Localização da ICMV

Localização da ICMV

sábado, 6 de setembro de 2008

Júbilo 2008- Segundo momento da manhã de 06-09-08


É tempo de clamar por águas puras


Os três tipos de água


18 E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
19 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
20 E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.
21 Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.
22 E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.
Gênesis 26: 18-22


O ministrante, Pastor Sales, leu junto com a Igreja o texto de Gênesis 26: 18-22, para mostrar, fundamentando-se na palavra de Deus, os três tipos de água.
Lembrou à Igreja que água é o símbolo da vida. O símbolo do Espírito Santo, mas que precisamos ter o discernimento de que tipo de água está em nosso meio.
Não só águas paradas fazem mal, mas há águas correntes que também estão contaminadas e não servem para beber.
Ele contou à Igreja a sua experiência em visita à África, quando, preocupado com a cor da água que lhes era servida, pagou a dois rapazes da terra para que fizessem um levantamento sobre o reservatório que abastecia a cidade, do qual saía a água que lhe era servida. O resultado comprovou sua apreensão, pois soube que em volta do poço havia cadáveres de animais e os abutres. Assim, ele pôde evitar a contaminação em seu corpo, comprando uma água mineral para seu uso.
O Pr. Lembrou, então, que o diabo está sempre entulhando os poços de nossos reservatórios. Trazendo como em Eseque e Sitna, a contenda.
E quem bebe de água de contenda vive debaixo de maldição porque Deus não se deixa escarnecer. A contenda é tão contagiosa como a dengue, ou a malária que se formam a partir de larvas criadas em águas paradas.
O ministrante, nesse momento, instruiu a Igreja a não dar ouvidos àqueles que adentram à casa de Deus para provocar intrigas e dissensões, àqueles que estão em desobediência a Deus, ou ao líder. A contenda nasce do espírito de inveja. Brota do coração de satanás. Dele que teve o privilégio de se sentar ao lado de Deus, mas teve inveja de Jesus e quis ser maior. Ele caiu pela inveja e ainda hoje busca levar à queda aqueles que o seguem. “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaías 14:12)
Não deixe a inveja entrar em seu coração, disse o homem de Deus àqueles que buscam águas de boa fonte, lembrando a Igreja para repreender os parasitas, contaminados com as águas de Eseque. Saia dessa água e busque as águas de Reobot, foi a instrução do profeta de Deus, pois águas do Espírito o diabo não bebe, mas somente os ungidos, os separados.
O Pastor, retomando o texto de Gênesis, lembrou que os servos de Isaque deveriam ter orado antes de cavar o segundo poço, Sitna, para não cavar em local contaminado. Se erraram em Eseque, não deveriam ter repetido o erro no segundo poço. Isso tem acontecido na vida dos cristãos que erram quando não buscam orientação em Deus, ao tomarem uma decisão e cavam em lugar contaminado, e seguem repetindo o erro.
Quando oramos, disse o pastor, o Senhor revela. Isaque orou antes de cavar o terceiro poço e Deus revelou o lugar. Reobot quer dizer prosperidade, multiplicação, lugar sem contenda.
Por isso, a Igreja deve insistir na revelação de Deus para não beber de águas contaminadas.
O ministrante reportou-se ao texto de João 4:6-17:

6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
7 ver mapa Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9 ver mapa Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;


Esse texto mostra a natureza e caráter de Jesus: Ele não tem preconceitos, é puro e perdoa os pecados daqueles que bebem da água de uma fonte saudável. Quando Ele diz cadê seu marido, Ele sabia que a samaritana vivia em pecado, mas deu a ela uma chance de consertar o erro. Jesus é misericordioso e dá uma nova oportunidade para aqueles que se arrependem. Deus vem ao nosso encontro, mas precisa saber se a água é limpa. A água por ser indispensável deve ser limpa e purificada. A mulher disse: dê-me dessa água, mas ela não a quis só para si, pediu também para seu marido e para toda a cidade. Depois de conhecer a fonte, ela saiu a proclamar. Pode-se dizer que foi a primeira mulher missionária: Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: João 6: 29-30 “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele”.
O ministrante lembrou à Igreja de que Jesus é a fonte da vida, a água é o símbolo do Espírito Santo, e que essa água está sendo derramada para a Igreja. Quando Jesus desceu ao inferno Ele voltou triunfante trazendo a chave: “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”. (Apocalipse 1:18).
Quantas vezes não fomos traídos por bebedores das águas de Eseque e de Sitna? Perguntou à Igreja o pastor Sales, exortando-a a vigiar e não cair na tentação do mundo e na conversa daqueles que contendem. Quem bebe as águas de Reobot não cria contendas, não espalha conversa, não fala mal dos irmãos, não desobedece aos líderes. O Espírito Santo revela um poço de qualidade àqueles que buscam essas águas.

Nenhum comentário: