Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Noite da vitória de 23-01-2009


É tempo de ouvir e compreender!

Mateus 13:10

10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.


O pastor Adriano Carvalho, ministrante da noite, iniciou sua preleção perguntando à Igreja sobre as razões que levaram os discípulos a questionarem Jesus e sobre por que o Senhor ministrava por meio de parábolas, explicando que, apesar desse ser o costume da época, quando também os escribas o faziam, a intenção do Senhor e a forma com que ensina era diferente.
O povo já estava cansado de palavras vazias proferidas pelos escribas. Sem conteúdo, sem vivência, mas quando Jesus começava a falar eles se admiravam com tanta sabedoria e conhecimento. Jesus falava de forma expressiva tanto a crianças, quanto a doutores e iletrados. Falava ao espírito e o Espírito Santo é que dava o entendimento, por isso os doutores da Lei, os fariseus não entendiam o que falava, a despeito de tantas explicações e questionamentos. O outros não tinham autoridade, mas Jesus falava com domínio, com conhecimento, por isso retrucava os doutores dentro da palavra. O pastor explicou que as parábolas de Jesus apresentavam profundidade e eram ditas de uma forma clara, mas muitos não a entendiam, por isso os apóstolos perguntaram a razão de Jesus falar por palavra. E essa explicação de Jesus só foi dada aos discípulos nesse texto de Mateus, explicou o ministrante.
Nos podemos ler a Bíblia, dez, vinte, trinta vezes, assegurou o pastor, e a cada vez vamos compreender algo novo, o que não significa que a palavra muda, ou se transforma, o que ocorre é que, sendo viva e eficaz, ela se abre ao nosso entendimento, conforme nos abrimos aos Espírito, pois é Ele que nos abre os olhos e os ouvidos para compreendermos a palavra de Deus.
E remetendo a Mateus 10: 5-8, mostrou à Igreja a instrução que Jesus dá uma aos discípulos:

5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí
Jesus fala para não procurar os gentios, mas as ovelhas perdidas de Israel. Se os da casa de Israel não quiseram, nós queremos, assegurou o ministrante. O que eles rejeitaram nós queremos. Nesse mesmo texto, Jesus ensina, como era costume da época, a bater a poeira dos pés, acaso não aceitarem a palavra ou rejeitarem os enviados.
A partir do momento em que o coração se abre e vê um evangelho de resultados, as pessoas passam a querer seguir, porque o Espírito convence.
Vária pessoas seguiam Jesus e compreendiam a suas mensagens, mas Ele falava por parábolas para a profecia de Isaias 6: 9-10 se cumprisse: “Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”. Aqueles homens ouviam, mas não compreendiam, não guardavam no coração.
Nem sempre entendemos o que ouvimos, quantos de nós saímos dos cultos e não guardamos a palavra no coração, e continuamos a viver do mesmo modo, ignorando o que foi dito, segundo a palavra? Todos temos o que aprender com a palavra de Deus, do mais novo ao ancião. Por isso devemos ler e estudar a Bíblia, aprendendo a cada dia, pois a palavra fala de forma diferente em nosso coração, de acordo com nossas experiências e maturidade na leitura.
Quando Jesus para pregarmos o evangelho aos perdidos, Ele deixa claro que os sinais vão acontecer quando o Espírito tocar o coração. Não adianta ler a palavra sem a orientação do Espírito, pois é Ele que nos convence do pecado e do juízo. Não adianta frequentar a igreja, orar, jejuar, se nosso coração não tiver em Deus. A palavra de Deus não pode ser lida como literatura, poesia, romance. Podemos ter cultura, isso é desejável, mas de nada adianta se não tivermos orientação espiritual, porque a palavra de Deus vem em primeiro lugar. Essa temos que aprender, independente de nossa formação acadêmica ou intelectual, assegurou o pastor.
Conhecer a palavra é essencial para vivermos e praticá-la, afirmou o ministrante, perguntando à Igreja se somos capazes de entender as parábolas de Jesus. Se entendemos, é importante saber que esse entendimento é só para aqueles que têm comunhão com o Senhor. Quando entendemos e temos comunhão, os milagres começam a acontecer e nossos ouvidos estão prontos para ouvir. Aí estaremos prontos para resgatar vidas, a ter compromisso, a ter comunhão e unidade.
No entanto, assegurou o pastor, as igrejas ainda estão cheias de pessoas que são amigas de alguém que conhece Jesus, mas elas próprias não têm essa experiência.
Exortando a Igreja a se perguntar como está frutificando, o pastor se reportou à parábola do semeador em Mateus 13:19, para reiterar o que já havia mencionado: nem todos entendem, porque resistem, não abrem o coração, deixam que o mundo fale mais alto do que a palavra, assim como a semente que cai entre os espinhos.
E aconselhou a Igreja a se humilhar diante de Deus e pedir que o Espírito Santo abra os corações para que a palavra caia em terreno fértil e assim convidou àqueles que gostariam de fazer um compromisso de deixar de lado aquilo que entrava a comunicação com o Pai a se dirigir à frente e receber de Deus a ministração e a bênção.

Nenhum comentário: