Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Culto de Despertar da Fé de 27-01-10



É tempo de pedir com ousadia

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, iniciou sua preleção afirmando que gosta muito de um personagem bíblico chamado Calebe, um dos doze espias enviados a espiar a terra prometida. Não duvide e nem questione o que Deus falar com você, ensinou o bispo. Deus já tinha determinado, não precisava ter ido para ver. Bastava tomar posse. Mas quando se aproximaram, tiveram dúvidas e enviaram espias escolhidos das doze tribos de Israel. Eles votaram afirmando que a terra era boa, mas se assustaram com os gigantes que ali viram. Eles sofriam do espírito de gafanhoto. Mas dois deles não agiram assim. Calebe e Josué não duvidaram, por isso Deus afirmou sobre eles: 13: 30

Enquanto dez disseram: nós não podemos, Calebe e Josué pensaram diferente e creram com submissão e fidelidade ao Senhor. Por isso foram os únicos a entrar na terra prometida. Deus não aceita retroceder. Nem mesmo Moisés recebeu o direito de entrar, porque passou a ordem de Deus. Isso significa que não devemos ficar nem aquém, nem além do que ordena o Senhor. Moisés foi orientado por Deus a dar ordem à pedra, mas devido a sua ira, não apenas deu ordem, mas feriu a pedra e isso desagradou a Deus.
Deus viu em Calebe e em Josué um espírito diferente e, ao contrário daqueles que ficaram no deserto por 40 anos, foram os que entraram na terra. Quando entramos na batalha com a certeza de que Deus já nos deu a vitória, não precisamos questionar, nem temer.


10 E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
13 E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
14 Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de
hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.
15 E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.

Veja que Calebe tinha espírito de vencedor. Levou 45 anos para receber a promessa, mas deixou de crer e não temeu. Se o Senhor já nos entregou, ninguém pode tirar, reiterou o ministrante. Calebe não retrocedeu, mas sua atitude firme fez com que recebesse a promessa.
Calebe era um homem de espírito diferente, firme e isso ele passou para seus filhos e filhas, explicou o bispo mostrando em Josué 15: 16 essa característica que agradou a Deus.

16 E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
17 Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher.
18 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do seu jumento; então Calebe lhe disse: Que é que tens?
19 E ela disse: Dá-me uma bênção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.


Nessa passagem vemos o temperamento do pai, na filha de Calebe. Não aceitou ir de mãos vazias, mesmo que na época não fosse costume que filhas recebessem herança. Acsa chegou com coragem, intrepidez e ousadia ao pai e pediu o que queria. Esse exemplo serve para nós, ensinou o bispo. Não podemos ter medo de pedir ao Pai, pois Ele nos dará, assim como Calebe deu à filha o que pediu, as fontes inferiores e superiores. Devemos chegar a Deus com ousadia e pedir, com a certeza que Ele nos dará, se o que pedirmos for justo.
Cabebe é um exemplo de pai, pois soube passar aos filhos a visão, o espírito diferente, de conquistar o que é melhor. E Deus nos quer com esse espírito: de conquistador, de empreendedor. O Senhor nos dará na proporção da nossa fé, assegurou o bispo, ensinando à Igreja a ser como Calebe. Mesmo indo na contramão da situação, mesmo sendo minoria, foi firme e ousado para tomar posse e confiar o que lhe havia sido prometido. Nele havia o espírito de perseverança. Quando permanecemos nesse espírito de perseverança de servir ao Senhor, somos abençoados como foi Calebe.
Deus já nos disse: se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Quando pedimos, devemos pedir o melhor, ensinou o ministrante. Quando pedimos confiantes, levamos o melhor. Calebe deu à filha o melhor, não somente as fontes inferiores, mas as superiores, pois ela não aceitou simplesmente a terra seca. Ela foi ousada e colheu o fruto dessa ousadia. Em Tiago 4:3 está escrito: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. É preciso aprender a pedir, essa é a lição deste texto. Reivindicar é a questão, sabendo como pedir: com humildade, com o coração sincero, sem arrogância. Aprenda a chegar a Deus, exortou o bispo, pois Ele tem prazer em nos dar o melhor. Se Acsa não tivesse pedido, não teria obtido. É preciso pedir com clareza, com detalhes,
Em João 14:14 Jesus nos ensina: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. Aquilo que pedirmos, da forma como pedirmos receberemos, afirmou o bispo, lembrando o pedido de Salomão, que pediu sabedoria e obteve também as demais coisas, porque ele soube pedir.
O que Deus falou é certo que fará, pois Deus não é homem para mentir, nem filho de homem para se arrepender. O que promete, cumprirá. Mas temos que estar na posição de receber. Daqueles doze, apenas dois receberam, porque perseveraram e não saíram do lugar da bênção, afirmou o bispo, exortando a Igreja a pedir com segurança e intrepidez, com o espírito de Calebe para tomar posse do nosso Hebron.

Nenhum comentário: