Localização da ICMV

Localização da ICMV

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Tarde do Refrigério de 08-01-09


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”. (Mateus 6: 24)

É Tempo de ter Consciência de Obedecer

A ministrante, pastora Elza Celina, convidada a trazer a palavra nessa tarde, iniciou perguntando á Igreja quem está governando nossa vida neste momento: o dinheiro, desejo de prosperidade, lembrando que outros tipos de problema também nos afasta de Deus e têm nos desviado de Sua presença. Devemos sair de nossa independência para sermos dependentes de Deus, acrescentou a pastora, citando o texto em epígrafe.
Esse texto mostra a diferença entre o governo do mundo e o governo de Deus, explicou a pastora recorrendo à narrativa de Gênesis 1:1. Aí é instaurado o governo de Deus, quando Ele mostra como gostaria que a Sua criação estivesse. Não havia desobediência, pecado, nada que nos afastasse de Deus. Éramos a Sua imagem e semelhança. Ainda tínhamos acesso à presença de Deus e usufruíamos 100% da Sua inteligência. No entanto hoje só usamos 10% da inteligência que Ele nos dotou. Adão deu nome às plantas e aos animais e gozava da presença de Deus, encontrando-se com Ele todos os dias ao cair da tarde, ao pôr do sol. Deus deu ao primeiro homem o poder e ele utilizou para governar.
No capitulo 3 de Gênesis vemos que ouve o pecado e ruptura. Saímos da presença de Deus, mas Ele não nos abandonou. Criou um sistema para despertar o homem e resgatá-lo, dando-lhe a consciência do erro.
É instaurado, então, o governo da consciência, quando o homem começa a fazer escolhas, tendo a opção de viver no mundo ou se voltar para o Reino de Deus. Mas nesse momento, a maldade implantada pela desobediência, ainda no primeiro estágio do homem com Deus, e pela influência de satanás, a maldade começou a dar frutos. As escolhas muitas vezes eram erradas. Erva daninha plantada no coração do homem foi se alastrando de tal forma que a consciência foi cauterizada. Pelo excesso de pecado e a dureza do coração, o homem foi se afastando da convivência com o Senhor. Mas ainda hoje se percebe um saudosismo, uma nostalgia remanescente do momento de comunhão do homem com Deus, quando contemplamos o pôr do sol. Nossa memória adâmica ainda sente a presença do Senhor nesse momento. A saudade da época remota em que o homem se encontrava com Deus no paraíso, podendo desfrutar de Sua companhia e contemplá-Lo face a face.
Mas o homem continuava a fazer coisas erradas e em Gênesis 9 é narrado o dilúvio que assolou a terra, pondo termo ao que aos olhos de Deus estava contaminado pelo pecado, iniciado pela desobediência desde o Jardim do Éden.
A humanidade se perdeu, mas Deus viu em Noé e sua família, a possibilidade de recomeçar, dando nova oportunidade ao homem de se redimir e de escolher o caminho da salvação. Contudo, era necessário que se colocassem regras. Padrões de conduta, para limitar as ações do homem para que ele voltasse à comunhão com Deus.
Veio, então a consciência de que o homem precisava julgar os outros homens. Surgiram os juízes e os profetas que traziam a voz de Deus para dar-lhe a noção do erro, pois o homem estava desestruturado. Assim, o capítulo 11 de Gênesis apresenta o homem com o coração endurecido, na construção da Torre de Babel, que representa a rebelião do homem. Esse monumento era erigido para que o poder humano fosse reconhecido, excluindo-se a honra a Deus. Esse fato foi instigado pelo maligno, colocando o homem debaixo de seu governo, instaurando-se o governo de satanás, com a construção da Torre de Babel, como expressão da independência do homem.
Por isso, o Senhor não permitiu que chegasse a termo e interviu, impedindo que essa obra se completasse. Temos então que fazer o caminho de volta da independência para a dependência de Deus.
Como fazer um paralelo entre essa época e hoje, perguntou a pastora à Igreja, lembrando que ainda estamos transgredindo a ordem de Deus. Se Ele diz para fazermos algo e desobedecemos, estamos em pecado. Desobedecer é pecar. A mentira, a conduta errada, que muitas vezes tentamos justificar, dentro de uma sociedade que nos afasta de Deus. Essas inversões de valores fazem com o Senhor se retire de nós, assim como fez com Adão, lembrou a pastora, citando Romanos 3: 23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” e os Salmos 51:5 “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”.
O que fazer, então, diante dessa situação, perguntou a ministrante, observando que “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”, como cita 1 João 5:19. Mas o Espírito Santo está conosco e fazemos a diferença. Nosso posicionamento em dizer que conhecemos a palavra, que sabemos o que estamos fazendo, coloca-se no controle e deixa Deus de fora. Temos, então, que retomar nossa dependência de Deus. Quando sabemos que estamos fazendo escolhas e fazemos opção pelo certo, quando nossa conduta está correta diante de Deus e dos homens, agimos segundo a vontade do Senhor. Honrando as autoridades constituídas, pai, mãe, marido, bispos e nossos pastores, juízes, regras sociais que norteiam a vida humana. Em casa, o marido é o sacerdote do lar, ele deve ser o responsável pela disciplina, a mulher é sua ajudadora, mas ele deve exercer a autoridade, a honra é do sacerdote do lar. Que deve também honrar sua casa como se honra a casa de Deus. De igual forma devemos respeitar as demais autoridades, professores, governos, líderes.
Quando fazemos isso, subimos a um nível, saindo do governo do inimigo e retomamos ao governo da consciência que deverá ser treinada até que ela sensível, tendo atitudes corretas, discernindo entre o certo e o errado, daí pulamos para a dependência de Deus. Reconhecemos o sacrifício de Jesus na cruz, que precisamos de um Senhor, recebemos a unção, o sopro de vida e tornamos a viver em Cristo, sendo guiados pelo Espírito de Deus, conforme I João 2: 27 "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis".
Quando passamos para esse nível, sabendo o que é certo, nossa comunhão melhora, sabemos respeitar os limites dos outros. Quando percebemos que erramos diante de determinada situação, é preciso pedir perdão. Nosso caminhar precisa ser trilhado no caminho de Cristo. Não podemos falar de amor se minhas atitudes são diferentes. Mas se somos coerentes, em atitudes e em obediência, aí sim, Deus está no controle.
Reconhecendo que precisamos ser conduzidos, nesse momento, Deus começa a caminhar conosco e nos diz o que e como fazer, tendo a unção Dele. O Espírito Santo quebra o jugo de satanás e o que parece estar errado começa a mudar. Portanto, exortou a pastora, devemos abrir mão de nossa própria vontade e assim Deus mostrará como agir com posicionamento cristão.

Nenhum comentário: