Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 24 de janeiro de 2010

Culto de Santa Ceia da Manhã de Domingo de 24-01-10




É tempo de edificar no Senhor

O ministrante da manhã, o Bispo Roberto, iniciou o momento da palavra, lendo com a Igreja o Salmos 126: 1-6:

1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
4 Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

E, antes de compartilhar a Santa Ceia, convidou a Igreja a ler: I Coríntios 11: 23-34

23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.

O bispo ensinou que a Ceia é algo importante e que não devemos participar dela sem discernir o corpo, que são os membros, afirmando que, quando participamos sem discernimento, o pão não vai deixar de ser pão, o vinho não deixará de ser vinho, mas as bênçãos virão para aqueles que participam da ceia, em comunhão. Não são os elementos que garantem a salvação, mas o fato de estarmos inseridos e podermos participar dignamente. Quem participa da Ceia, contrariando a vontade do Senhor, atrai para si a condenação. Por isso é preciso que cada um examine a sal vida e julgue a si próprio, pois esse momento é santo, afirmou o ministrante, antes de servir a Ceia à Igreja.
O salmos 126 fala de restauração e todos ficamos alegres com essa palavra. Quando Deus vem a nós e nos restaura, ele nos dá alegria. O salmista afirma que aquilo que Deus faz é visto por todos. Quem não teve a sua sorte restaurada, faça a oração que o salmista fez, porque a misercordia de Deus cobre aquele que o invoca, afirmou o bispo, convidando a igreja a ler e a meditar sobre o salmo 127, que diz que se não Deus estiver fazendo, se não estiver operando não adianta agirmos em nossas forcas, porque Deus deve estar em nosso negócio.
Salmos 127 :
1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
4 Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta
.
Se Ele não estiver, nada acontece. Pode ser que sua vida esteja em ruínas, se o Senhor não estiver agindo não adianta procurar médicos, psiquiatras e psicólogos. Antes de buscarmos qualquer recurso, devemos buscar o agir de Deus em nossa vida. Não importa como está a sua vida, afirmou o ministrante, mas uma coisa é certa: Deus quer trazer coisas novas em sua vida. Talvez Ele vá derrubar aquilo que foi edificado de forma errada, por isso o salmista diz que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Como está a sua casa, perguntou o bispo. Como a sua vida está edificada? Há pessoas que a edificam sobre a areia. Mas em Cristo a edificação é sobre a rocha. Observe que há pessoas que se desmoronam quando vêm as crises, porque não estão edificados na rocha. Se o Senhor edificar, pode vir enchente, tsunamis, tempestades e a sua vida continuará firme. Ele é um Deus teocrático, que espera que você se achegue a Ele para pedir que edifique sua vida. Deus não habita em casa feita por mãos humanas. Ele só vai habitar em você se a casa for construída por Ele. Sua vida deve ser como Ele quer, para que Ele queira morar nela. Muitas vezes é preciso derrubar tudo, para que Ele queira habitar. Sua vida deve ser um lugar onde Deus viva, afirmou o ministrante assegurando que nesta manhã Deus quer trazer novidade de vida em você e fazer em sua vida um lugar aprazível, encontrar habitação em você. Se o Senhor não fizer a obra, em vão será o que faz. É de se observar que existem pessoas boas, que fazem obras assistenciais, que têm um amor aos carentes, mas são como casas que não são edificadas por Deus. O Espírito Santo está falando a você que área Ele quer mudar. Mas só vai mudar, se você der permissão. É preciso que você permita ao Espírito Santo que faça a Sua vontade em sua vida. Isso dói. Quem já fez reforma sabe que reformar é mais difícil e complicado do que edificar. Mas Deus é paciente e gosta de reforma. Ele edifica novas casas, mas também reforma casas antigas. E hoje Ele quer trabalhar com você em seu particular e está se chegando a você para que O autorize a tirar aquilo que precisa ser reformado. Em vão você estará trabalhando, se sua edificação não for alicerçada em Deus.
O bispo lembrou o testemunho da antiga “Feiticeira”, Joana Prado. Ele afirma ter vergonha do que foi, mas hoje sua casa está edificada na rocha.
Precisamos ter cuidado com o laço do passarinheiro, com as armadilhas de satanás, com os laços de morte que nos arma. É preciso, pois, vigiar, entregar os cuidados de nos proteger Àquele que pode cuidar de nós. Se acordamos bem esta manhã é porque Ele cuidou de nós. E essa certeza nos dá tranqüilidade. Não há porque temer o diabo, pois Aquele que não dorme, zela por nós. Se somos nascidos de Deus, não pecamos e o Filho guarda para que o diabo não toque. O pecado é que abre espaço para que o satanás toque. Mas se aquele que nos guarda é o Senhor, não há quem temer. Não é preciso ter o corpo fechado como é ensinado na macumba, mas em Jesus temos o corpo blindado. Aquele que nos guarda é maior. Se o Senhor não guardar, em vão vigia a sentinela, explicou o bispo, recomendando a leitura do livro, ou o DVD, “O peregrino”.
Quem vai nos proteger, nos guardar de ser atacado, de ser alvo de enfermidade, é o Senhor, reiterou o bispo.
O bispo afirmou que não devemos transgredir nem a lei de Deus, nem a dos homens. Se o Senhor o for o dono de seu dinheiro, de sua empresa, tudo irá bem. Quando os empresários colocam Jesus como sócio, a casa prospera. A recomendação é colocar Jesus como nosso sócio. Inútil será levantar de madrugada, se não colocarmos Jesus no negócio. Deus dá aos Seus enquanto dorme, essa é a palavra. Está registrado em Deuteronômio 28:

1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;
3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8 O SENHOR mandará que a bênção {esteja}) contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.
9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.

Deixe os ditados do mundo, para os ímpios. Nossa palavra tem poder. Não afirme mais “comer o pão que o diabo amassou”, “correr atrás do prejuízo”. Mas confie seus caminhos ao Senhor e tudo o mais Ele vai fazer, exortou o ministrante.
O segredo é “aos Seus amados, Ele dá, enquanto dorme”. Isso significa que quando descansamos no Senhor, Ele edifica nossa vida, guarda nossa vida, cuida de nossas finanças. Quem sabe disso não se preocupa, pois descansa no Senhor e Ele sabe que nós necessitamos de todas essas coisas. Estejamos certos de que quando o amanhã chegar, a provisão chegará, pois o maná chega como bênção toda manhã àquele que confia. E antes de encerrar, convidou a Igreja a entregar aquela área da vida que precisa ser restaurada e a confiar na resposta do Senhor.

Nenhum comentário: