Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Culto da manhã de domingo 21-02-10




É tempo de guardar os mandamentos de Deus

O ministrante da manhã, o bispo Roberto Marques antes de iniciar a preleção da manhã, ensinou a igreja a ser grata a Deus, preparando-se para ser bênção e para abençoar. Agradecendo em todas as circunstâncias, porque Deus sabe todas as coisas e mesmo o que nos parece mal pode se converter em bem.
É preciso estar preparado para receber a bênção do Senhor e a porção desta manhã anunciou o ministrante lendo com a Igreja o Evangelho de João 14: 21-24:


21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Uma coisa interessante nesta passagem: aquele que tem os mandamentos do Senhor. O que significa isso, perguntou o pastor, ponderando se é somente ter uma Bíblia em casa. Esse livro que chamamos de Bíblia contém as ordenanças do Senhor e todos devem ter, mas não é só comprar e não usar. Bíblia não é status, não é objeto de referência e de ostentação para que nos atribuam cristandade. É preciso ler a palavra para se adquiri os mandamentos. Mas isso também não basta. Uma segunda coisa é necessária assegurou o bispo: é preciso guardar os mandamentos, afirmou fazendo uma analogia com o manual do fabricante.
Quando compramos um objeto eletrônico, devemos ler o manual do fabricante para evitarmos danos ao instalarmos o aparelho, pois nem todos têm o hábito de ler o manual. Em geral isso é de pessoas analíticas. Aqueles que são metódicas e não deixam de consultar os manuais. O que é uma característica importante, afirmou o ministrante.
Entretanto, guardar a palavra é fazer a vontade de Deus. E aquele que tem os mandamentos e guarda, ama a Deus. E amar a Deus é algo que não se explica por palavras, mas por ações. Apenas conhecer não é suficiente. O diabo é um exemplo disso, pois ele conhece a palavra e com ela quis tentar a Jesus, quando estava a quarenta dias em jejum. Ele não usou revistas pornográficas, nem livros profanos, mas a palavra que está na Bíblia. Foi com a palavra, no Monte Sinai, onde há muitas pedras. E como não é onisciente, mas conhecia a palavra, deduziu que aquele homem seria o Filho de Deus e disse-lhe: “se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pão.”Mas Jesus lhe respondeu: “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”
Depois levando-o ao pináculo, tentou Jesus com o salmo 91, o mais lido e exposto por todos que têm uma Bíblia. Muitas vezes usado como talismã.
Jesus rebateu com a palavra. O diabo conhece essa palavra, mas não guarda. Quando você guarda a palavra o mundo reconhece isso em você. Quando você guarda a palavra você ama indistintamente e ama as almas perdidas. Mas o diabo não quer isso, ele não se importa que você leia, estude e seja um erudito, só não quer que você pratique. E amar começa com perdão, porque amar quem nos ama é fácil. Mas amar os que nos perseguem, que nos caluniam, que nos fazem mal, isso é de Jesus. E Jesus diz: “aquele que ama será amado pelo meu Pai.” Esse amor é pai para filho, pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para o perdão dos pecadores.
Se você amar e guardar os mandamentos e colocá-los em prática, você será amado por Jesus e poderá pedir o que quiser. Jesus diz: eu também o amarei e me manifestarei a ele. Se você quer receber a visita de Jesus, Ele fará isso para aqueles que guardam a sua palavra.
Deus vai se manifestar a você em particular, para que não tenha dúvida. Judas pergunta e João faz diferença em Judas e Judas Iscariotes, pois esse foi o que traiu a Jesus, pois se deixou contaminar.
Deus será ao seu favor e estará trabalhando para você, afirmou o bispo, citando Isaias : “nunca se viu...”. Contudo você tem que viver a palavra, guardar a palavra e amar como diz a palavra. Se está faltando algo em sua vida, você precisa mudar isso, para que Deus possa derramar sobre você. Nós temos o Espírito de Deus, as três pessoas da Trindade habitam naqueles que ama. Onde está o Pai está o Filho e o Espírito. Dentro de você, em seu tabernáculo está habitando Deus, perguntou o bispo, lembrando que Deus só habita naqueles que guardam a Sua palavra. E uma vez que Ele vem e habita Ele não vai mais embora.
Eis que estou à porta e bato e se você ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com você. Esse versículo é dirigido à Igreja. Jesus está à porta. Que área de sua vida está trancada? Deus que entrar, assegurou o ministrante.
Estar em Cristo é um conceito grande. Jesus está no Pai e quer que estejamos Nele. Nós temos que estar em Cristo e Cristo está no Pai. Se isso ocorre, pediremos o que quisermos. Isso não é fácil, porque muitas vezes a nossa vontade fala mais alto. Não é fácil chegar ao irmão que me magoou e pedir perdão. Mas a palavra é de Deus.
E que a palavra que você esteja praticando seja a palavra de Deus, porque muitos pregam uma coisa, carregam e ostentam a Bíblia, mas vivem o contrário.
Deus está falando com você neste momento. E quer abençoá-lo. Se você ouviu e compreendeu a palavra verá que a bênção do Senhor é que enriquece e ela não acrescenta dores. Mas para isso deve guardar e praticar a palavra, asseverou o pastor.
Às vezes é preciso repetir a mesma palavra, a mesma pregação. Falar com as mesmas pessoas as mesmas coisas, repetidas vezes até que ela entenda. O bom professor não passa para a lição dois sem que o aluno tenha aplicado a lição um, ensinou o bispo. E Jesus é esse bom professor. Ele falará com você até que entenda e pratique. O crescimento é gradativo, afirmou o bispo, fazendo uma analogia com a alimentação: começamos como o colostro, depois com o leite, outros líquidos, devagar vamos inserindo as papas até chegarmos ao alimento sólido e só depois passamos à gordura. Só podemos comer um churrasco gordo, se antes aprendemos a degustar os outros alimentos, afirmou o bispo, assegurando que Deus gosta da gordura. Gordura significa unção de Deus, que liberta e cura. E Ele quer que você se alimente de gordura, esteja certo disso, concluiu o ministrante.

Nenhum comentário: