uma fé santíssima tem que ser edificada na Rocha e essa Rocha é Jesus de Nazaré. Se você quer edificar a fé, ouça a palavra e obedeça. Deus muitas vezes fala e não escutamos por causa de nossos pecados que fazem separação entre nós e Deus. Vemos a Glória de Deus se manifestar na vida dos outros e não na nossa. Mas para que a Glória se manifeste em nossa vida precisamos alicerçar a nossa fé. se acontece ela permanece inabalável ainda quem venham as lutas e tempestades. Como está a sua fé, perguntou o ministrante, exortando a Igreja a se santificar, a ler a Bíblia, a praticar o exercício da fé. Fé é como preparação física. Muitos não têm preparo físico para subir uma simples escada, mas muitos também estão sem preparo na fé. Se você quer ser prudente, deve praticar a palavra, exercitando a fé, assim como no preparo físico. É fácil perder esse preparo se for exercitado diariamente, assim como é fácil perder o preparo na fé. É preciso, pois, exercitar. Judas nos chama de querido de Deus, mas nos exorta a edificar, a não ser superficiais, considerou o bispo, citando o exemplo de um engenheiro ou arquiteto que, para fazer uma edificação, faz primeiro uma sondagem antes de fazer as fundações. E não faz isso na superficialidade, quanto mais profundos os alicerces, mais firmes os edifícios. É assim também com nossa fé. Se seu alicerce está na Rocha, nada poderá abalar, concluiu o bispo, conclamando a Igreja a alicerçar a fé diariamente em Cristo Jesus.
Muitas vezes pedimos fé e Deus manda lutas, mas devemos saber que somos mais do que vencedores. As provas vêm, mas a fé rompe os obstáculos. Aprendamos, pois, a partir de agora, a edificar a fé.
O ministrante explicou que dentro de nós podemos ouvir três vozes: a nossa, a de Deus e a do inimigo. A voz do inimigo não pode soar mais alto, quando temos nossa fé edificada na Rocha.
A voz de Deus leva à vitória, mas a voz do inimigo nos encaminha para a derrota, lembrou o bispo. Você pode escolher qual voz ouvir, asseverou o bispo, lembrando que muitas vezes falamos com nossa alma, assim como o salmista. E isso deve nos impelir à santificação, à comunhão com o Espírito de Deus e à santificação.

Nenhum comentário: