Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 18 de abril de 2010

Culto da manhã de domingo de 18-04-10




É tempo de deixar de voltar a depender de Deus


O ministrante da manhã, o bispo Roberto Marques, iniciou retomando com a Igreja as lições anteriores pelas palavras dadas às Igrejas de Éfeso,
Explicando que na sequência seria a Igreja de Filadélfia, porém, essa Igreja será objeto de estudo mais à frente e passou à Igreja de Laodicéia, lendo Apocalipse 3: 14-22

14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



A carta à Igreja de Laodicéia é uma das mais pesadas. É uma igreja que se caracterizou pela independência de Deus, o que causa a morte espiritual. Laodicéia era uma cidade economicamente rica, onde havia uma grande movimentação financeira. Havia a criação de ovelhas de uma lã negra usada para a fabricação de tapetes caríssimos. Seu centro medido se destacava pela área oftalmológica. Ali residiam pessoas abastadas. Era um centro médico, têxtil e econômico fortes, assim como a igreja era forte. Ela não era criticada pela promiscuidade, mas recebe a maior advertência, iniciando por quem escreve.
Inicia pelo Amém. Jesus se intitula assim: aquele que dá a última palavra. A testemunha fiel e verdadeira. Nele tudo foi criado. Ele se identifica como o início e o final. É o princípio da criação e Nele está o final. O Amém. A concordância.
Ele novamente declara: “conheço as tuas obras”. Jesus não está ausente e sabe exatamente o que se passa com você, afirmou o bispo. O Senhor está do seu lado e conhece as suas obras. Conhece quem você é. Laodicéia recebe a maior advertência porque perdeu a sua finalidade.
Jesus compara duas cidades: uma onde havia águas termais, usadas para cura. Essa é a função da Igreja, ser usada para a cura. Perto de Laodicéia a 16 KM dali, havia Colossos, onde as águas eram frias. Mas as águas de Laodicéia eram mornas e isso gera náuseas em Deus. Antes ser frio ou quente. Água morna faz vomitar, ensinou o ministrante. Jesus usa essa comparação para nos mostrar: ou somos usados para exercer refrigério para as almas, ou para a cura. Se somos mormos, somos apenas esquentadores de bancos, sem cumprir nossa função. Foi para curar almas e ser refrigério que Jesus nos chamou.
Jesus estava nauseado, mas não vomitou e chama a atenção para que voltemos à prática das primeiras obras. É o que faz à Igreja de Laodicéia, que assim como muitos cristãos hoje, tinha perdido a sua função. Ao pensar que estava rica e abastada, julgou não depender mais de Deus. Ao perder essa dependência perdeu sua função curadora. Não foi a sua forca, nem sua capacidade que gerou sua riqueza, ensinou o bispo. É preciso lembrar sempre que tudo foi Deus que nos deu. Quando quebramos os vínculos de dependência ficamos mornos.
Eu preciso de Deus, não importa a riqueza que temos, asseverou o ministrante, pois no momento em que dissermos que não precisamos de nada ou de ninguém é quando caímos.
Ao contrário, o Senhor Jesus trata com os poucos daquela cidade que era o centro têxtil de roupas finas, o centro oftalmológico e o centro financeiro abastado, mas independe disso foi chamada de miserável, cega e nua. O Senhor aconselha você que compres Dele ouro puro refinado no fogo, isso é busca de santidade. Em contraponto às roupas de lã preta, o Senhor aconselha que use roupas brancas, que significam santidade. O Senhor afirma: você se apresenta nu, suas vergonhas estão expostas, mas o que nos leva a um posicionamento de santidade é o sangue de Jesus. Ele chama a adquirir Dele as vestes alvas, a fim de que sua nudez não seja vista. Há um contraponto: em uma cidade em que as pessoas iam em busca de cura para os olhos, as pessoas que viam estavam cegas. O pior cego é o que tem a faculdade de ver e não enxerga, afirmou o bispo. É melhor acusar o erro do outro, apontando-o, pois assim faço vista grossa ao meu. Mas Deus julgará cada um por si. Se você não pode ajudar seu irmão, não o atrapalhe. Se você pode apontar o seu erro e ajudá-lo faça isso, mas se for apenas para acusar, veja primeiro o seu erro.
Todo tratamento só começa a funcionar quando a pessoa reconhece que precisa de cura. Antes não funciona. E Jesus chama ao posicionamento, se Ele está enviando um colírio para os seus olhos, receba. Se Deus está disciplinando você é porque o toma como filho. Ele só disciplina a quem ama. Filhos são somente os que são feitos assim pela confissão de Jesus como Senhor e Salvador. Se você se sente repreendido, você é filho. Palavra para a Igreja de Laodicéia é depender totalmente de Deus. Essa também é para você: vivemos em uma época em que buscamos a independência. A esposa querendo independência do marido, os filhos dos pais. O sacerdote não tem mais autoridade.
Quem manda em sua vida? O Senhor Jesus está fora da Sua Igreja, batendo à porta. Que coisa triste, afirmou o bispo. O Senhor está falando a você. Você o colocou para fora. E Ele bate. Onde está Cristo em seu viver? Ele está no centro, no trono e você está ajoelhado diante Dele?
Mesmo você tendo afastado, mesmo você tendo deixado Ele fora da sua vida, Ele bate e diz: “se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Como está sua comunhão com Ele? Não há comunhão maior do que se sentar à mesa, porque ninguém se senta à mesa com o inimigo.
Ele está tratando com você que se afastou Dele, que O deixou fora de sua vida, para viver de forma independente. O que você fez: está cego e nu, mas Jesus lhe ama muito e que lhe dar muito mais. Mas é chamado ao arrependimento.
Em todas as cartas, com exceção de uma, há um chamado ao arrependimento. Ele não quer você morno, senão será vomitado. Deus não gosta de meio-termos. Se você está frio serve de refrigério, se está quente serve para cura, mas o cristão morno só serve para provocar vômitos. Jesus quer devolver a você a função para a qual Ele chamou.
Se você está precisando de conselhos. Se há uma área da sua vida que precisa ser mudada, ser tratada e cuidada por Deus, clame por Ele. Ele está à porta e bate. Mas a chave quem tem é você!

Nenhum comentário: