Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Culto de Santa Ceia de 28-02-10


É tempo de voltar ao primeiro amor

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques iniciou a preleção perguntando quem é servo de Jesus e explicou que servo é livre para servir, enquanto o escravo serve por imposição. O Filho nos libertou para fossemos verdadeiramente livres. Essa mensagem é para os servos, e será ministrada em sete capítulos, explicou o bispo, referindo-se as sete cartas. Nós somos a Igreja lembrou, lendo com a Igreja Apocalipse 1: 20 e 2: 1-
20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.
Apocalipse 2:
1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra
-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; se não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Quando Jesus diz que tem as sete estrelas, Ele diz que tem a liderança. Ele está presente. Ele está em nosso meio. Está em nós e não nos deixará até a consumação dos séculos. As sete estrelas são sete anjos que simbolizam os sete pastores. Jesus está dizendo à Igreja de Éfeso que conhece as suas obras. Ele sabe que é uma Igreja perseverante na doutrina. É uma igreja que trabalha. Se você fosse escolher uma das igrejas, certamente você escolheria a igreja de Éfeso, assegurou o ministrante.
Jesus gosta de perseverança, de trabalho, mas isso não é motivo para nos vangloriarmos.
Paulo pastoreou essa igreja, aos olhos humanos e aos olhos de Deus era uma boa igreja, porém, Ele tem algo contra essa igreja. Isso é algo sério. Era uma igreja que suportou perseguições por amor do nome de Jesus. Era uma igreja laboriosa, mas Jesus diz: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”.
E Jesus recomenda à igreja: lembra-te, arrependa-te e volta-te. Éfeso era uma igreja que fez fama, mas deixou o primeiro amor. Quem deve reinar é Jesus de Nazaré. Quem tem que ser glorificado na igreja é Jesus. Igreja que fez fama e se acomodou nela. No início amava as almas perdidas, era apaixonada, laboriosa que trabalhava pelo evangelho.
A recomendação de Jesus é para nós, afirmou o bispo. Lembra-te de sua conversão? De quando queria falar de Jesus para todos, quando se interessava pelo evangelho? Aos olhos de Deus você era tudo, ainda que aos olhos dos homens fosse um “Zé Ninguém”, garantiu o ministrante. Jesus diz para que se lembre de onde caíste. O que te fez cair?
Arrepende-te, é outra recomendação. Arrepender é ver que errou e mudar de direção. Retornar ao lugar de onde saiu. Arrependimento não tem nada a ver com emoção. É mudança de atitude e de comportamento. Se desviou do propósito de Deus é preciso se arrepender e marchar em direção ao primeiro amor. Voltar ao princípio de todas as coisas. Lembra de como se sentia na Casa de Deus, de como era gostava de servir ao Senhor?
O ministrante lembrou Judas depois de trair Jesus. Ele teve remorso, mas não se arrependeu. Não voltou atrás. E sua atitude desesperada o levou ao suicídio. O arrependimento leva à vida.
Hoje Jesus te chama, e te dá uma oportunidade de se arrepender e de retornar, afirmou o bispo. Ele diz isso a você. Jesus está falando à igreja e aquele que tem ouvidos ouça. Ele fala com você nesta noite, afirmou o bispo. Ele tem o remédio. Só Ele tem o remédio que você precisa. Ele diz para que se arrependa e volte. Você sabe onde errou. Sabe o que fazer para voltar.
Ele diz: lembra de onde caíste, arrepende-te, mas faz também uma advertência. “Se não, virei a ti...”
A palavra de Jesus a igreja é o amor. Quando você não ama mais, você passa a ser crítico. Se você parou de amar, passa a apontar os erros dos outros e não a enxergar os seus. Jesus está te dando uma oportunidade de se arrepender e de voltar. O bispo lembrou que na ICMV não há expulsão de membros. O único que pode se retirar é você, afirmou o ministrante. E interpretou a palavra profética da anciã: VOLTA. Jesus está dizendo a você. Ninguém pode tirá-lo da Igreja a não ser você mesmo, repetiu.
O diabo quer você fora da igreja, porque aqui você é livre, mas lá fora ele o escraviza. Ele tira sua dignidade, oferece o que não pode entregar e deixa você pior do que quando saiu. Ele faz você acreditar que Jesus ou os irmãos acusam você. ele é o grande acusador. Jesus perdoa. Mas é preciso arrepender e voltar ao primeiro amor.
Deus não gosta de mistura. O pecado Ele abomina, por isso diz que odeia as obras dos nicolaítas. Os nicolaítas eram cristãos que se desviaram da santa doutrina e passaram a ser permissivos. Passaram a admitir o pecado como coisa normal. Jesus odeia cristão permissivo. Crente que aceita o pecado e convive com ele. Seja um cristão autêntico, verdadeiro, ensinou o bispo. Defenda o seu pensamento. A sua teologia seja cristocêntrica. Não é contra o pecador que você deve ser, mas contra o pecado. Contra as obras pecaminosas. Não é contra a pessoa que erra que devemos estar, mas contra aquilo que ela faz que não está de acordo com a palavra de Deus. O nosso inimigo é satanás e nossa luta é contra os principados e potestades, não contra a carne e o sangue. Jesus afirma que ao vencedor dará a árvore da vida.
O recado de Jesus é você hoje: lembra de onde caíste, arrepende-te e volta. Jesus espera você, repetiu o ministrante abençoando a Igreja.

Nenhum comentário: