Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 17 de janeiro de 2010


É tempo de ouvir os bons conselhos

O ministrante da noite, o Pastor Adriano Carvalho, iniciou a preleção informando que falaria sobre opinião. Opinião é conselho, conforme o dicionário, explicou, lembrando que há ditados populares que dizem que se conselho prestasse não seria dado, seria cobrado. No entanto, a Bíblia diz exatamente o contrário, garantiu, citando Provérbios 15:22, em que Salomão nos ensina sobre isso: ‘”Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.”
A opinião boa é de Deus, quando você conhece a vida dela e sabe como ela age, sua vida é íntegra, então você deve ouvir, aconselhou o pastor. Não deve ouvir quando a vida da pessoa depõe contra o que ela diz. A palavra de Deus diz “ensina teu filho” vai chegar uma hora em que ele vai ouvir
Mas há um conselho tremendo em I Reis que devemos levar em conta:
I Reis 2: 1- 4
1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
3 E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
4 Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

O rei Davi, ao aproximar o dia de sua morte, chama seu filho Salomão e lhe dá um conselho. O pai no leito de morte dá um conselho ao filho. Você já parou para pensar em um conselho deste, perguntou o ministrante.
Desde Moisés, quando passou o cajado a Josué, Deus usava as pessoas para aconselharem: Não saia da presença de Deus. E Davi não podia deixar de passar esse conselho a seu filho. Ouvimos na igreja que quando entregamos nossa vida a Jesus tudo tem que mudar. Sair do pecado, que significa errar o alvo. Um bom conselho para você neste momento neste momento é: saia do que está fazendo e volte para os caminhos do Senhor. É muito fácil ir para a igreja e só buscar prosperidade. Tem que haver muita mudança. Nós sabemos que a vida do cristão não é um mar de rosas. Mas ela é muito boa quando sentimos que estamos firmes. Não há onda que nos tire os pés. Aí os testemunhos começam a aparecer. Será que é porque temos um corpinho ou um rostinho bonito? Não! Afirmou o pastor. Isso acontece porque o Senhor olha para nós como um todo. Não temos que estar na igreja porque queremos bênçãos imediatas. O lucro de ouvir um bom conselho é não sair da presença de Deus. É o que devemos passar aos nossos filhos o que aprendemos na igreja. Isso é um bom conselho. Os pais precisam ficar atentos aos exemplos que dão aos filhos, afirmou o ministrante, citando a fala do bispo Roberto que sempre diz que é preferível ver as crianças correndo na igreja, mas em sintonia com a palavra. Não se deve sair da casa do Senhor. Ela é o lugar em que os conselhos são bons. E os filhos já aprendem desde a mais tenra idade. É importante que os pais transmitam bons valores aos filhos. E o exemplo é tudo. Como é bom ser um pai presente e dar bons conselhos aos filhos.
Quando um conselho é ruim, mostrou o pastor, abrindo a Bíblia nos salmos 1: 1:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
Se você é um servo de Deus e está com um problema em seu casamento, como irá procurar um conselho de um ímpio? Nada de valor lhe será dado. Se você está querendo deixar o mundo, sabendo que o mundo não serve para você, como vai chegar para um amigo incrédulo e dizer que quer mudar de vida. É mais certo que ele ria de você, ou que o convença de continuar no mundo. Se você busca conselhos de ímpios aí começam ou aumentam os seus problemas. Porque neles não há bons conselhos. Cristão que é fiel prospera. Consegue viver bem, com o que Deus permite. Troca de carro, compra e reforma a casa e não tem seu nome sujo. Isso porque não anda no conselho dos ímpios para sonegar ou entrar em negócios ilícitos. Mas aqueles que ouvem as vozes dos ímpios, podem até encontrar uma solução rápida para seus problemas, mas muito antes do que imaginam, verão a cova profunda onde entraram. E quando não ouvem o conselho que está de acordo com a palavra e preferem fazer o contrário, certamente verão suas vidas embaraçadas.
Há pessoas que buscam conselhos nos homens de Deus, às vezes ouve o que não quer, mas se segue os conselhos sua vida muda e prospera. Mas há pessoas que não ouvem conselhos. Muitas vezes agem como quem não precisam de ajuda, como quem não quer ouvir a palavra de Deus. Essa pessoa pode até ir à igreja e ouvir uma palavra direcionada a ela, mas se não abre o coração nada pode mudar. Há quem prefere voltar as costas para os bons conselhos e desprezar o conselheiro. Agem com orgulho e preferem cair a aceitar a opinião de quem está em sintonia com Deus, em vez de dar ouvidos àqueles que estão na roda dos escarnecedores, quem vivem no pecado e fazendo tudo que não agradam a Deus.
Siga o conselho de quem ora. Conselho do ímpio é a pior coisa que o cristão pode procurar. Você tem olhar para quem trabalha por você. Quem está do seu lado na Igreja, quem tem uma vida que testemunha. Pela árvore se conhece os frutos, diz a Bíblia. Busque a sabedoria de Deus. Não dê ouvidos aos ímpios com relação a casamento, criação de filhos. Já imaginou criar seus filhos ouvindo os conselhos de pessoas que não servem ao Senhor, mas procure uma pessoa que tem uma vida íntegra diante de Deus, asseverou o pastor.
Muitas vezes você vai ouvir o que não quer, mas o mais certo é dar ouvidos a quem tem uma vida limpa. Se vai procurar um advogado, procure um cristão. Se vai procurar conselhos sobre casamento, procure quem tem uma vida conjugal reta, sem manchas. Mas se você ouve o ímpio, certamente ficará em maus caminhos. É isso que a Bíblia diz, garantiu o pastor, lendo com a Igreja Josué 23:14:
“E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou.”
Josué recebeu a mesma palavra que Moisés, “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9). E foi justamente pelo conselho de Moisés a Josué, que ele entendeu. Deus havia dado uma palavra de prosperidade a Moisés e também disse a Josué 1:3 “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.”
Se você largar o caminho errado e se mantiver no caminho certo, as promessas de Deus se cumprirão em sua vida na íntegra. Nenhuma das promessas do Senhor falhou porque Josué foi íntegro na presença de Deus. Ele não fez como os outros: não buscou mulher ímpia para casar, não praticou idolatria, não praticou iniqüidades.
Em Mateus 26: 25-34 temos a resposta para o fato de sermos prósperos.
25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. temos o segredo da prosperidade: porque colocamos diante de Deus em primeiro lugar as Suas coisas, o resto Ele nos acrescenta.
Pense se sua vida tem sido pautada em buscar primeiro o Reino de Deus, ou você quer apenas as bênçãos de Deus, deixando de lado o Deus das bênçãos. Esse é o conselho que deixa o pastor, sem afirmar que aqueles que assim fazem terão uma vida sem problemas. O que ocorrerá é uma busca do Senhor que trará tudo o mais que necessitamos, mesmo aquilo que não pedimos, mas Ele sabe. Você deve ser próspero em todas as áreas. Você deve romper espiritualmente.
Não tenha vergonha de dizer que é fraco e precisa de Deus, concluiu o pastor.

Nenhum comentário: