Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010






É tempo de santificação

O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques leu com a Igreja Isaías 58: 1-14

1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
3 Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
4 Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;
10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
12 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
14 Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

O ministrante orou clamando por uma unção nova na abertura desses 40 dias de jejum a que a Igreja se propõe a fazer para se consagrar, e explicou que esse é um período em que separamos para nos santificar. Jejum não é uma forma de pressionar a Deus, porque Deus é o Todo Poderoso e não se deixa pressionar por ninguém. Jejum também não é deixar comer algo, pois há também jejum de hábitos e costumes. É um momento em que se busca a Deus como Ele quer, não só na intenção. O bispo mostra no texto de Isaias que o povo tinha desejo de buscar a Deus, mas não estava fazendo de forma aceitável. Deus não quer sacrifício, mas obediência. Não é deixar de comer, mas fazer o que agrada a Deus. É ter um coração que se renda a Ele. Você pode até ter um objetivo certo, mas na forma errada. Deus não nos quer em abatimento e aflição, mas quer mudança de atitude. Nesses 40 dias o desejo de Deus é que você se adéqüe ao padrão de Deus e se enquadre no gabarito Dele. Para Ele sacrifícios que estão fora de Seus gabarito são sacrifícios tolos, explicou o bispo. Mas quando você se propõe a deixar um tempo para entrar em sintonia com Deus, com certeza você obterá os objetivos que tem em seu coração. Deus muda as situações. Ele muda os desígnios. Deus quer que você seja libertador. Prepare-se para isso. Que desfaça as ataduras da impiedade. Você está disposto a fazer isso nesses dias, perguntou o bispo, afirmando que muitos estão presos pelas cadeias do inimigo. Pelo pecado, pelos vícios, pelas imoralidades e você pode se deixar usar por Deus para ser um libertador. Comece a se disponibilizar para Deus, com o compromisso de desfazer as ataduras da servidão e deixar livres os oprimidos sob o jugo do diabo. Isso também serve Para você. Pode ser que tenha um vício, algo que o oprima. Coloque esse propósito nesses 40 dias e creia que após esse tempo o jugo será quebrado. Qual a área de sua vida está precisando ser liberta? Pode ser um jejum de não brigar, de não falar palavras duras, de não se irar. Mas está na hora de você ajudar os outros a se libertar. Não adianta passar os 40 dias sem resultados. Que esse seja um período de resultados, exortou o bispo.
Também é momento de você socorrer. Deus quer que você liberte, mas também quer que você socorra. Há muitos sedentos e famintos de Deus. Ele não fala apenas da fome de pão. Se encontrar alguém que precisa de pão, dê-lhe o que comer. Deus quer que você seja provedor da graça Dele e Ele o honrará, afirmou.
Quem é salvo deve demonstrar o amor de Deus, lembrando o que disse Jesus: “todas as vezes que fizeres algo a um desses pequeninos, a mim é que fizestes”. Se você fizer o jejum aceitável ao Senhor a sua luz romperá como a alva. Haverá uma mudança no seu viver. Quer ver resultados? Perguntou o ministrante afirmando que Deus liberará a condição que você possa romper em várias áreas. E se você tiver enquadrado no gabarito de Deus, clamará ao Senhor e Ele irá a sua frente. Se você tem algo a ser resolvido na justiça, Deus estará contigo, afirmou o bispo, citando o versículo 9. Em vez de acusar e de apontar, ajude a socorrer o que está caído. É isso o que Deus quer. Que você levante o que está caído e não precisa ir longe, afirmou o bispo. A Igreja está cheia de pessoas assim: frustradas, decepcionadas, desiludidas, desanimadas. Busque essas pessoas, ajude-as a se reerguerem, exortou o ministrante. Não só em jejum, mas em atos de misericórdia, de justiça de compaixão. Comece com o perdão. Está na hora das pessoas liberarem perdão. Há pessoas que dizem: não vou mais na Igreja porque os que estão lá hipócritas. Entretanto, a única pessoa que perde é quem se afasta. Perde a bênção, perde a comunhão, perde a sintonia com Deus. A decepção é natural. Os homens nos decepcionam sempre, afirmou. Mas Deus é fiel e não nos decepciona jamais.
Que haja mudança em sua vida, exortou bispo. Que o resultado maior seja a mudança de postura nas áreas que precisam ser mudadas. É isso que Deus quer de você: uma vida de santidade.

Nenhum comentário: