Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Culto da Vitória de 15-01-10


É tempo de não sair do lugar da bênção

O ministrante desta noite de vitória, o Pastor Ricardo Hermes, iniciou sua preleção agradecendo a Deus pelo privilégio de sermos Seus filhos e de gozarmos de todas as bênçãos que disso decorre.
É sempre bom iniciarmos e terminarmos a semana na presença do Senhor, sabendo que Ele é um Deus que ouve e nos atende. Mesmo que não tivéssemos a oportunidade de portar uma Bíblia, como acontece por vários motivos em muitos países, nós aqui devemos agradecer por essa condição e tudo indica que isso não será sempre assim. Mas podemos transformar as circunstâncias por meio de nossas orações, para fazer com que aquilo que está no coração de Deus possa ser executado.
Convidando a Igreja a abrir a Bíblia no livro de Deuteronômio 8: 1-9, o pastor leu:

1 Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.
2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.
6 E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
7 Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
8 Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
9 Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.


O pastor Ricardo, advertiu a Igreja de que Deus está nos chamando para um posicionamento, não é de agora. Quando a palavra é ministrada, ela é dada a pessoas de várias formas. Pessoas que passam por tribulações, por tantas dificuldades, mas mesmo assim não abrem a boca. Pessoas que estão com problemas domésticos, com problemas financeiros, com problemas sentimentais. Talvez haja aqui pessoas que estejam lutando para manter seu emprego, seu casamento, porém, sabendo que esta situação pode se transformada pela manifestação de Deus. Quando Deus disse esse texto não fez como fez com Abraão, a quem deu um filho na velhice e depois o pediu como prova de sua confiança. Deus não estava pedindo grandes condições ao seu povo, mas simplesmente dizendo para que tivesse cuidado de obedecer aos seus mandamentos. Muitas vezes temos dificuldade de obedecer porque somos tendenciosos a nos afastar, quando estamos em período de fartura, ou mesmo quando a escassez é grande. Pelos testemunhos sabemos que as pessoas clamam e anseiam pela presença de Deus quando passam por dificuldade, afirmou o pastor. Devemos estar preparados para nos manter na presença de Deus na abundância e na falta.
O ministrante lembrou que muitas vezes não sabemos os caminhos de Deus, como Ele se manifesta de forma sobrenatural e muda a ordem das coisas que nos parecem impossíveis. Um certo cidadão, que não queria nada com Deus, quando vemos se converte. Ou mesmo alguém de quem já havíamos desistido, muda seu posicionamento e muda por completo sua vida. Isso é obra de Deus e não podemos entender com o se faz. O fato de virmos à Igreja já é algo tremendo porque temos várias outras opções, recebemos convites para os mesmos horários e escolhemos ou somos impulsionados a estar aqui. E isso, por si só já desencadeia uma batalha espiritual tremenda, afirmou o ministrante convidando a Igreja a abrir o Evangelho de Mateus 7: 7-14


7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Esses poucos estão aqui presentes, afirmou o pastor, dizendo que Jesus está nos dizendo para pedir, porque nos será dado. Ele está dizendo para fazermos da simplicidade a nossa rotina, no nosso dia-a-dia, consultarmos a Deus qual é a Sua vontade. Se batermos, a porta será aberta, isso quem garante é o próprio Senhor Jesus e, se Ele falou, Ele cumprirá. Jesus está nos dizendo que nossa oração pode ser em forma de pedidos. Muitas vezes temos medo de pedir porque pedimos mal, disse o pastor lembrando a história de Daniel. Ele orou e pediu algo que poderia ter sido entregue no mesmo momento porque Deus mandou em seguida, porém, o demônio atrasou essa entrega. Com isso podemos aprender que no momento em que pedimos Deus já nos responde. Mas vemos com o episódio de Daniel que, se ele tivesse desistido, não teria recebido. Talvez você tenha colocado como limite um tempo e se esqueceu de consultar a Deus se era o momento. Daniel permaneceu firme e recebeu a bênção. Se você sai da posição da bênção ela pode não chegar. Em que posição você está? Se Daniel tivesse saído do lugar, a bênção que foi atrasada pelo príncipe da Pérsia não teria chegado até ele. Ele perseverou, não duvidou de que Deus entregaria. E você? Tem esperado o que pede, ou tem deixado que o diabo o tire do lugar da bênção e impeça de receber aquilo que Deus já providenciou? Faça um exame, alertou o pastor. Quantas coisas que pediu não foram entregues porque você desistiu antes da hora. Saiba que Deus já respondeu no mesmo momento de seu pedido, mas isso não significa que a entrega tenha que ser imediata. Deus sabe porquê.
Algumas vezes é preciso agradecer a Deus por não nos ter atendido no momento, pois pode ser como uma criança recebendo uma faca com a qual pode se cortar, ponderou o pastor. Saiba que tudo que pedir lhe será dado, mas peça a Deus para lhe entregar no momento certo.
Quem busca encontra. Se você disser que vai buscá-Lo, vai encontrá-Lo, certamente. Essa é uma promessa de Jesus. Não deixe de buscar, exortou o pastor, pois nossa oração tem que ter, além de nossos pedidos, intimidade com Deus. É preciso que saibamos que Ele está de acordo com nossos pedidos. Deus não dá pedra a quem pede pão. Mas muitas vezes não temos o discernimento do que seja o pão. Independente de Ele nos dar qualquer coisa, precisamos Dele. A porta nos será aberta toda vez que batermos. Deus jamais estará de férias, desconectado ou ocupado. Se batermos na porta ela sempre se abrirá. Quando começarmos a interceder pela Igreja, mesmo sem saber quais os detalhes, quais as necessidades, o Senhor abrirá a porta. Deus sempre usa os intercessores para orar pelas necessidades. Por aquilo ou alguém que precisa ser tocado e que precisa de livramento. Às vezes somos incomodados no meio da noite para interceder por alguém, mesmo sem saber o motivo, por isso em nossas orações precisamos nos colocar no lugar de outra pessoa e dividir com ela o peso. Quando pedimos, recebemos, quando batemos a porta se abre e formas miraculosas acontecem por meio da intercessão. Ás vezes encontramos pessoas egoístas, magoadas umas com as outras. Pessoas complicadas que não conseguem tomar decisões, ou quando as fazem, não consultam o Senhor e acabam se deixando levar pelas seduções do mundo. Pessoas que precisam que alguém interceda por elas, pois não abrem seu coração para guardar a palavra e preferem dar lugar às atrações do mundo. Aí nos lembramos que pela porta estreita é mais difícil entrar, enquanto é mais fácil a porta larga. As pessoas estão entrando com muita facilidade pela porta larga: dos vícios, da prostituição, das amizades falsas, do dinheiro fácil, das companhias que não edificam, do jugo desigual. Não precisamos ficar buscando em vários lugares para saber o que fazer. Temos um único ditador de regras. Entrar pela porta estreita é mais difícil, mas seus benefícios são maiores. Quando a coisa é apertada, não caímos, garantiu o pastor. Deus nos dá segurança e nos protege. Quando estamos juntos caminhando um atrás do outro, como Igreja. Um ajuda o outro, se há dificuldade, por isso a comunhão com os irmãos é tão importante e necessária. Mas na porta larga, cada um entra por si. Muitas vezes precisamos ser engessados uns com os outros para obtermos a firmeza. Se a porta é estreita, agradeça a Deus por ela. Dobre seus joelhos, convidou o ministrante, afirmando que um dia todo joelho se dobrará e confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

Nenhum comentário: