Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 25 de abril de 2010

Culto de Santa Ceia da noite de domingo de 25-04-10


É tempo de despertar e sair do pecado.


O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, retomando a palavra dada pela manhã iniciou dizendo que daria continuidade à série de palavras “Cartas à Igreja” e explicou que igreja significa literalmente "chamado para fora, chamado", e assim se refere a um grupo de pessoas chamado para sair fora do pecado do mundo para servir ao Senhor.
A palavra para a Igreja de Éfeso é amar. Para a Igreja de Esmirma a graça do Senhor Jesus é suficiente para que seja tocado, perdoado. Para a Igreja de Pergamo a palavra é purificação, Deus não gosta de mistura, você não pode ter uma área de sua vida em pecado e outra em santidade. Quem se imiscui no pecado não agrada a Deus. Deus nos quer puros.
A carta a Tiátira falava sobre santidade. A palavra para aquela igreja és santidade, não é pelas obras que veremos a Deus, mas devemos ser santos, separados, sem santidade não veremos Deus.
A palavra para a Igreja de Sardes é despertar.
1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

As cartas começam sempre com a explicação de quem escreve. Não é João. Nesta carta, Jesus afirma ser o santo e o verdadeiro.
Sardes era conhecida pela sua vocação têxtil, mas também pela sua libertinagem. Você é livre, mas quando usa da liberdade para exercer o pecado, você traz morte. O Senhor Jesus diz: conheço as suas obras. Tem aparência de que vive, mas está morta. O Senhor conhece a sua aparência e conhece o seu coração. Ele sabe de todas as suas obras. A igreja de Sardes tinha aparência de vida, mas estava morta, assim como muitas pessoas. A igreja na qual o pastor vive correndo, com problemas está viva. Mas a igreja que tem tudo previsível, da pregação ao que será dito, não dá mais liberdade ao Espírito Santo. Tem muitas pessoas que conhecem a Bíblia, mas não vivem. O Senhor quer você vivo, reiterou o bispo. Ele espera que você seja vigilante, que deixe a libertinagem. Ele diz: o que você está fazendo não tem me agradado. Ele afirma que há pessoas moribundas, morrendo espiritualmente. E está na hora de chamar à vida. É o que o Senhor faz à Igreja de Sardes. Ele fala também com você. Quem dirige a Igreja é o Espírito Santo, afirmou o ministrante.
Tens nome de que vives, e estás morto: Esta frase mostra perfeitamente a diferença importante entre reputação e caráter. A reputação é a fama da pessoa, o que os outros acham que ela é. O caráter é a essência real da pessoa, o que realmente é. As outras pessoas podem ver somente por fora, mas Jesus vê o homem interior e sonda os corações. Ele não pode ser enganado por ninguém. A igreja de Sardes tinha a fama de ser ativa e viva, mas Jesus sabia que estava quase morta. Ela não era perseguida pelos romanos, era uma igreja aparentemente em paz e tomada por indiferença e apatia.

Em Sardes havia poucos que não se contaminaram. Mas esses poucos não fizeram nada por aqueles que viram em pecado. É um engano pensar que não seremos cobrados se virmos nosso irmão em pecado e não o admoestá-lo explicou o bispo. Não adianta mantermos brancas as nossas vestes e se em egoísmo deixarmos nosso irmão em pecado, sem avisá-lo do erro. Você é responsável pelo erro do seu irmão, garantiu o ministrante, se vendo-o no erro, nada fizer para avisá-lo, exortando-o, com amor a mudar de atitude.
Se você está morto, acorde, você é chamado para uma vida em santidade. Sai do erro, veja onde caiu e se arrependa, para uma vida. Saia da morte iminente em que tem entrado, quando se deixou contaminar e se arrependa verdadeiramente, voltando para o primeiro amor e deixando o pecado. Arrependimento não é algo de emoção, afirmou o ministrante. É a razão que faz com que você mude o curso de sua vida. É uma decisão pessoal.
Você não sabe quando o Senhor virá. E Ele virá como o ladrão. Ninguém sabe a que horas virá, ensinou o bispo, citando também a parábola das 10 virgens. Cinco eram prudentes e levaram azeite suficiente, enquanto cinco não fizeram previsão e quando o noivo chegou elas não estavam porque saíram para comprar. Você não sabe a que horas o Senhor virá. Tem se preparado para esse dia?

Nenhum comentário: