Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 11 de janeiro de 2009

Culto de Louvor e Adoração de 11-01-09

È tempo de proclamarmos um jejum santo!

Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? (Amós 3: 8)


O ministrante da noite, bispo Roberto Marques, lembrou à Igreja, já no início de sua peleção, que há em nosso meio pessoas desnutridas espiritualmente, que só se alimentam uma vez por semana, asseverando que, assim como o alimento material precisa ser ingerido diariamente, para que nosso corpo físico esteja saudável, a Bíblia é nosso alimento espiritual, que precisa ser ingerido todos os dias.

Citando a experiência que teve no último culto do ano, na Link Data, quando Deus mostrou-lhe uma nova unção sobre sua vida e por intermédio de um irmão que lhe entregou uma palavra profética, o bispo mostrou á Igreja qual é a vontade de Deus para aqueles que têm escolhido como Seus filhos. No primeiro culto do ano, realizado nessa empresa que tem mantido um compromisso de honrar e glorificar a Deus, pela ministração de um culto todas as terças, com funcionários e convidados, o bispo obteve a confirmação da palavra entregue em ocasião anterior, explicou ele.

Mas, destacou, a palavra profética, vinda do livro de Joel 2: 17 a 27, entregue pelo irmão, falou-lhe de maneira muito mais contundente, indo além dos versículos em destaque:


17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

18 Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.

19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.

20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.

21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.

22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.

23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. 24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.

25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.

26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.


Essa é verdadeiramente uma palavra de ânimo, afirmou o ministrante, ressaltando que o que lhe chamou a atenção não foram os versículos listados. Mas os que vêm antes, pois todos aqueles que querem obter as bênçãos listadas nesse texto devem antes fazer o que está escrito nos versículos de 12 a 16:


12 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?

15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.


Para que vejamos esses milagres desejáveis, temos que cumprir alguns pré-requisitos, asseverou o bispo. Para que o povo possa gozar da fortuna das bênçãos, o Senhor nos pede para olhar antes, reiterou o bispo, explicando que o período que o profeta está inserido é de grande angústia para o povo, quando o gafanhoto cortador dá lugar ao migrador, que por sua vez cede espaço ao devorador. É um período de crise intensa. De tristeza, crise e angústia. O povo estava ansiando por algo novo, por sua libertação, por um mover de Deus. E assim como naquele tempo, todos queremos ver Deus agir em nosso favor, mas Deus nessa passagem, explicou o bispo, manda, por meio de Seu profeta, algumas condições. Assim, retomando o texto em epígrafe, quando iniciou citando Amós, o bispo assegurou à Igreja que, falando Deus, Seus servos profetizarão. E, nessa noite ele quer exortar a Igreja sob seus cuidados a tomar posição, se quer ter a fartura em sua mesa.

A primeira condição está indicada no versículo 12 de Joel 2: converter-se de todo o coração. Converter é fazer a vontade de Deus. Não adianta ter a aparência de santo, apenas ouvir, asseverou o bispo, lembrando que há várias pessoas que apenas ouvem, e outras até obedecem, mas não se convertem. Não mudam de atitudes, reiterou o bispo, exortando a Igreja para que ouça a palavra com atenção e nao apenas a escute, mas que, sobretudo, capte a palavra. "Aquele que tem ouvidos; ouça", disse, citando João em Apocalipse e reiterando a palavra de Amós 3: 8 "Falou o Senhor Deus, quem não prefetizará", enfatizou que naquele momento ele profetizava à Igreja, conclamando-a a um jejum santo.

Quando jejuamos, separamos tempo para estar do lado de Deus, explicou o bispo, assegurando que jejum não é uma forma de pressionarmos Deus a fazer o que queremos, mas é para aqueles que querem o melhor de Deus. E certamente não teremos a bênção se não nos convertermos. "Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes" é o que diz o profeta, antes de anunciar as bênçãos vindouras. Não adianta aparência, ficar de dieta, pois Deus quer jejum de coração, garantiu o ministrante, contando à Igreja a palavra recebida do Senhor, na madrugada de domingo, durante as orações no monte: Deus disse que o que O atrai é um coração quebrantado, disposto a obedecer. Se queremos ver cumprir o que está em Joel 2 de 18 a 27, temos que cumprir o que está em Joel 2, de 12 a 17. Temos que abrir mão dos nossos direitos, para sermos verdadeiramente cumpridores da vontade de Deus em nossas vidas. Então, a primeira coisa é nos convertermos, tomando posição de honrar a Deus de todo coração, "e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal".

Outra coisa é tocar a trombeta, como o bispo faz nesse instante: conclamando a Igreja a promulgar um santo jejum de vida para nosso Deus. Que jejum é esse que Deus quer? Perguntou o ministrante, referindo-se a Isaias 58: 6-10:


6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;

10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.


É isso que Deus quer de nós, ponderou o bispo, que pratiquemos o que está neste texto, por isso a Igreja está sendo conclamada a isso, não a um jejum comum, mas a um jejum santo. O bispo mostrou á Igreja que há uma difernça significativa entre salvação e conversão. Todo convertido é salva, mas nem todo salvo é convertido, explicou, apresentando o exemplo de Pedro. O discípulo de Jesus foi salvo desde o dia em o Senhor o chamou, no entanto, demorou a se converter. Suas atitudes por muito tempo continuaram a ser do homem natural, afirmou o bispo citando Lucas 22:32, quando Jesus dizia a Pedro "e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos". Isso porque Pedro não havia se convertido e agia ainda como o velho homem. Há muita gente salva, como lobo vestido em pele de cordeiro. Muitos que ainda se negam a dixar que o Espírito Santo faça a transformação em suas vidas. Deus Pai nos salva e Deus Espírito nos transforma de modo que a nossa vontade e o nosso querer mudam. E Deus quer nos converter à imagem e semelhança de de Seu Filho Unigênito, na estatura de varão perfeito, para que sejamos assim como Ele é: santo. Fazendo a vontade do Pai.
Deus quer o nosso testemunho, não só de palavras, mas com ações, para que não sejamos apenas ouvintes, e sim praticantes, conforme diz o apóstolo Paulo exortando a Timóteo, afirmou o ministrante perguntando o que faremos com a palavra ao final do culto. Tem gente, assegurou, que já faz bodas de cristão, mas continuam agindo como velhas criaturas. É preciso mudança radical, de amizades, de atitudes, de hábitos.
Deus quer posicionamento e uma vida de santidade. Deus não quer frequentadores de igreja. Com Jesus não se brinca, asseverou o bispo, e tem muita gente fazendo isso. Que se comprtam como quem apenas quer as bênçãos e agem como se os sacerdotes fossem para seu uso particular. Deus não quer que seus profetas ajam em pronto-socorro, mas que sejam portadores de tratamentos preventivos. Profeta é para edificar a Igreja, para a casa do Senhor e não para atendimento em domicílio. E nessa casa as pessoas devem buscar a presença de Deus.
O bispo afirmou que é responsabilidade dos pastores de orar clamar a Deus pelo povo, pois a função do sacerdote é representar o povo na presença de Deus, mas àqueles que querem uma verdadeira conversão é necessário uma busca constante, pois conversão é processo, não é algo automático, afirmou, explicando que depende de quebrantamento e de posicionamento.
Assim, concluiu afirmando que o primeiro semestre será de muito trabalho, mas o que for plantado no primeiro será colhido no segundo, por isso exortou á Igreja a trabalhar e fazer prontamente o que o Senhor determina.

Nenhum comentário: