Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 28 de março de 2010

Culto de Santa Ceia da manhã de domingo de 28-03-10


É tempo de assumir o verdadeiro sacerdócio



O ministrante da manhã, o bispo Roberto Marques, iniciou a preleção lembrando que Apocalipse é o livro de revelações. E João, exilado na Ilha de Patmos porque o imperador já havia cansado de tentar matá-lo, então enviou-o à ilha. Mas o imperador não sabia que quando o servo de Deus é isolado ele é usado pelo Espírito Santo.
Na Ilha, no exílio, João teve a revelação a ser entregue a Igreja. Ele escreve a primeira carta à Igreja de Éfeso, uma igreja inicialmente dinâmica que com o tempo foi se acomodando. Criou fama, mas se tornou morma, passou a fazer as coisas por hábito. E Jesus a chama a voltar ao primeiro amor.
A segunda carta foi escrita à Igreja de Esmirma, uma igreja que passava por tribulações e a melhor forma de passar por ela é com a graça de Deus, portanto, ensinou o bispo, não peça para que Deus o tire da tribulação, mas que lhe dê graça pois é na tribulação que crescemos.
A terceira carta foi escrita à Igreja de Pérgamo, uma igreja que se deixou contaminar pelo mundanismo, pela doutrina de Balaão.
E hoje, anunciou o ministrante, a palavra é dirigida à Igreja de Tiatira, e leu Apocalipse 2: 18-27
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Como em todas as cartas, Jesus se identifica como o autor desta carta. Ele diz: essas coisas vos diz o Filho de Deus. Não há nada que passe despercebido por Ele. Ele vê o interior e o exterior e vê o mais profundo. Ele está olhando para você e não há nada que não possa perceber. Nele há resistência e glória: vê tudo e esmaga com os pés aquilo que não é da sua vontade. Ele não vê só as aparências, mas também as intenções. Ele mostra que conhece o amor, o serviço a paciência e sabe que as últimas obras eram melhores do que as primeiras. Se parasse por aqui seria um modelo de igreja, porque é o que Jesus que: uma igreja que ama, que crê e que persevera, crescendo com as últimas obras sendo melhores do que as primeiras. Mas Ele diz que isso não é motivo para se vangloriar.
Contudo, na seqüência, Jesus mostra o que há de errado nesse crescimento: passou a tolerar coisas erradas. Tiatira era uma cidade comercial, um pólo têxtil. Atos 16 menciona Lidia de Tiatira, vendedora de púrpura. Tinha vários sindicados comerciais e associações, onde corria muito dinheiro e havia um tráfico muito grande de influências, ensinou o bispo. Devido a isso, para se estabelecerem, muitos toleravam coisas ilícitas para prosperarem.
Nessa carta, Jesus fala do espírito de Jesabel, aquele que aceita a permissividade, o pecado. Homens e mulheres dizendo ser profetas aceitam a prostituição. E isso não se restringe apenas à prostituição sexual, afirmou o bispo, mas à prostituição espiritual que aceita a relação com outros deuses.
O bispo ensinou que a mulher foi criada por Deus para ser ligada a um homem. Seja o pai, quando solteira, ao marido, se casada e até mesmo ao irmão. E quando esta ordem é quebrada, acontece problemas e não é por questão de incompetência, mas de função. A função da mulher não é ser sacerdote, essa função é do homem. E a mulher não deve assumir isso. Se o homem não está cumprindo, deve começar a exercer essa função. Não há sacerdotisa, reiterou. A mulher deve incentivar o marido a ser o sacerdote do lar e não tomar esse lugar. Esse é o caminho. Será cobrado do homem se os filhos não são educados no caminho do Senhor, e não da mulher, que como serva de Deus saberá dar honra àquele que Deus colocou sobre ela. A mulher costuma ser mais aberta espiritualmente. Lidia era uma grande empresária da área têxtil. A mulher de Provérbios 31 dava honra ao seu marido, embora fosse uma grande empresária e administradora. Mulheres não assumam o que é tarefa de seu marido, exortou o bispo. Maridos não deixem de fazer o que lhes cabe na educação dos filhos e no sacerdócio do lar, ensinou o bispo.
O profeta de Deus não diz coisas apenas para agradar o homem. Ele deve dizer o que Deus manda, mas quando surgem aqueles que dizem apenas a palavra para agradar, levantam-se profetas de Jezabel. A palavra deve ser autêntica, mesmo que incomode ou fira, mas deve ser dita para abrir os olhos do que estão em pecado. Não é para profetizar o que o povo quer ouvir. Isso não grada a Deus, embora a igreja se encha. Igreja que apenas satisfaz os interesses pessoais daqueles que vão ouvir os que lhes interessa. As vezes a palavra é dura e deve ser dita. Quem quer servir a Deus deve deixar o erro. Isso deve provocar arrependimento e uma tomada de decisão, deixar o errado para praticar o certo. A igreja deve se preocupar com uma vida de santidade de seus membros e não concordar com seus erros para cresça em número. Quem aceita isso tem o espírito de Jesabel, espírito que aceita e estimula a prostituição tanto moral quando sexual. Mas, lembrou o bispo, igrejas que aceitam a permissividade e aceitam o erro, que diz o que o povo quer ouvir e não apenas o que a Bíblia diz, permitem a prostituição e levam seus membros à perdição.
A Bíblia diz que sem santidade ninguém verá a Deus. Mas na Igreja de Tiatira nem todos concordavam com a permissividade. Havia um grupo que não agia assim. Aqueles que se prostituem não são filhos. Quem foi gerado em posicionamentos errados e não voltam atrás é eliminado, porque Jesus tudo vê. Ele chama àqueles que se prostituem ao arrependimento e não tolera quem faz vistas grossas a isso. O profeta de Deus chama o povo ao arrependimento e exorta o pecador a deixar o erro, mas aquele que tolera a prostituição é chamado profeta de Jezabel e Deus não o tolera.
Deus dá um tempo de arrependimento àqueles que se deixaram corromper, que estão vivendo fora da santidade esperada por Jesus. Mas aqueles que agem segundo a palavra, que não se corrompem, a todos quantos não têm esta doutrina, Jesus diz que tem para ele a estrela da manhã.

Nenhum comentário: