Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Culto da Vitória de 05-02-10



É tempo de deixar de lado o que nos envergonha

O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques, antes de iniciar sua preleção, falou à Igreja sobre o trabalho na casa de Deus. Os servos de Deus não fazem nada por obrigação, mas cada um serve conforme os seus dons e com a alegria no coração. Todas as coisas sejam feitas para a glória de Deus. Ninguém é maior ou menor, mas todos são irmãos e no serviço na casa na casa de Deus demonstram amor pela obra. Começamos com nossas primícias, dando o melhor de nosso tempo, de nossa vida, de nossos bens. Demonstramos gratidão com as ofertas. Não damos para receber, mas damos porque recebemos e queremos demonstrar nossa gratidão, afirmou o bispo, convidando a todos a abrir a bíblia no livro de Joel 2:12-27
12 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
18 Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado..
O bispo afirmou que a vergonha não está determinada para o Seu povo. Quando o Senhor chama para um posicionamento perante Ele, Joel não está profetizando na fartura, ensinou o bispo, o povo passava por uma grande luta, assim como muitos. Se Deus não fizer algo, não se sabe o que acontecerá. Havia escassez e Deus usa Joel para chamar o povo a um arrependimento. Se achegarmos a Deus, Ele se achegará a nós. Afirmou. É preciso se converter de todo o coração. E quando a Bíblia fala nessa conversão significa mudar, voltar ao início, voltar-se para Deus, com jejuns, com choro e com pranto. Jejum não é apenas uma abstinência alimentar, mas há uma intenção em buscar a Deus. O jejum começa com a consagração e a determinação de buscar a presença de Deus e Sua unção. Jejum não é uma forma de pressionar a Deus, mas uma forma de se consagrar, ensinou o ministrante.
É com o coração, não com as vestes. Isso significa que esse momento não precisa ser alardeado, mas é um momento de intensa busca de intimidade com Deus. Só Ele precisa saber, não os homens. Joel está falando para rasgar o coração e não as vestes. Não é preciso fazer para que o homem veja. Nesse momento se pode dizer o quanto dói, o quanto a decepção ou a desilusão tem machucado. Deus gosta de franqueza. Isso não é murmuração. Murmuração é fazer isso diante das pessoas. Desabafar com Deus é aceitável, a murmuração não. Deus é misericordioso, enquanto o homem é compassivo. O homem se condói da dor alheia, sente junto, mas misericórdia é algo de Deus. É sofre no lugar.
Quando o povo passava por momentos de escassez e de luta, Deus usa Joel para chamar o povo. É necessário em momentos de lutas que mudemos de foco, em direção a Deus. Colocar Nele a confiança. Jesus nos disse para lançar sobre Ele as nossas ansiedades. Ele tem cuidado de nós. Não carregue esse peso sozinho, ensinou o bispo à Igreja. Ele quer levar nossos sofrimentos. Ele não quer sofrer conosco, mas levar esses sofrimentos se permitirmos. Se lançarmos sobre Ele. Ele levará embora, porque é misericordioso e compassivo. O povo sofria porque foi atrás de ídolos e a ira de Deus veio sobre ele. Mas quando abandonamos o erro, Deus é rápido em perdoar, afirmou o bispo, citando Lamentações de Jeremias 3:22 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim”.
Os representantes de Deus deverão ser os primeiros a clamar. E quando o profeta fala em sacerdotes, não está se referindo ao clero, mas aos maridos e pais, os cabeças do lar. É hora de os maridos clamarem e levantarem mãos santas em direção a Deus. Creia que antes mesmo disso, o Senhor já ouve e manda livramento. O cereal significa alimento, provisão, vinho é a alegria e o óleo é a unção. Deus dará tudo em abundância. Os celeiros estarão cheios e os lagares transbordantes. Não é apenas o lado financeiro, mas paz e alegria. Dinheiro não é tudo. Há quem não durma em paz, tendo tudo. Mas Deus afirma, a fartura é em todos os sentidos. No físico e no emocional. Mas Ele aguarda apenas a sua atitude, reafirmou o bispo.
Qual o pai que não se dobra diante de um pedido de um filho? Nos que somos maus nos desdobramos para atender aos pedidos dos filhos, imagine Deus, que é misericordioso.
No versículo 20 até o final, Deus diz o que fará com os inimigos. Não importa a aparência de força que ele tenha. Nosso inimigo maior, satanás, e aqueles que estão ao seu serviço serão aniquilados, afirmou o ministrante, lembramos que devemos orar por aqueles que se deixam usar por satanás para que se libertem, pois nossa luta não é contra a carne e o sangue.
Deus permite que sejamos provados, com o fim de que vidas sejam resgatadas das mãos do diabo, afirmou o bispo, lembrando que essa luta tem uma finalidade. E essa luta traz perseverança, que traz esperança e ela não falha. É o momento de perseverar, exortou, pois adquirirá experiência e assim não cairá mais nas armadilhas, não mais na mesma prova. Deus nos dará experiência e têmpera. Perseverar é a ordem. Jesus garante a vitória, bênçãos sobre bênçãos, livramento sobre livramento. O salmista afirma que um abismo atrai outro abismo, mas também é verdade que o posicionamento certo diante de Deus trará vitórias e vitórias.
O bispo afirmou que iniciar não é o problema. Todos se animam no início, mas a questão está em se manter no propósito. Quando determinamos, Deus faz, ainda que venham as tribulações. Ele sabe o tempo certo. Ela não virá antes nem depois. Virá no tempo certo para que possa ser desfrutada. Paulo em hebreus nos ensina a entrar com ousadia e reivindicar de Deus as Suas promessas. Deus já esta fazendo, assegurou o bispo, garantindo que essa momentânea tribulação vai trazer a vitória. E se o arrocho está aumentando é porque o diabo desconfia que a bênção está chegando. Fique firme. Não desanime, nem saia do lugar determinado, ensinou o bispo.
O Senhor já mudou a nossa sorte, afirmou o ministrante orando com a Igreja, determinando a vitória na vida de todos e abençoando os presentes, para quem reivindicou a palavra profética dessa noite.

Nenhum comentário: