Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 11 de abril de 2010

Culto da manhã de domingo de 11-04-10



É tempo de deixar o pecado


O ministrante da manhã, o Bispo Roberto Marques, dando continuidade à série de cartas à Igreja, convidou a Igreja a conhecer a carta à Igreja de Sardes e explicou que o Senhor Jesus estava escrevendo à totalidade da Igreja e João apenas era o redator.
Apocalipe 3: 1-6
1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

E, após orar com a Igreja, determinando vitória, ministrou paz, alegria, gozo e tranqüilidade para ouvir e receber a palavra.
Assim, explicou que Sardes era uma cidade bem planejada, reconstruída por Tiberio Cesar, depois de ser destruída por um grande terremoto. Era pólo industrial e comercial e ao contrario de Esmirna era uma cidade rica, todavia sofria com a luxuria e a imoralidade que também penetrou na Igreja.
Os sete Espírito, Aquele que tem a totalidade do Espírito de Deus é que fala à Igreja nesta manhã. É Aquele que tem autoridade e poder. É o Senhor Jesus. Ele diz que conhece as suas obras. Ele conhece com quem você está andando e está presente no meio da igreja. Ele conhece as suas obras. A Igreja de Sardes vivia de aparência. “tens nome de que vive, mas és morta”. Quantos não estão nesta situação: têm aparência de cristão. É dizimista, freqüenta o culto, a célula, mas estão mortos.
A carta a Sardes, explicou o bispo, é a única carta que não apresenta elogios. Só pontos negativos, ensinou o bispo, assegurando que Deus não olha o exterior e está mais preocupado com o que está por dentro do que está por fora. Ele está tirando a pulsação e sabe quem está com aparência de vivo, mas está morto. A imoralidade toma conta de muitos. Não é difícil encontrar na igreja pessoas com a vida comercial ilícita. Pessoas que acham natural a prostituição. Meninas, mães solteiras.
Há muitas igrejas assim: tudo funcionando no seu devido lugar, olha-se e tudo está aparentemente certo, mas estão como um defunto em um caixão. Tudo arrumado, mas inerte. Morto, sem vida.
Muitas vezes é preferível uma igreja em que o pastor tenha muito trabalho, em que as coisas não estejam todas organizadas.
Como está você? Está apenas com a aparência? Como um Zumbi? Um morto vivo que freqüenta a igreja. Tem aparência de que tudo está perfeito, mas está morto?
O ministrante lembrou que Sardes foi tomada por falta de vigilância. Essa é a palavra para Sardes: VIGILÂNCIA. Como estão suas obras na presença de Deus?
Ainda havia em Sardes uns poucos que não haviam sido contaminados com a luxuria, com a devassidão, mas eram poucos, algumas brasas, entre as cinzas. E a palavra era para que se ajuntasse as brasas para que voltasse a queimar. Para que atingisse aqueles que estavam para morrer.
Temos que dar ouvido continuamente à palavra de Deus. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja. Tem gente que ouve, mas não escuta. Continua a vida do mesmo jeito. Não revê os seus posicionamentos. Você tem que tomar posicionamento na presença de Deus, ser vivo, não apenas ter aparência.
Jesus vai menção à Sua segunda vinda. Não saberemos a hora e nem o dia e ai de quem Ele encontrar morto, porque nosso Deus é Deus de vivos e não de mortos. Ele está falando de vida espiritual não fisiológica. E quando vier quer encontrar a Igreja viva, com todos os sintomas de vida, não com a aparência. Eis porque faz um chamado ao arrependimento. E arrependimento é uma questão racional, não emocional, que envolve choro, lágrima, o que muitas vezes podem ser apenas aparência. O arrependimento é tomada de posição e mudança de atitude, é desejo sincero de mudança”vou tirar a luxuria da minha vida, vou tirar o pecado de minha vida. E isso implica atitude, não apenas discurso. A Igreja que adapta o pecado em sua vida morre. A única coisa que nos separa de Deus é o pecado.
Novamente Jesus fala sobre a possibilidade da surpresa de Sua vinda e exorta a Igreja a vigiar. O Senhor Jesus lava e alveja as suas roupas com Seus sangue, deixando-as limpas e brancas. O branco é sinal de limpeza. Não importa como estavam, mas se foram lavadas com o sangue de Jesus estão alvas. Como estão suas vestes?
O espírito da Igreja de Sardes tem influenciado tanto a Igreja que o que era exceção virou regra. O pecado é comum. E quem vive em santidade é considerado exceção. O pecado é acidental, fortuito e não é a norma. Mas se você peca é porque quer. A você compete dominar. Não adianta falar que foi algo maior do que você, porque Deus já lhe deu condições de vencer o pecado.
Sardes é chamada a despertar. A consolidar o resto porque ainda há alguns poucos chamados ao posicionamento. Os poucos que não se contaminaram foram chamados a despertar. Você que tem suas vestes limpas está sendo chamado a se posicionar diante daqueles que pecam. Se você ver seu irmão pecar e não chamá-lo a uma mudança de posicionamento, será responsabilizado por isso. Se você se acostuma com o pecado corre o risco de se contaminar e não percebe que também está morrendo. A célula necrosada do corpo tem que ser retirada para não matar as demais vivas. Se você está vendo seu irmão pecar e não se posicionar, alertando-o sobre seu erro, você pode aos poucos se contaminar e morrer, porque a aceitação do pecado contamina o corpo e faz com que o corpo se esfrie.
Se há uma área de sua vida que precisa ser despertada, ore e busque o Senhor e tome um posicionamento, pois apenas Jesus pode lavar as suas vestes e torná-las brancas. Mas a decisão de não mais pecar é sua. Como você estará se Jesus voltar agora?


Nenhum comentário: