Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 25 de abril de 2010

Culto de Santa Ceia da manha de domingo de 25-04-10-


É tempo de reconhecer as próprias fraquezas e se fortalecer em Cristo


O ministrante da manha, o Bispo Roberto Marques, iniciou dizendo que todos os dias as misericórdias do Senhor nos alcançam e temos bênçãos para testemunhar, mas nem sempre nos lembramos disso, antes nos vem à memória as desventuras, justamente porque são poucas diante das bênçãos que temos. É momento de ceia, se estamos em comunhão é porque temos algo em comum. Podemos nos sentar à mesa do Senhor. Somos filhos de Deus, não criaturas apenas, porque invocamos o nome do Senhor e reconhecemos o Seu senhorio em nossa vida. Quando reconhecemos, passamos da condição de servos para a condição de filhos. Nem todos são filhos, mas somente aqueles que reconhecem Jesus em sua vida.
Dando continuidade à série de palavras “Cartas à Igreja” o bispo ministrou a palavra pela Carta à Igreja de Filadélfia, antes retomando as palavras chaves de cada igreja.
A palavra para a Igreja de Éfeso é retomada ao primeiro amor, às primeiras obras. Para a Igreja de Esmirma é a minha graça te basta. Para a Igreja de Pergamo a palavra é purificação , Deus não gosta de mistura, você não pode ter uma área de sua vida em pecado e outra em santidade.
A carta a Tiátira falava sobre santidade. A palavra para nós é ser santo. A palavra para a Igreja de Sardes é despertar. Para a Igreja de Laodicéia a palavra é dependência de Deus.
Filadelfia sempre foi uma Igreja exemplo, explicou o bispo, lendo Apocalipse 3: 7-12:


7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Como sempre começa dizendo quem escreve. Não é João. Nesta carta, Jesus afirma ser o santo e o verdadeiro. Aquele que é verdadeiro e que tem as chaves que pode abrir portas, as quais ninguém pode fechar. Não há limites para o que possa fazer. E diz que coloca uma porta verdadeira para que seja anunciada a salvação a todo mundo. Filadélfia é uma igreja missionária, que não perde oportunidade de anunciar o nome de Jesus. Ele tem as chaves do Reino e coloca as chaves diante de nós. Somente através de Jesus podemos alcançar a vida eterna com Deus. Todos os homens terão a vida eterna, mas a questão é com quem. Vida eterna com Deus nos céus, no paraíso, ou sem Deus no inferno. O Senhor nos coloca uma porta aberta para que enunciemos, sem perder as oportunidades que Ele tem colocado em nossa frente para que falemos de Jesus. Deus dará a você um novo tempo, uma nova oportunidade para fazer a vontade de Deus.


Como diz Jesus, devemos saber que somos fracos, reconhecendo a nossa fraqueza, mas nessa fraqueza Deus se revela. Diferentemente de outras igrejas que eram fortes e se pautavam nas próprias forças, Filadélfia se reconhecia fraca, mas não negava o nome do Senhor, mesmo diante de suas dificuldades e limitações. Ela manteve a sua fidelidade ao nome de Jesus. Quantas pessoas têm negado o nome de Jesus por pouca coisa. Será que seremos fieis à palavra, se formos provados, perguntou o bispo, lembrando o exemplo dessa igreja.


Quando você se torna fraco e se humilha debaixo da soberana mão de Deus, Ele te fortalece e aqueles que têm tentado lhe humilhar serão obrigados a reconhecer a sua força em Cristo.
Aqueles que têm negado o reconhecimento de que você é um sevo de Deus, serão obrigados a fazê-lo porque Deus aquele que O ama e diz a você nesta manhã que fará tudo por você. ele fortalecerá você na sua fraqueza. Enquanto se mantiver na sua condição de fraqueza o poder de Deus se manifestará na sua vida. O perigo é quando nos achamos fortes e independentes, quando achamos que temos recursos suficientes para não depender de Deus. Louve a Deus na sua fraqueza, como fez a Igreja de Filadélfia. Não perca tempo, fale de Jesus.
O que prova ouro é fogo. Tudo será passado pelo fogo e o que for provado ficará, afirmou o bispo, lembrando que a salvação é pela graça e não pelas obras. As suas obras serão provadas e constituirão o seu galardão, explicou.
Dentre as sete cartas às igrejas no Apocalipse, encontramos duas que não contêm nenhuma crítica das igrejas: A carta à igreja em Esmirna, uma congregação pobre que enfrentava perseguição, e a carta à igreja em Filadélfia, uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus. Os homens costumam medir força e qualidade em termos de tamanho, poder e riqueza, mas Jesus vê as igrejas de forma diferente. Independente de sucesso em termos que o mundo vê e mede, Jesus olha para o caráter e o coração de cada discípulo e de cada igreja. Ele sabe muito bem quem pertence a ele.
E quando vem a perseguição, aqueles que são de Deus verdadeiramente resistem e se mantém, ensinou o bispo, lembrando o exemplo da maior igreja cristã no mundo, localizada na China. Lá, ser cristão não é status, mas motivo de perseguição. E apesar disso ela cresce e se fortalece a cada dia mais, porque se mantém firme, mesmo com as tribulações.
Não devemos nos preocupar com a marca da besta, porque já somos selados com a marca do Cordeiro de Deus. Se você foi marcado pelo selo do Espírito Santo, não há espaço para outro sinal. Se você não está seguro disso, ainda é tempo de buscar essa marca. Tome posição, exortou o bispo, explicando que essas cartas foram escritas para que tomemos posicionamento como cristão autêntico e fiel.
Sete são as cartas, número que indica totalidade, plenitude. Coloque em prática o que foi ensinado nessas cartas, se você encontrou em si alguma das enfermidades relatadas nessas cartas, mude. Tome posição, não fique prostrado, veja onde caiu e se levante. Volte ao início, exortou o bispo, agradecendo pelo selo da redenção
.

Nenhum comentário: