Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Culto da vitória de 19-02-10




É tempo de ser referência para o mundo


O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques leu com a Igreja Atos 3: 1-26


1 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10 E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
11 E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
12 E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14 Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
16 E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
17 E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
22 Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
23 E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
24 Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
26 Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.


E Atos 4: 1-22


1 E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
2 Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
3 E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.
4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
5 E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,
6 E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
7 E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
9 Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
10 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
14 E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.
15 Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si,
16 Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;
17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.
18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
19 Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
20 Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
21 Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;
22 Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde.

Uma das coisas que podemos observar neste texto é que Pedro e João iam ao templo para orar, ensinou o bispo. Diferentemente do que muitos dizem que não precisam ir à igreja para orar com a justificativa de que Deus está em todo lugar, Deus escolhe lugares para que o homem fale com Ele. Pedro e João fizeram isso e Deus se agrada de quem O busca. É preciso ter comunhão com Deus. Pedir aos outros para orar faz com que o efeito da oração seja passageiro, pois se aquele que ora tem comunhão com Deus, a oração tem efeito, mas por tempo determinado. Se você não tiver um compromisso de oração e não tiver essa intimidade com Deus, o efeito passa e o mal se sobrepõe na vida de quem não vigia. Se deixa a oração, se deixa a comunhão e o caminho do Senhor, o problema pode ficar sete vezes pior, explicou o bispo.
Mas que tem comunhão com Jesus pode pedir o que quiser e lhe será dado diretamente. Pedro e João oravam e iam à Casa de Deus. Você deve vir à casa de Deus, assegurou o ministrante. Naquele dia em especial, eles entraram pela porta principal chamada formosa. Entraram como seguidores de Cristo. Você também não pode ter vergonha de ser reconhecido como seguidor de Cristo, ensinou o bispo.
Fazia quarenta anos que aquele homem estava ali à porta. Durante o ministério de Jesus certamente Ele havia passado por aquele homem, quando entrava pela porta formosa, mas o milagre de Deus acontece na hora determinada, por isso naquele dia em especial o paralitico pediu uma esmola e Pedro, movido pelo Espírito Santo, fez acontecer o milagre. Todo vencedor, explicou o bispo, tem que estar cheio do Espírito Santo. Aquele homem precisava de uma referência, por isso os discípulos disseram: “olhe para nós”. Você tem sido referência? O mundo precisa ver em você a presença de Cristo. Se a sua vida não mostra Cristo, atente para o que precisa mudar, ensinou o bispo, explicando que muitas vezes Deus faz o que não esperamos, pois aquele paralitico esperava uma esmola, não a cura. Mas Deus providenciou o milagre. Você tem que ser referência para que Deus possa usá-lo quando for chamado.
Quando Pedro disse que não tinha ouro e prata, certamente causou uma decepção no homem, mas tinha o poder de Deus. Você tem isso na sua vida? Perguntou o ministrante, assegurando que Deus colocou em nós poder para determinar sobre as circunstâncias, pois tudo que está abaixo de Deus você tem autoridade para determinar e ser obedecido. Você só não pode determinar a Deus, mas sobre todos os seres viventes e criaturas. Pedro sabia disso e afirmando que o que havia recebido de graça de graça deu.
Naquele tempo muitos chamavam-se Jesus, mas nenhum deles é Jesus de Nazaré, o Deus filho do Deus Todo Poderoso. Até nos terreiros de macumba podem ter espíritos falando em nome de Jesus, mas não é o Cristo, certamente.
Se você pensa demais sua mente o impede de ver os mistérios, por isso Pedro nem deu tempo ao paralitico de pensar, colocou-o de pé e ele logo correu. Esse foi um milagre, e milagre atrai multidões, mas o que Pedro fez em seguida? Pregou. Aproveitou a multidão e falou da salvação. Essa multidão se voltou para os discípulos que logo trataram de falar de Jesus, aquele a quem a multidão tinha apedrejado. Você não pode ter meias palavras. Se vê algo que nega a palavra do Senhor, deve falar abertamente, afirmou o bispo. É preciso falar de Jesus, pois o mundo está sedento. Pedro pregou sem meias palavras, afirmando “a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por base”, mas Ele continua sendo o autor da vida e é por intermédio Dele que o paralitico está andando. Observe que foram justamente os religiosos que mais deram trabalho a Jesus, ponderou o ministrante. Proibiram os discípulos a falar em nome de Jesus, mas eles mostraram posicionamento: “Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”. E eles não puderam fazer nada e deixaram-nos ir, depois de prendê-los sem causa. Isso nos mostra que nossa ousadia e determinação fazem a mudança. A vontade de Deus está expressa: ide, curai e libertai. Deus quer isso, asseverou o bispo, mas você deve assumir isso, ensinou o ministrante. Quando você determina em nome de Jesus, havendo comunhão com Deus, o milagre acontece. Isso é tomar a autoridade que Jesus já nos deu. Aja com fé, opere com fé, não ore no nome de Jesus que o pastor prega, mas ore no nome do Jesus que você conhece e lhe deu autoridade, porque todas as coisas estão sujeitas debaixo de nossos pés. Os mesmos princípios que operaram na época de Paulo, Pedro e João são os mesmos que operam hoje, garantiu o bispo. Não dê ouvidos a religiosos, mas aprenda a dar ouvidos ao Espírito Santo. Se não está cheio, busque-O e se encha do poder, exortou o bispo, orando com a Igreja.

Nenhum comentário: