Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Culto da vitória de 12-09-08


É tempo de se firmar em um propósito

O ministrante, Bispo Roberto Marques, iniciou a palavra da noite lembrando Daniel que três vezes ao dia buscava ao Senhor, em oração e não deixou de fazê-lo nem sobre edito do rei. “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. (Daniel 6:10).
Mas, considerou o bispo, há pessoas que só buscam a Deus em momentos de crise, quando deveriam saber que buscar Ao Senhor em todo os momentos é o melhor que se tem a fazer. Ele observou que só frutificamos onde Deus nos plantou, porque o Senhor sabe o que tem preparado a nosso respeito nesse lugar. Não pular de galho, expressão usada para comparar aqueles cristãos que ora estão em uma igreja, ora estão em outra sem estabelecerem vínculos. O bispo lembrou-nos que devemos ter raízes antes de florescer. É a raiz que dá firmeza e sustentação para quando vier a tempestade. Firmeza como o bambu chinês, que leva cerca de nove anos para fixar suas raízes sob a terra e seis meses apenas para crescer nove metros. Em analogia com nossa vida cristã, ele lembrou que nossa vida de oração e nossa comunhão com Deus é que vão definir nossa firmeza diante dos impasses e reveses da vida. Tal qual o bambu chinês, para permanecer de pé, o cristão deve estar firmado. Será flexível, porque é forte no interior e não importa a intensidade dos ventos, ele se curva, mas não se quebra. O vento passa, as tempestades vão, mas ele continua firme. Vai com ousadia em direção aos ares sem temer o vento.
O bispo perguntou à Igreja: vocês sabem onde estão firmados? Onde foram plantados? Pessoas volúveis, inconstantes não precisam esperar algo de Deus, pois são como as ondas do mar, que não se fundamentam. Uma hora estão lá em cima, transpirando poder e outra hora estão lá em baixo porque não estão firmes onde Deus as lançou. Vivem de emoção. Na palavra de Deus que não se fundamentam, porque não têm raízes, são inconstantes e sem compromisso. E isso se reflete em todas as áreas de suas vidas. Satanás age nessas vidas, para que não façam a vontade de Deus, porque dão espaço a ele nessa inconstância e falta de compromisso. Mas o cristão verdadeiro deve andar pela fé, não movido pela aparência ou emoção. Não deve depender de ânimo para ir à casa de Deus, ensinou o ministrante.
É preciso lembrar que “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. “somos mais do que vencedores” (Romanos 8:37) . Não importa o que aconteça. Quando passarmos pelo fogo não vamos nos queimar, assegurou o ministrante citando Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Deus é quem faz os milagres, porque Ele trabalha no natural e opera no sobrenatural e nada é impossível para Deus, garantiu o bispo, assegurando á Igreja que Ele tem um propósito de estarmos reunidos nesta noite porque Ele é o Senhor de nossas vidas. Se passamos por lutas é porque Deus nos dá condições de vencê-las.
Mas, reiterou o líder da ICMV, não fiquem pulando de galho em galho, porque a bênção de Deus está por vir e quando o anjo passar para entregá-la onde ele encontrará o inconstante?
O que Deus preparou para nós é nosso por direito e Ele vai nos entregar, mas muitas vezes retardamos essa entrega. O bispo lembrou-nos que o guerreiro se prepara na batalha e o que define o campeão não é a capacidade de bater, mas de resistir em pé, sem jogar a toalha. Usando a metáfora da luta, ele lembrou que quem joga a toalha é sempre o treinador, quando percebe que o lutador não mais resistirá de pé. Mas Deus, nosso treinador, jamais joga a toalha, porque Ele nos capacita para vencer. E só so nos da a luta para a qual estamos apto.
Neste momento, o pastor Luiz Nolasco leu 2 Coríntios 6:4-18, corroborando com o bispo na palavra de persistência, resistência espiritual ensinada pelo apóstolo Paulo:

4 Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
5 Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
6 Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
7 Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
8 Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;
9 Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
10 Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
11 O coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.
12 Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos.
13 Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

Somos mais do que vencedores, assegurou o bispo, e o diabo não pode nos tirar essa condição, porque Cristo já o venceu, mas tenta roubar nossas bênçãos, enganando principalmente os inconstantes.
O bispo lembrou o exemplo de Abraão, considerado o pai da fé, o amigo de Deus, que esperou pacientemente por 40 anos, mas creu apesar das circunstâncias. Quando somos forjados por Deus, Ele está nos treinando. Ele nos adestra para a batalha e para vencer. É Ele quem nos fortalece. As portas do inferno não resistirão à Igreja, está escrito, lembrou o bispo. Por isso, exortou a igreja a ir atrás do inimigo a buscar o que ele nos roubou, assegurando que temos a têmpera de Deus e que uma guerra é feita de várias batalhas. Perde uma não significa perder a guerra. A vitória é sempre de quem chega no final. Somos mais fortes do que o inimigo, porque nosso Deus é mais forte e, destacou, citando Romanos 8:31 “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Sabendo que o Senhor nos separou, que nos escolheu, vamos atrás do que o inimigo nos tirou. Não vamos abri mão do que é nosso por direito. Se estivermos na posição em Deus nos colocou, se tivermos raízes firmes, Deus nos fará florescer, frutificar, e nosso fruto permanecerá.
Assim, encerrou abençoando a Igreja, após a leitura de Josué 1: 6-9:

6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Nenhum comentário: