Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 7 de setembro de 2008

Culto de Louvor e Adoração de 07-09-08



É tempo de construir vasos de bênçãos!

O ministrante da noite, Pastor Luciano Tinoco, iniciou sua preleção afirmando que, embora tivéssemos encerrado o Júbilo 2008, ele não terminou em nós. Assim, vencemos e venceremos essa semana que ora se inicia, porque assim o Senhor quer. Desde quinta-feira essa igreja tem se tornado, literalmente, um manancial. Ele lembrou as palavras de encerramento do Júbilo 2008, pelo bispo Roberto: “O que você vai fazer com o que recebeu”, corroborando a afirmação do líder da ICMV de que Deus não dá nada a Seus filhos para que apenas venha e fique.
Ele, então, explicou sobre o tema que desenvolveria em sua ministração nesta noite: a construção de vasos.
Durante o Júbilo, a Igreja foi ministrada para receber as águas. E agora, está preparada para levar o que recebeu? Perguntou o pastor, assegurando-nos que Deus usa símbolos para falar ao seu povo. Falaria, pois sobre o processo da construção de vasos e dentro desse processo como Deus usa homens e mulheres como vasos. Mas, para quê? Para decorar? Não. Concluiu: os vasos de Deus devem ter uma utilidade, são escolhidos com um propósito.
Citou Atos 9:15 “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”, lembrando o acontecera antes, por que a resistência de Ananias com relação a Saulo de Tarso, antes o perseguidor dos cristãos, que viria a ser Paulo, o apóstolo usado por Deus como vaso de honra.
Um vaso escolhido para levar, essa foi a denominação de Deus para Paulo, que deixou de ser arrogante, para se transformar em vaso que leva a palavra do Senhor. Mas antes esvaziou de si e das coisas do mundo para ser cheio das coisas do Reino.
O Espírito Santo nos diz que nós somos escolhidos para levar ao nosso local de trabalho as bênçãos de Deus. O mundo espiritual já está avisado que o Senhor nos atraiu até aqui para ser vaso escolhido, garantiu o pastor, que afirmou estar apenas trazendo o verdadeiro propósito de Deus para as nossas vidas.
Para isso, mostrou como o Senhor apresenta a experiência de Jeremias, descendo à Olaria. Deus levou o profeta e mostrou-lhe detalhes da construção de vasos em Jeremias 18: 1-6:
1 A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
O profeta viu a confecção e de como o oleiro agiu com o vaso que se partiu em suas mãos. Assim, o Espírito de Deus mostrou o processo de como o barro se transforma nas mãos do oleiro.
Nenhum vaso nasce vaso. Para se chegar à forma de vaso, há que se passar por 5 fases. E é dentro dessas cinco fases que Deus quer tratar conosco nessa noite, assegurou o ministrante, reafirmando que somos pessoas escolhidas por Deus para levar coisas boas.
Para se chegar à estatura de vaso do jeito que o oleiro quer estas são as cinco fases:
Primeira fase: A escolha- Existe cerca de 200 tipos de barros, todavia, apenas 8 servem para a confecção de vasos. No meio de 200 tipos de pessoas, Deus nos escolheu para ser uma das oito. Somos, portanto, um tipo de barro escolhido nessa analogia. Em I Pedro 2:9 “Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”, Deus nos assegura que somos geração eleita. Somos escolhidos, por isso devemos sair do estado de timidez e se estamos aqui é para passarmos da primeira fase.
Segunda fase: Curtimento- Lembrando Jeremias 18:4, quando o vaso se partiu na mão do oleiro, o pastor Tinoco asseverou que para o vaso não se quebrar tem que ter liga. E para isso tem que ser curtido. É uma das fases mais importantes. Quanto maior o curtimento, maior a liga e quanto mais liga, mais forte será o vaso. Aceite o curtimento de Deus, exortou o pastor, explicando que as vezes Deus a impressão de que nos deixa falando sozinhos. Ele até faz isso, mas não nos abandona. E o tempo em que Ele nos deixa sós é proporcional ao tamanho da obra que quer realizar em nós. Se ele nos deixa mais tempo no curtimento é porque nos quer mais fortes. Isso significa que nossa luta é do tamanho da nossa vitória, como Jacó em Peniel.
Terceira fase: Pisamento- A fase mais dura, que ninguém quer passar. Muitos querem ser forte, mas não querem ser pisados. É quando o barro é tirado do curtimento, quando o oleiro decide que está pronto para ser pisado. Quando ele v que já tem liga suficiente, ele começa a pisar e pisa com gosto, até que sejam retiradas todas as bolhas. Cristão cheio de bolhas de ar não passaram na fase de pisamento, assegurou o ministrante. Deus quer nos usar, mas para isso temos que ser pisados. A causa da quebra do vaso na mão do oleiro pode ter sido a presença de bolhas de ar. Muitas vezes Deus permite que sejamos desprezados, humilhados, feridos, deixa que nos pisem, para que lá na frente ninguém nos quebre. Amanhã tudo resistiremos porque seremos inquebráveis. O Oleiro nos ama e por isso nos escolheu para nos usar como vaso forte e de bênção. Essa fase não é fácil, mas Deus a permite para que quebremos o orgulho, a auto-confiança, o ar que forma bolhas. Vaso de honra é para a glória de Deus. Para isso cada bolha de ar, o pecado, tem que ser eliminado.
É preciso entender os propósitos de Deus para darmos honra e glórias a Ele. É necessário aceitar essas fases de Deus em nossas vidas, na família, no casamento, na empresa, etc...
Quando Deus deixa que nos pisem não é para sermos destruídos, mas para que sejamos fortalecidos. Se as pessoas lá fora nos pisam, pensando que estão por cima porque nos pisam, na verdade estão sendo usadas por Deus para nos fazer inquebráveis.
Quarta fase: Acréscimo- É quando o oleiro acrescenta outras coisas no vaso: água, palha, pedrinhas trituradas e faz uma mistura para o vaso ficar mais forte. É quando Deus coloca a água do Espírito, quando Ele traz o renovo. Deus não quer homens e mulheres que não tenham consistência, firmeza. Para ser forte a fim de carregar o peso da glória de Deus, não se pode contaminar com a vaidade, com escândalos. Só consegue vencer o mundo quem é vaso forte. Deus quer e precisa de vasos firmes. Não para ornamentar ambientes, mas para uso diário Dele. Nós não somos vasos de porcelana, ponderou o pastor, só para decorar esporadicamente. Deus quer nos usar diariamente levando testemunho, o peso da gloria da Sua glória. Acrescentemos santidade, humildade, compromisso, submissão e não seremos defeituosos ao receber esses acréscimos em nosso barro.
Quinta fase: Molde- É a que nos deixa do jeito que o oleiro quer. Nesse ponto o barro está prestes a se tornar um vaso segundo o coração do oleiro. Ele já sabe a forma que vai dar á sua criação. É a fase mais gloriosa, porque estamos na total dependência de Deus. Ele nos leva aonde quer. Estica, encolhe e acerta. Mas ele dá a forma somente se nos rendermos a Ele. Deus quer que tenhamos forma de servos. Cristão que não serve, não serve. O Oleiro vai nos quebrar até acertemos a forma Dele. Quando estivermos prontos vem a água de Deus, o óleo do Espírito porque já seremos um vaso preparado para ser usado por Ele.
O ministrante lembrou á Igreja que tem um chamado de Deus, que permitiu que fôssemos quebrados para que tivéssemos forma de vaso de honra. Assegurou que quem nos decepcionou não mais nos decepcionará, porque se seguirmos a Deus Ele nos fará vasos gloriosos.

Nenhum comentário: