Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Culto da Vitória de 08-01-10


É tempo de conhecer o Deus vivo

O ministrante da noite, o Bispo Roberto, convidou a Igreja a ler o texto de Isaías 41:1-


1 Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as forças; cheguem-se, e então falem; cheguemo-nos juntos a juízo.
2 Quem suscitou do oriente o justo e o chamou para o seu pé? Quem deu as nações à sua face e o fez dominar sobre reis? Ele os entregou à sua espada como o pó e como pragana arrebatada pelo vento ao seu arco.
3 Ele os persegue e passa em paz, por uma vereda por onde os seus pés nunca tinham caminhado.
4 Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.
5 As ilhas o viram, e temeram; os fins da terra tremeram; aproximaram-se, e vieram.
6 Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.
7 E o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a firma, para que não venha a mover-se.
8 Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;
9 Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
12 Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
14 Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.
15 Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a pragana.
16 Tu os padejarás e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará; mas tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel.
17 Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.
18 Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
19 Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
20 Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto, e o Santo de Israel o criou
.


O ministrante mostrou como Deus opera, quem faz com que as nações se submetam, e como Ele nos chama para um acerto e aí o mundo se apavora e em vez de vir se acertar com Deus procura fazer para si um Deus. Esculpe, molda, alisa com o martelo, solda uma matéria inanimada, fixa com o prego para que não cai e as chama de deus. Quando geramos medo, procuramos criar um deus que nos socorra. Mas, assegurou o bispo, não há outro Deus no qual possamos encontrar salvação. Somente aqueles que sabem que a imagem tem ouvidos e não ouvem, tem olhos e não veem, que são deuses a serviço do homem, não se deixam cair nessa história.
O bispo contou a história de seu bisavô que, sabendo da situação de uma mulher
Uns fazem para outros adorarem. Uns fazem e adoram. Sabem do que foi feito. Mas o homem procura criar deuses e divindades superiores para diminuir o seu medo, em vez de buscar ao verdadeiro Deus. Que é Deus desde o início da eternidade. O artífice monta a sua imagem e diz: aqui está o nosso Deus, disse o ministrante contando o episódio de Jeroboão que fez dois bezerros de ouro. Mas nós não precisamos criar um Deus porque já temos um soberano que nos escolheu, que nos separou e para aqueles que Ele escolheu Ele diz: “não temas, porque Eu sou contigo”. Aqueles que estão contra você serão confundidos porque Deus não deixará que o inimigo prevaleça, assegurou o bispo. Não temas, pois o mundo procura deuses para ajudar, mas quem serve ao Deus vivo não precisa disso. Ele nos anima, nos capacita, nos dá destreza e nos ajuda na batalha. O Senhor é a nossa rocha e não seremos abalados. A vitória Dele na sua vida virá por meio de suas próprias mãos afirmou o bispo. Ele capacitará e vai usar aquele que se dispõe a seguir as Suas palavras.
O Senhor nos reveste de autoridade e nos dá poder. Nessa noite de vitória o Senhor está dizendo isso. Não tenha medo. Medo gera idolatria. Quem tem um Deus poderoso já é um vencedor. Veja o que faz Deus: em vez de ser um homem moldando uma divindade, é a divindade moldando o ser para ser forte. Se você não tem forças, Ele lhe dará forças e lhe fará um valente e seus inimigos verão como Deus estará lhe dando intrepidez para romper nas mais difíceis situações. Por meio de suas próprias mãos o inimigo será espalhado. Deus está dizendo isso: vai espalhar os seus inimigos. Para os servos de Deus não há coincidência, ou acaso. Deus planeja para o Seus filhos e tem o melhor. O justo é como uma árvore frondosa regada pelo Senhor. Como um carvalho que se cerca do ribeiro. Você é árvore frondosa? Você se cerca de águas limpas, ou se deixa contaminar pelas águas do mundo? Deus olha para você e quer lhe ver grande, liberto do domínio da escravidão e da opressão. As escolhas de Deus são as mais certas, mas Deus usa as coisas que não são para envergonhar as que não são. Deus levanta derrotados, amargurados e os ergue para derrotar os inimigos. Não tema. Ele vai usar as suas mãos para lhe abençoar. Deus está agindo, garantiu o bispo, perguntando se há algum aflito e necessitado. O Senhor está dizendo: quantos no mundo não estão procurando um refrigério nas macumbas, nos lugares errados. Eles procuram água, mas não encontram. Deus está dizendo que aquele que busca no lugar certo encontrará. Quando vimos mencionadas estas quatro árvores devemos saber que são símbolos de abundancia, ensinou o bispo. O cardo, a espinheira são sofrimento, mas Deus transforma isso. É o que Ele diz que plantará no deserto. E ele florescerá. Se a sua vida é esse deserto, deixe que Deus aja nele, pois o Seus povo não é um povo idólatra, mas um povo que quer ser abençoado pelo Deus vivo.

Nenhum comentário: