Localização da ICMV

Localização da ICMV

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Tarde do Refrigério de 14-08-08


È tempo de receber as bênçãos do Senhor

A palavra da tarde foi entregue pela missionária Irmã Rhode, conselheira da ICMV, que falou à Igreja sobre os conselhos para sermos abençoados, lembrando a todos que as promessas do Senhor permanecem.


Ela observou que a Bíblia tem inúmeros conselhos, sábios e instrutivos, e inda assim tanta gente permanece no erro. Basta ouvir o Espírito Santo, por meio das palavras que estão dentro de nosso coração. Ele é nosso Conselheiro, assegurou citando João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O Espírito Santo é o nosso professor, nosso amigo, advogado, juiz, e fala a nós quando fazemos coisas que não agradam a Deus.

“O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”, é o que afirma o sábio no livro de Provérbios 12:15, reportado pela ministrante para lembrar à Igreja que aquele que ouve um mau conselho é insensato, bem como aquele que anda sobre seu próprio entendimento sem atentar para a voz do Espírito, porque no mundo há muita informação errada, que desvia o tolo do bom caminho: a programação da TV, o mau uso da internet, rodas de pessoas sem o caráter e o conhecimento do Senhor. Mas a palavra de Deus deve ser lida, ruminada, meditada a todo tempo, com a direção de nosso melhor professor: O Espírito Santo de Deus, porque todo conselho que não está amparado pela Palavra é falso e armadilha para nos desviar do caminho santo.
Muitas pessoas têm oportunidade de serem abençoadas e a desperdiçam, mas a Bíblia nos traz vários exemplos de homens que apesar de sua natureza falha, souberam aproveitar as oportunidades e foram largamente abençoados.
A ministrante iniciou citando Jacó, lembrando sua ambição e o conhecimento do privilégio que a palavra de Deus lhe dava. Seu irmão trocou com ele o direito à primogenitura, como quem desconhecesse a importância daquela bênção, mas Jacó soube aproveitar a ocasião e foi abençoado sendo conhecido como o patriarca da nação de Israel. Ele entrou na linhagem de Jesus e é respeitado pelo povo Judeu. Não há problema em ser ambicioso, desde que a ambição seja santa, ou seja, em intenção de alcançar a obra de Deus e da melhoria de vida espiritual.
Um outro exemplo citado: Isaías, que prontamente respondeu ao chamado de Deus e ficou conhecido como o grande profeta messiânico: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaias 6: 8).
Davi, apesar de sua compleição física pequena, não se acanhou diante do desafio, aproveitou a oportunidade e quis saber da recompensa, colocou sua fé em ação e mudou o curso de sua vida e de seu povo:
“E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”(I Samuel 17: 25-26)

Paulo também aproveitou a oportunidade, tornando-se o apóstolo dos gentios, trabalhou bastante e alicerçou a Igreja do Senhor entre os demais povos.
A ministrante, depois citar alguns dentre os vários exemplos de homens que souberam aproveitar as oportunidades de bênçãos que lhes foram dadas, mostrou à Igreja que também muitos perdem a oportunidade porque não arriscam, porque se acomodam, não querem começar por baixo ou não aproveitam o tempo. Ela destacou que o relógio não retrocede, mas é preciso remir o tempo, como nos ensina Paulo em sua carta aos Efésios 5: 15-16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus”. Isso significa dedicar mais tempo a Deus, dar prioridade a Ele, organizar a agenda com destaque para o Senhor.
Muitas pessoas encontram tempo para tudo, mas quando se trata de cultuar ou agradar a Deus sempre acham uma desculpa: estão cansados, têm trabalhado muito, e se esquecem de que Ele é quem é que abençoa e que se têm trabalho, isso deve ser atribuído ao Senhor. Portanto a disciplina é fundamental. Dormir menos e cultuar mais a Deus. Há pessoas que conseguem dormir toda a manhã, ou toda a tarde e não encontram poucas horas para o Senhor. Estão perdendo tempo e oportunidade. E tempo não volta atrás. Deus deve ser colocado à frente de qualquer coisa: trabalho, lazer, namoro, estudo. Lembrem de Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Um outro conselho para receber as bênçãos é sonhar: sonhar sonhos realizáveis. Acreditar nos sonhos e selecionar as coisas boas, tomando cuidado com a influência da TV, das amizades mundanas, de certas atividades sociais, enfim, daquilo que não agrada a Deus e impede que Sua mão seja estendida a nosso favor.Tiago 4: 4 nos adverte quanto a isso: “não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. É preciso consagrar tudo ao Senhor, usar bem a internet, porque mal utilizada ela é instrumento do diabo e nos tempo o precioso tempo de Deus, afastando-nos das bênçãos.

Há que se esforçar para receber e tomar posse da bênção, lembrando da promessa a Josué 1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Josué tomou posse da promessa e entrou na terra prometida, junto com Calebe, porque obedeceu e confiou.

A ministrante lembrou o exemplo de Gideão para asseverar à Igreja que Deus não chama os ociosos e desocupados para a Sua obra, mas os comprometidos porque são os que têm o coração voltado para Ele. E são colocados à frente da batalha, cada um conforme o dom que lhe foi entregue. Isso significa fazer a obra com dedicação, porque também aquele que pode e não faz o bem peca, não só o que faz o mal, lembra Tiago 4: 17 “17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Pecado não é só roubar, mentir, prostituir, adulterar, mas deixar de fazer o bem.

A irmã Rhode lembrou a Igreja da Lei da Reciprocidade, explicitada em Mateus 7: 12, “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas”. Quem quer ser perdoado deve primeiro perdoar, quem quer ser amado deve amar, pois quem planta, colhe o que plantou.
Essa é a Lei da Semeadura: Eclesiastes 11:1 ”Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”, quando menos se espera a recompensa virá.
Mas é preciso, antes de mais nada, buscar o conhecimento de Deus como recomenda Oseías 6:3 “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. Orar, ler, meditar na palavra. A Bíblia nos exorta a isso: conhecer e prosseguir conhecendo: Isaías 55:6: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Erra quem não conhece a palavra, pois, conforme nos diz o apóstolo Paulo em 2 Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

Conhecer as escrituras, meditar nela e confiar em Deus, porque Ele não falha, não erra e conhece todas as coisas, por isso, a ministrante lembrou à Igreja, antes de encerrar: “se Ele mandar, vá na força do Senhor, que Ele assume e a vitória será certa”.

Nenhum comentário: