Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Culto da Vitória de 02-01-09


É tempo de conhecer a palavra de Deus!

Salmos 91:

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, falou á Igreja sobre o privilégio se estarmos sob a proteção do Senhor. Não há crise se estamos em Cristo. Não seremos atingidos, pois pertencemos á família de Deus. Mas o diabo não quer que tenhamos conhecimento acerca dos nossos direitos, pois se conhecemos, somos livres de suas investidas. Se estamos em Cristo ele não pode nos tocar e ele sabe disso. Mas faz de tudo para que não compreendamos o que isso significa, lembrou o bispo, explicando que é preciso verdadeiramente conhecer a Cristo e não apenas falar em nome Dele. Ele citou o episódio narrado em Atos 19: 13-15 “E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?”
Isso significa que não adianta apenas ter conhecimento teórico e não viver o que sabe. “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” anuncia o Salmo 119:11. Citando esse versículo, o bispo explicou a Igreja a importância de conhecer a palavra e prosseguir conhecendo. Se sabemos que o diabo não pode nos tocar, não paramos mediante as investidas dele. A palavra de Deus em Tiago 4:7diz: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Fazendo isso, não precisamos ter medo, temos que confiar e saber que o Senhor é Deus. Se há crise, não importa, assegurou o bispo, estaremos em Cristo e não em crise. O bispo reiterou essa afirmação, lendo o salmo 91. Estar á sombra do Altíssimo é refrigério e descanso, porque o nosso Deus é o nosso escudo e baluarte. Em quem podemos confiar. Há uma declaração de que é Deus. Quem tem conhecimento disso, sabe o que diz: é Deus falando: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. O servo de Deus afirma. E Ele fala para confiamos. Sabemos que estamos em Cristo e somos novas criaturas e assim somos vencedores. Se alguns confiam em carros ou em cavalos, nós confiamos no nome de nosso Deus, reiterou o bispo.
Conhecer e prosseguir, repetiu o ministrante. Conhecer e agir, de acordo com a vontade de nosso Deus, pois Ele é poderoso e não há impossível para Ele. Porque Ele é o Deus do impossível, afirmou o bispo.
Se o nosso Deus nos trouxe nessa noite de vitória é porque fomos escolhidos por Deus, para sermos vencedores. Para Ele, não somos um número, um CPF, somos pessoas. Ele nos conhece pelo nome. Somos importante para Deus e Ele quer que saibamos disso. Que tomemos posição, não importa o que estejamos passando. Quando assimilamos o conhecimento, tomamos posição e não vacilamos. Aprender é assimilar conceitos, explicou o bispo, dando o exemplo das cores: se sabemos que algo é amarelo, e nos é perguntado de que cor é, dizemos: amarelo.. Por mais apavorados que estivermos, não diremos que é vermelho. Quando assimilamos o conhecimento sabemos que seremos vencedores. Vamos lutar e vencer. Não importa quão negro esteja o mar, vamos chegar a um porto seguro. Esse conhecimento é muito importante, porque sabemos que não estamos debaixo dos pés do diabo, mas é ele quem está sob nossos pés, como afirma Romanos 16: 20 “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém”.
Esse conhecimento é que o diabo não quer que tenhamos para que continue a nos subjugar. Ele quer que estejamos na ignorância, mas o tempo da ignorância já passou. Para que possamos rebater as artimanhas de satanás é preciso saber que temos uma poderosa arma para destruir as fortalezas e que não podemos ser tocados.
O bispo lembrou que os pais de santo costumam dizer que têm o corpo fechado, o que não é verdade. Contra satanás somos nós que temos o corpo fechado, pois em nós ele não toca. Se ele vai a presença de Jesus pedir autorização para nos tocar, o Senhor não autoriza e sem autorização ele não pode nos tocar. Jesus tem intercedido por nós e diz “Eu paguei um alto preço pelos meus” o diabo só vai nos tocar se nós autorizarmos. Infelizmente, muitos têm dado legalidade a satanás para isso, abrindo brechas. Abrindo as portas, cujas trancas estão apenas do lado de dentro e só nós podemos abri-las, afirmou o bispo, citando Apocalipse 3:20"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
O bispo reforçou que o diabo usa a nossa ignorância para ter domínio sobre nossa vida. O povo perece por falta de conhecimento, lembrou o ministrante, citando Oseias 4: 6 e conclamando a Igreja a seguir conhecendo a vontade de Deus, porque Ele a cada dia vai abrir as portas.
Conhecer o nome de Deus significa ter relacionamento com Ele, assegurou o bispo. O que nos mantém em segurança é conhecer o nome de Deus. Não adianta invocar o nome de Jesus se não O conhecemos. Invocar significa servir, adorar e se entregar a Deus.
Jesus nunca prometeu que não passaríamos por lutas. Mas disse que estaria conosco todos os dias e que já venceu por nós. Na cruz do calvário, as Suas últimas palavras foram: “ ... Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Assim, já entramos na luta como vencedores. Com a certeza da vitória.
O bispo explicou á Igreja que a estratégia do diabo para minar nossas forças e nos fragilizar para nos abater é a mesma da leoa. Ela ruge para que a presa que está em um lugar seguro comece a se inquietar com o rugido e assim sai de sua posição e se expõe ao predador. Se a corça soubesse que bastava ficar quieta no lugar onde está para não ser devorada, ela não sairia com a ameaça. Mas ela não tem conhecimento por isso é abatida. Com esse exemplo o bispo nos orientou a não sairmos de nossa posição. A não darmos ouvidos aos rugidos do diabo e nos exortou a iniciar o ano sabendo que ainda temos 363 dias de bênçãos e que a cada dia gozaremos dessas vitórias.
Quando temos conhecimento que o diabo não pode nos tocar, que não depende do que sentimos, mas do poder de Deus, nossa vida é traçada. Deus estará conosco na angústia e nos glorificará. Glorificar é fazer brilhar, explicou o bispo. E Ele nos fará destacar. As promessas do Senhor são ainda maiores, afirma o bispo, concluindo a reflexão acerca do salmo em epígrafe. Ele nos saciará com longevidade. Isso significa que nos acrescentará dias com saúde e abastança. E nos mostrará a salvação. Tendo conhecimento e continuando a conhecer, porque Deus tem muito mais para aqueles que O conhecem. E, assegurou o bispo, antes de encerrar sua preleção, nessa primeira noite de vitória do ano de 2009, nós temos autoridade dada pelo Senhor, por isso é preciso que tomemos posição e sigamos o conselho de Oseias 6:3 “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Nenhum comentário: