Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Culto de Louvor e adoração de 21-02-10



É tempo de santificar o nosso corpo


O ministrante da noite, o Conselheiro João Marques iniciou a preleção se colocando à disposição para passar o recado de Deus, mostrando-o em 1 Coríntios 6: 19
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”


E afirmando que nosso corpo é santuário do Espírito Santos, lançou a Igreja a necessidade de considerar as conseqüências de desobedecer essa condição.
E para entregar esse recado ponderou sobre as vidas daqueles que se deixam contaminar pelas obras da carne, desonrando o próprio corpo, como santuário do Espírito e impedindo a morada do Senhor em seu meio.
Um exemplo disso está em I Reis 11: 29-37


29 Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo.
30 E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
31 E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
32 Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
33 Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.
34 Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.
35 Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele.
36 E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.
37 E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.


Esse texto mostra que o altar foi construído não por um coração piedoso, mas por alguém que jogou tudo fora e deixou que as paixões da carne envolvessem todo o seu destino. Suas atividades foram tão perniciosas que acompanharam todos os reis que o seguiram, continuando os pecados de Jeroboão. Uma forma de uma pessoa ser má é contaminar outras pessoas. A vida de Jeroboão mostra isso. Em I Reis lemos que ele era um dos serviçais de Davi e foi guindado a condição de rei após a morte Salomão. Jeroboão teve a oportunidade e foi encontrado pelo profeta Aías no campo, quando num ato profético rasgou uma capa em doze partes e entregou dez a Jeroboão, significando que as dez tribos pertenceriam ao reinado desse rei que foi colocado ali sem uma dinastia por herança. E isso lhe cresceu a cabeça. O reino foi dividido em dois reinos, do norte e do sul. No reino do Norte Jeroboão mandou construir a cidade de Siquém para se estabelecer e irradiar a sua autoridade. Vimos que ele preocupado porque o povo precisava se deslocar até o reino do sul para louvar a Deus, indo a Jerusalém. Mas a sua preocupação era a de que o povo poderia se rende ao rei de Jerusalém .E tomando conselhos ele mandou fazer dois bezerros para que o povo adorasse. Aí começou a desvirtuar o coração do povo. A figura do bezerro de ouro procurava tomar o lugar do verdadeiro Deus. Nós temos uma responsabilidade, quando ouvimos que nosso corpo é santuário do Espírito Santo, vemos que quando deslocamos o lugar do Deus verdadeiro e passamos a buscar as resposta das quais os nossos corações estão ansiosos. Deus tem a resposta que precisamos, mas muitos insistem em buscar deuses estranhos, contaminando seu santuário. Isso nos afasta de Deus, assim como fez Jeroboão. É isso que acontece quando damos espaços a crenças estranhas à palavra do Senhor. Jeroboão procurou usurpar a determinação divina. Os sacerdotes só poderiam ser ungidos da linhagem de Levi. Ele também queimou incenso, contrariando a vontade de Deus. Esse rei havia sido abençoado quando recebeu sem direito de herança um reino, mas se perverteu ao endurecer seu coração e passou a fazer tudo contrário ao que Deus designou, explicou o ministrante, lembrando à igreja que quando nos associamos a pessoas que se entregam a deuses estranhos, que deixam seus corpos serem contaminados pelas obras da carne: a lascívia, a prostituição, a glutonaria e outras citadas por Paulo em Gálatas 5.
Vemos no exemplo de Jeroboão apenas a prática carnal. A ganância e a desobediência. Ele poderia ter honrado a Deus por recebido um reino e glorificado ao Senhor por isso. Mas o pior é que a carne fez com ele tirasse Deus do centro de sua vida e colocou outros deuses em seu lugar. Isso é um alerta para nós, ponderou o ministrante. Quando nós tiramos Deus do centro de nossas vidas e deixamos que a carne e sua concupiscência falem mais alto. Quando tiramos Jesus de nosso coração e entronizamos coisas impuras no nosso viver, dentro de nosso santuário. Quando nosso corpo é contaminado por coisas mundanas, corremos o risco de nos prender em laços de morte. É certo que as obras da carne nos afastam de Deus e nos impedem de obter a vida eterna.
Gálatas 5: 19- 21 enumera as obras da carne:


19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Quando abrimos o nosso santuário e nos deixamos envolver pelas obras da carne, elas vão tomando conta de nós. Desprezamos o Espírito Santo de Deus em nossas vidas. As conseqüências dessas obras são duras, se deixamos nosso santuário ser contaminado pelas obras da carne, certamente o Espírito se afastará de nós. Quais dessas obras estão tomando lugar em seu santuário, impedindo que Deus reine em sua vida, em lugar do bezerro?
Mas se estamos com essa tendência de Jeroboão, se permitimos que bezerros de ouros sejam erigidos em nossa vida, Deus nos chama a um posicionamento, porque Ele é o único Deus. Primeiro é necessário restaurar o altar que está destruído. Não se pode aproveitar nada do antigo.
Se a sua casa não é santificada ao Senhor, ela deve ser destruída para ser novamente erigida em santidade, afirmou o ministrante. É preciso fazer como Elias fez. Ele tirou todo o resquício de podridão, que contaminava o altar. Assim também precisamos fazer, esquecer das coisas que para trás ficaram. Lançar fora tudo aquilo que nos escraviza e nos faz construir altares a outros deuses, onde a carne domina e não o espírito. Somos santuários de Deus e Ele usa esse santuário e se manifesta em nossas vidas. O que temos para oferecer a Deus? Na palavra de Deus encontramos a resposta. Podemos colocar nesse altar a pedra do amor, da paz, da longanimidade, da mansidão, e a pedra fundamental, a base de todo esse altar: a pedra angular que é Jesus Cristo, na qual todo edifício se sustenta. Se edificarmos esse altar firmado nessa pedra angular, e com essas pedras enumeradas, teremos um altar em que Jesus habitará. Aí teremos a confirmação do que foi colocado no início: acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo?
E assim faremos o que diz Paulo aos Efésios 2: 20-22:
21 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Mas é preciso fazer o que diz o apóstolo em Filipenses 3: 13-14:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim”.
Se queremos tomar um novo posicionamento, se estamos na posição de Jeroboão, Deus nos dá uma oportunidade. De onde você está, faça uma oração a Deus e posicione-se. Ele certamente lhe responderá e sua vida será abençoada, com a presença do Espírito de Deus fazendo morada em você, concluiu o conselheiro.

Nenhum comentário: