Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Culto de Despertar da fé de 06-01-10


É tempo de amar os nossos inimigos

O ministrante dessa noite de despertar da fé, o bispo Roberto Marques, convidou a Igreja a ler o Evangelho de Lucas 6: 31-36

31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
32 E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
34 E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.


Como está sua fé? Perguntou o bispo, afirmando que independente de como está o nosso nível de fé, Deus vai além, porque Ele rompe as nossas expectativas e nos surpreende. Muitas vezes estamos esperando algo e aquilo que parecia ser derrota passa a ser ganho.
Nosso Deus é imprevisível e não pode ser colocado dentro de parâmetros humanos, porque se tentarmos enquadrá-Lo dentro da lógica humana Ele vai nos surpreender.
Os pensamentos de Deus não são os pensamentos do homem. A forma de agir de Deus não se coaduna com a forma de agir humana. Deus tem pensamentos grandes e maravilhosos a nosso respeito. Onde o homem olha e vê uma mesmice, o Senhor olha e vê um potencial. Que homem vai dar um verdadeiro valente. Ele age de forma diferente e como filho de Deus temos que ver isso. É isso que Jesus está dizendo nessa passagem de Lucas. Amar o que nos ama é muito simples. Qual é a recompensa? Se você ama apenas o que te ama você está no padrão do humano, carnal, natural. Mas a contradição reside nisso. Deus é contraditório na visão do mundo. Qual é a recompensa para quem faz o bem apenas a quem faz o bem? Isso até o pecador faz. Isso está no nível natural. Mas Deus não nos quer na vala comum. Ele nos quer pensando os pensamentos Dele. Agindo como Ele age. Vendo as situações pelos olhos e pela ótica Dele, muitas vezes contraditória. A sabedoria de Deus é loucura para o homem e a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana. Eu devo amar ao que me persegue. Por isso Jesus diz: amai aos que vos perseguem. E não é orar para q mão de Deus pese. Para que seja transformado, mudado de homem natural para homem espiritual. Isso é contraditório e foge à lógica humana. Mas é assim que Deus pensa, age e nos quer pensando e agindo, reiterou o ministrante.
Se emprestamos a quem esperamos receber, qual é a dádiva? Isso os pecadores fazem: amam aos que os amam, emprestam com interesse em receber em troca, deseja o bem a quem sim também o faz. Deus usa os simples para envergonhar os sábios. Da boca de meninos suscita o louvor. A direção de Deus é a melhor, creia nisso, asseverou o pastor. É melhor ir na direção de Deus. É melhor não emprestar dinheiro. Se pode dê. Porque quem empresta espera de volta. Se avalizar, faça as contas e veja se pode arcar com isso, mas não espere o pagamento.
Quando entrarmos no nível e na dimensão de Deus, veremos o milagre. Se estivermos agindo na contramão do mundo, mas na lógica de Deus o nosso galardão é certo. Deus espere que amemos aos nossos inimigos, que façamos o bem, independente de quem seja. Deus espere que tratemos todas as pessoas da mesma forma que ele trata: o doutor ou o simples da mesma maneira. Com honra. Quando você diz que é fiel aos seu cônjuge, que espera pelo casamento em virgindade, que tira o tempo para ir à casa de Deus, você é ridicularizado pelo mundo, afirmou o ministrante contando à Igreja que a única mulher que conheceu foi a sua esposa, para quem se manteve virgem até o casamento e que nunca precisou se preocupar com doenças, pois ele ouviu a voz de Deus e se manteve firme.
Quando Deus quer nos falar, Ele manda Seus profetas, sem que você precise ir atrás. A palavra que Ele manda é conhecida por aquele que a recebe. Quando Deus quer falar com você, Ele manda à sua casa e vai lhe dizer o que precisa ser dito. Entra na mão de Deus. A amizade com Deus é inimizade com o mundo. Tenha paz com todos, perdoe, sem amaldiçoar, ame e faça o bem, emprestando sem nenhuma paga. Entre no contraditório de Deus e surpreenda o mundo, fazendo aquilo que ele não está acostumado, ensinou o bispo.

Nenhum comentário: