Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Culto da noite de vitória de 26-02-10




É tempo de praticar a palavra


O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques iniciou a preleção lendo com a Igreja Tiago 1:19-25


19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Não basta apenas saber, afirmou o bispo, é preciso vivenciar todas as coisas que diz Tiago. O verdadeiro cristão é tardio para falar. Não abre a sua boca sem pensar. Pelo muito falar há transgressão. Pecamos muitas vezes por falar demais. Por isso é preciso pensar antes de falar. Principalmente quando estamos nervosos. O verdadeiro vencedor é aquele que controla a sua língua. Um ditado árabe diz que somos senhores de nosso silêncio e escravo de nossa palavra, pois a palavra liberada não volta. Há pessoas que precisem apenas que você ouça, afirmou o ministrante. Precisamos ouvir aqueles que querem desabafar, não precisamos falar a não se que ele peça. Em geral somos prontos a falar e tardio a ouvir. Se estivermos prontos para ouvir e tardio para falar seremos capazes de controlar nossa ira. Jesus se irou diante dos mercadores no templo e os expulsou, por zelo à casa de Deus. Mas os momentos de ira eram raros. E há pessoas que se iram com muita facilidade, em vez de serem longânimas. E há os que se gabam de serem de pavio curto de tratar como são tratados. O que precisamos é estar prontos a perdoar. Não basta saber, isso até o diabo sabe e ele sabe que sabemos, afirmou o bispo, reiterando que precisamos viver a palavra. A ira do homem não reflete a Glória de Deus, por isso não devemos deixar o sol se por sobre a nossa ira. Se despojamos de toda impureza e acúmulo de maldade, Deus nos reveste de poder. Para que possamos receber as bênçãos de Deus precisamos estar vazios. A bênção não entra porque não há espaço. É preciso se despir do velho homem para se revestir do poder de Deus. Todos somos vasos, mas podemos esco9lher ser vaso de honra ou vaso de desonra. Se nossa vida está cheia de ira, de rancor, de contenda, de maldade, de promiscuidade, não seremos cheios das bênçãos. Por conta de muitos que se intitulam cristão e estão cheios de carnalidade é que o nome de Deus é blasfemado. Há os que recebem e os que a unção passa ao longo, porque nem todos estão vazios de si para receberem a cachoeira de bênção que Deus derrama. Isso porque estão cheios de pensamentos vazios e de carnalidade. Muitos estão na igreja pensando no futebol, na novela. Deus tem muito para derramar, mas alguns entram e saem da casa de Deus da mesma forma que entram, porque não se abrem para receber. Deus não tem encontrado lugar, porque muitos não mudam sua forma de viver. Conhecem a palavra e não se despojam da impureza. Tiago fala em acúmulo de maldade. Não é pouca, é muita maldade no coração, na vida e assim não há espaço para a bondade, para o amor.
O bispo lembrou que os filhos das trevas são mais dedicados dos que os filhos da luz. Respeitam horários e não desanimam em suas buscas. Insistem no que querem até conquistar o objetivo. E não desistem em honrar os seus deuses, em obter o que querem como pacto. Mas os cristãos não são assim dedicados. Muitos vão à igreja quando não têm outro compromisso, lembrou o bispo.
O bispo exortou a Igreja a acolher essa palavra que não é boa, como um remédio amargo. Não é fácil, pois ninguém gosta de ser confrontado com o erro, com a falha. Mas é necessário que o rebanho tenha consolo, edificação e exortação. Toda profecia é boa para consolar, edificar e exortar. O povo precisa de profecias para não se corromper. A Igreja precisa do equilíbrio. Nem sempre a palavra é boa. É necessário que haja exortação para que a pessoa se volte e seja confrontada com seus erros para não se perder. Deus admoesta a quem ama. Ele não chama a atenção a bastardos. Deus só disciplina os filhos. Deus não disciplina os ímpios. A Bíblia diz que é preciso corrigir os filhos. Vamos esvaziar e aceitar a palavra com mansidão. Mas o tolo e o insensato não recebe a correção. Ele odeia a quem o admoesta. Mas o sábio aceita, e se torna mais sábio, ele aceita com mansidão. Quem é filho recebe e cresce com a admoestação. Em Ezequiel 11: 20-21 Deus fala “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus. Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS.”
Deus quer salvar sua alma, suas emoções, seus sentimentos, quer que tenhamos uma saúde plena. Saúde física e emocional. Saúde espiritual. Uma Igreja saudável cresce naturalmente. A palavra é poderosa para salvar as nossas almas. Por isso Tiago ensina a sermos praticantes e não somente ouvintes. Você tem feito isso, perguntou o bispo. Para que o evangelho seja de resultados não adianta apenas ler a palavra. É preciso fazer a tarefa, reiterou o ministrante.
Evangelho de teoria não funciona. Deus quer resultados e isso só acontece com a prática. Aquele que é só ouvinte engana a si mesmo. É como o homem que olha a si mesmo no espelho. Os caminhos do Senhor são perfeitos e dá sabedoria. E a Lei do Senhor é que liberta, por isso o diabo não quer que você a pratique. Ele não se importa que você conheça. Ele também conhece e bem a palavra, explicou o ministrante. Os pecados estão ficando comuns. Não nos escandalizamos mais com certas condutas. Mulheres se beijando, homens se beijando é comum. Não causa mais escândalo. O diabo está manipulando de tal forma que pessoas que conhecem a palavra aceitam e até praticam essas coisas com naturalidade. A palavra de Deus não muda, ela permanece. Você é livre para escolher aceitar a palavra e praticá-la ou deturpá-la, vivendo como o mundo quer e não como Deus espera. O que determina a sua bênção, afirmou o bispo, é a sua fé. Se você persevera será bem aventurado no que realizar. Mas aquele que ignora a palavra, que não a pratica traz para si o preço da desobediência. Nada do que faz prospera, mesmo o que ganha com facilidade. Mas quem tem as bênçãos de Deus não só abençoa como é abençoado.
Quem não produz é cortado, lembrou o bispo. Jesus diz em João 15: 1-2: 1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”.
E concluiu citando Mateus 7:21-25:

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

Nenhum comentário: