Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Culto de Louvor e Adoração do dia 01-02-09


É Tempo de ter Atitude!


O ministrante da noite, Pr. Ricardo Hermes, iniciou a preleção afirmando que nos últimos dias muito se tem falado em atitude. Em todos os lugares: no trabalho, em revistas, na mídia. Referem-se ao novo presidente dos EUA, à vida particular e profissional de jogares, dentre outros fatos atuais. Qual a atitude que devemos ter? Indagou o pastor. Se o mundo fala disso, nós, cristãos, também devemos falar, afirmou citando um dos maiores evangélicos, autor de mais de cem livros, quando perguntado por uma jornalista qual era o seu melhor livro, respondeu “o próximo”. Essa declaração é uma questão de atitude frente aos desafios, lembrou o pastor, mostrando também um episódio da vida de Davi, quando, por sua atitude, prevaleceu contra os filisteus:
I Samuel 17:41-51:
41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
47 E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48 ¶ E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram..


Davi derrotou o heroi e seus inimigos, por conta de sua atitude, afirmou o pastor, lembrando-nos de que não devemos fazer nada do qual venhamos a nos arrepender depois. A Bíblia diz que os nossos inimigos são muitos, mas podemos vencê-los se tivermos atitude.
Como conseqüência de uma ação positiva de Davi, ele venceu o gigante que parecia ser maior. No entanto sua atitude foi a de olhar para ele sem receio, sem medo, diferente da forma como os outros olharam. Muitas vezes as pessoas nos mandam ficar quietos, pois olham para os problemas com olhos naturais e assim nos acomodamos porque o mundo se acomoda.
A diferença que faz um homem vencedor e uma pessoa qualquer é que ele não se acomoda e não se deixa levar pelas investidas de nenhum gigante. Davi olhou para Golias e perguntou “ quem você pensa que é?” E assim o enfrentou. Mas quantas vezes olhamos para os nossos “gigantes” e temos essa atitude? Deus espera isso de nós, afirmou o pastor, perguntando á Igreja se estamos preparados para receber a ministração, porque hoje iremos entender o que isso significa. É o Espírito Santo que vai fazer isso e assim sairemos com o coração diferente, assegurou.
Observe que vamos a algum lugar por um motivo e nos deparamos com uma situação inesperada. Davi foi levar comida aos seus irmãos, não para lutar. Mas quando encarou o gigante não teve medo.
Qual é o nosso problema? Perguntou o ministrante. Emprego, casamento, filhos. Estamos depositando nossas esperanças em lugares que nada vão nos render. Não são nas armas do mundo que devemos nos assegurar. Muitos provavelmente podem se levantar em nosso favor. Mas não haverá mudanças se não tivermos atitude, assegurou o pastor conclamando a Igreja a abrir o coração e deixar Deus entrar e falar conosco.
A atitude de Davi refletiu em todo o povo de Israel. Saul era o rei e as atitudes erradas dele também refletiam sobre o povo, assim como as atitudes de Davi.
Enquanto o povo estava amedrontado, estava na mão dos gigantes. Saul, como rei não tinha uma atitude positiva diante disso. Hoje não precisamos mudar de rei, mas pegar tudo que conhecemos e colocar em prática. A atitude de Davi foi diferentes da de Saul. E assim os irmãos de Davi também sobrepujaram os irmãos de Golias.
Talvez os adversários tentam tirar a nossa atenção e nos desviar de Deus. E Deus não quer que você brinque ou fique amigo daqueles que um dia afrontaram a Ele. Deus hoje nos chama à atenção: enquanto não tomamos atitude, os gigantes vão continuar nos afrontando. Mas hoje Jesus nos chama para derrotar os gigantes, as pessoas que estão nos afrontando.
Precisamos vencer as barreiras e não apenas as nossas. O Senhor está nos preparando para vencer os inimigos que não conseguimos ver, assegurou o ministrante. Contudo, não precisamos das armas do mundo. Nossa espada não tem lâminas, mas folhas. Nós só precisamos dizer “ o Senhor dos exércitos está a nossa frente”. Davi deve ter ouvido chacotas, assim como nós ouvimos de pessoas que dizem que baseamos nossa fé em coisas tolas. No entanto, quando essas pessoas nos veem derrotando gigantes, pode ter certeza, que também elas se levantarão e começarão a derrotar os irmãos dos gigantes, assim como Davi e seus irmãos.
Deus quer que saiamos daqui hoje derrotando esse gigante nos atormenta. Talvez estejamos nos sentindo protegido por um gigante e não entendemos porque nossa vida não rompe. Isso porque essa pessoa não foi designada para nos proteger, mas para nos derrotar e não percebemos isso com os olhos naturais. Precisamos nos livrar disso, fazendo algumas coisas, assegurou o pastor:
1. Analisar o que temos feito frente aos problemas. Se temos ficado em uma redoma e não vemos que o inimigo está também lá dentro nos dominando, precisamos ter disposição para mudar. Deus nos chama a um posicionamento. Isso gera medo, mas é natural.
2. Pense: se não existisse o medo, ou se soubéssemos como vencer o medo, o que faríamos diante do problema?
O ministrante continuou, dando dicas para vencer:
Definir o que queremos é o primeiro passo. Qual é a nossa meta? O que precisamos vencer? Depois anotemos esses desafios em um lugar bem visível para nos lembrarmos sempre: esse gigante já era, garantiu o ministrante, afirmando que Deus nos manda ter disposição para mudar o que precisa ser mudado. Se a questão é salvar o casamento, o relacionamento com os filhos, a vida financeira, o emprego, o segredo é ter mudança de atitude.
Deus espera que deixemos os velhos hábitos há coisas que estamos fazendo errado e precisam ser deixadas, seja em casa, ou no trabalho. Se para isso for preciso desligar a TV, o computador, cortar o cartão de crédito, temos que agir.
Se precisamos perdoar, dizer que amamos, façamos isso. É preciso romper com os velhos hábitos, reiterou o pastor, exortando-nos a criar novos comportamentos.
O Senhor nos chama para vencer os gigantes, e nos dará as armas para isso, assegurou. Onde está o nosso Golias? Perguntou à Igreja, lembrando que o nome desse gigante pode ser de uma pessoa, de uma doença. Pode uma personalidade forte e orgulhosa, pode ser falta de caráter. Talvez um nome que nem gostamos de falar. Mas qual é o nome desse gigante? Talvez olhamos para ele e pensamos que é grande demais e que não conseguiremos matá-lo. Pensemos, então, como Davi: se ele é grande fica mais fácil de acertar o alvo.
Acabemos, com os nossos gigantes inconscientes que nos derrotam na mente, que nos mantém acovardados diante dos desafios. Deus é maior do que todos eles e nos garantirá a vitória, assegurou o pastor.

Nenhum comentário: