Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Culto de Despertar da Fé em 28-01-09


É Tempo de Unidade

Malaquias 4
1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos.
4 Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
6 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

O ministrante, Bispo Roberto Marques, iniciou a palavra da noite, afirmando que Jesus veio para cumprir a palavra e não para revogá-la e com base do texto do último capítulo do último livro do Antigo Testamento, afirmou à Igreja que somos povo escolhido por Deus, povo eleito para ser Seus servos, e por Ele abençoados. O bispo reiterou que Deus nos escolheu para demonstrar o Seu amor e explicou que Ele faz separação entre o justo e o ímpio, assegurando que está determinado o tempo da destruição do perverso. A ira de Deus já se acendera contra toda iniqüidade e virá destruir o iniquo e o soberbo.
O ministrante explicou que, para os profetas o dia do Senhor é terrível, mas lembrou que Pedro no seu sermão, quando mencionava o dia do Senhor, no dia de Pentecostes, afirmava ser um dia glorioso. Para os que estavam sob a lei o dia era preocupante, mas aqueles que viviam sob a graça tinham uma visão diferente, como está registrado em Atos 2: 14-21:

14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
20 O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Para nós será dia de glória. Nós ansiamos e almejamos esse dia. E os sinais serão derramados sobre toda a carne, sobre todos aqueles que têm a promessa. O bispo reportou-se ao verso 2 de Malaquias 4 2 “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”, lembrando que Jesus é o nosso sol de justiça. Ele nasceu para trazer a salvação “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”, conforme escreve João 1: 4.
O bispo assegurou à Igreja que o Senhor virá tremendamente e os perversos e os soberbos é que devem se cuidar, pois para nós será motivo de cântico. O Senhor mudará a nossa sorte, afirmou o bispo, citando o salmista quando diz nos Salmos 126:

1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
4 Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

A promessa de Deus é bem clara, asseverou o bispo, nós vamos pisar os perversos, diz o profeta Malaquias 4: 3 “E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos”. Vamos pisar no inimigo e seu chefe: satanás. Eis o que Paulo afirma em Romanos 16:20: “Romanos 16:20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés”. A ira de nosso Deus já se acendeu contra ele.
O ministrante lembrou que os mandamentos, os estatutos, os preceitos de Deus foram dados para que os cumpramos. E se somos cumpridores seremos recompensados. Se não, seremos punidos com o juízo. Quem obedece é honrado, mas aquele que vai á presença do juiz e é achado em falta, depois de pesado na balança, a esse resta a condenação.
Deus é juiz e quando julga faz justiça, afirmou o bispo, citando o exemplo de Belsazar, filho de Nabucodonosor, que fez o que era abominável aos olhos de Deus, quando mandou trazer os vasos de ouro e de prata do templo do Senhor, para neles beber vinho. Ele transgrediu a lei, bebendo o vinho, e louvando aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra. Assim, apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, e na parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo e ficou impressionado, por isso mandou vir os bruxo e adivinhadores para lhes interpretar o sucedido. Mas os caldeus não souberam, assim como nenhum dos sábios do rei soube ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação. A rainha lembrou que no tempo de seu pai havia um homem que com inteligência e sabedoria, que poderia interpretar o que estava escrito. Então o rei mandou chamar Daniel para lhe dar a interpretação para o escrito: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. E Daniel disse: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. E assim como interpretou Daniel, sucedeu-se. Naquela mesma noite o rei dos caldeus foi morte e seu reino foi dado a Dario, o medo.
O bispo afirmou à Igreja que se formos pesado na balança e em nós não for encontrada falta, seremos recompensados. E assim explicou que a função do profeta é trazer a reconciliação e não a divisão: filho e pai, marido e esposa, conforme diz Malaquias 4:6. E lembrando Paulo em I Coríntios 14, quando exorta a Igreja a procurar o dom de profecia para edificação de todos, assegurou que todos nós podemos profetizar, pois profetizar é reconciliar. Deus não quer divisão. Ele quer harmonia, unidade. Deus abomina aquele que faz divisão entre os irmãos. Por isso o profeta diz: converter o coração do pai ao filho e do filho ao pai. Isso significa converter o nosso coração a Deus, pois o profeta inicia seu livro identificando Deus como Pai. E se Ele nos ama como pai, temos que honrá-Lo como filho.
É momento de unidade, exortou o bispo. É ano de unidade. E unidade é o nosso norte. O nosso referencial, lembrou o bispo explicado que a bússola aponta o norte, mas se temos essa indicação, encontramos o sul, o oeste, o leste. A função do profeta é trazer a unidade, sabendo que o dia do Senhor será glorioso como afirma Pedro, que dizia com a visão dos agraciados.
A palavra de Deus fala de um tempo distante, mas fala também para hoje. Essa mesma palavra também fala que amanhã o Senhor vai fazer um dia glorioso na nossa vida, mas isso vai depender do quebrantamento de nosso coração na presença de Deus, porque um coração soberbo o Senhor abate. Pisaremos os nossos inimigos, afirmou bispo, mas antes temos que nos humilhar debaixo da soberana mão de Deus, que no Seu tempo nos exaltará.
O sol da justiça nascerá pela manhã, pois pela manhã as misericórdias do Senhor se renovam. As bênçãos virão, assegurou o bispo. O que Deus tem preparado para nós nem se compara com o que já vimos ou experimentamos. Trazendo em suas asas salvação, libertação.

Nenhum comentário: