Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Culto de despertar da fé de 07-04-10



É tempo de ouvir o profeta de Deus


O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, iniciou a preleção afirmando que esta é um noite de despertar. E aqueles que dormem devem despertar, porque o Senhor é um Deus de perto. É Deus em qualquer situação e trouxe você nesta noite para que fosse abençoado, afirmou o bispo convidando a Igreja abrir a Bíblia no livro de 2 Reis 6:
Fé é certeza e quando trazemos nossos problemas a Deus encontramos a solução. Quando colocamos na mão Dele, temos a solução, afirmou o ministrante ensinando que no texto de 2 Reis encontramos dois episódios que envolvem o profeta Elizeu, um homem maduro e que vivia pela fé. ele tinha seus discípulos e seguidores e nessa situação .


8 E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.
10 Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
13 E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.
14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.
15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18 E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam. O SENHOR lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.
21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
22 Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.
24 E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.
25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.
26 E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.
27 E ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?
28 Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.
29 Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.
30 E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne,
31 E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele.
32 Estava então Eliseu assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?
33 E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do SENHOR, que mais, pois, esperaria do SENHOR?
2 Reis 7:
1 Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
2 Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
3 ¶ E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?
4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.
5 E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.
6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
7 Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.
8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.
9 Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.
10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só cavalos atados, jumentos atados, e as tendas como estavam.
11 E chamaram os porteiros, e o anunciaram dentro da casa do rei.
12 E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os sírios nos fizeram; bem sabem eles que esfaimados estamos, pelo que saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.
13 Então um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que restam aqui dentro (eis que são como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui; e eis que são como toda a multidão dos israelitas que já pereceram) e enviemo-los, e vejamos.
14 Tomaram, pois, dois cavalos de carro; e o rei os enviou com mensageiros após o exército dos sírios, dizendo: Ide, e vede.
15 E foram após eles até ao Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de aviamentos que os sírios, apressando-se, lançaram fora; e voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.
16 Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do SENHOR.
17 E pusera o rei à porta o senhor em cuja mão se encostava; e o povo o atropelou na porta, e morreu, como falara o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele.
18 Porque assim sucedeu como o homem de Deus falara ao rei dizendo: Amanhã, quase a este tempo, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha por um siclo, à porta de Samaria.
19 E aquele senhor respondeu ao homem de Deus, e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu poderia isso suceder? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém dali não comerás.
20 E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e morreu.

Vemos o rei da Siria fazendo planos e armadilhas. O rei de Israel foi livre porque deu ouvidos ao homem de Deus. O profeta Elizeu sabia de tudo porque Deus a ele revelava tudo, assim se dizia dele. Então mandou cercar a cidade e quando o moço vê a situação olha e corre ao seu senhor indagando o que fazer. Mas aquele que confia no Senhor não se turba com más notícias. Elizeu pediu que lhes abrissem os olhos e deu uma palavra de ordem: maior é o que está conosco do que os que estão com eles. Era um posicionamento de fé. a fé vem pelo ouvir e os milagres seguem aos posicionamentos de fé. muitas vezes o homem de Deus tem que orar para que as pessoas vejam além dos olhar humano aquilo que não tem solução. Deus aja, abra os olhos para que vejam. Essa foi a oração de Elizeu. Aí o jovem viu uma escolta de anjos com labaredas de fogo em volta de Elizeu. O exercito veio sobre ele, mas o profeta não temeu. Pediu a Deus que cegasse o exército. É preciso saber o que pedir para Deus, ensinou o ministrante. Quando o povo de Israel chegou, Deus lhe trouxe o inimigo a sua mão. Eles foram e não se soube de mais ataque do rei da Síria. O rei considerando o profeta, mandou perguntar se viveria e lhe mandou Bem Hadade. E ele mandou dizer que o rei não morreria da doença, mas o matou assumindo em seu lugar e se fez rei. Nesse período a fome acometeu Samaria. Tal era o desespero que a própria mãe deu o filho a comer a outra. O rei se humilhou em pano de saco e cinza por debaixo das roupas reais e se virou contra o homem de Deus. Mandou o mensageiro a Elizeu. Esse sabendo que sua cabeça estava a prêmio não fugiu. Homens de Deus não fogem, esperam em Deus. Muitos foram mártires, mas não fugiram, explicou o bispo. Elizeu não fugiu. E afirmou que no dia seguinte a comida estaria a preço baixo. O homem não acreditou, mas para Deus não há limites. Se Ele determinou Ele faz acontecer. Ele executa o que quer. Naquela noite o rei desistiu de cortar a cabeça do profeta. Deus usa quem Ele quer. E Ele usou os quatro leprosos que chegaram ao arraial deserto. E anunciaram ao rei, que pensou ser o livramento de Deus uma armadilha. Muitas vezes pensamos assim e não damos ouvidos quando nos dizem para fazer algo. Deus usa quem quer, usa mula de Balaão, lembrou o ministrante. Cuidado para você não ser atropelado na hora da bênção. Tome um posicionamento e tenha certeza. Não duvide, mesmo que tudo pareça cada vez pior. Permaneça fiel, não arrede o pé. Não retroceda, pois Deus que prometeu é poderoso e não deixará de cumprir Sua promessa. Acredite, tome um posicionamento de fé, exortou o ministrante. Na hora certa Deus proverá. Ele só não fará se você duvidar. Cuidado ao desafiar Deus. Deus tudo pode e vai fazer aquilo que quer fazer, assegurou o bispo, abençoando a igreja como homem de Deus. O pedido foi que tenha os olhos abertos para perceber a bênção do Senhor. Deus está no controle afirmou o bispo, assegurando que as coisas de Deus não se abalam, ao contrário das coisas terrenas.

Nenhum comentário: