Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 14 de março de 2010

Culto de Louvor e Adoração de 14-03-10


É tempo de perseverar na fé, mesmo nas tribulações

O ministrante da noite, iniciou a preleção explicando que as sete cartas foram escritas para a Igreja, portanto, é para você, afirmou, lendo Apocalipse 2:8-11:


8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.


A igreja de Esmirna ficava em uma cidade rica, com potencial comercial enorme, explicou o bispo. Neste lugar, que ainda existe nos dias atuais com o nome de Izmir, havia muita adoração ao imperador. Jesus tem o controle do tempo. Ele é Senhor do tempo. Ele é o senhor da vida. Ninguém tirou Sua, mas Ele a deu por nós, esclareceu o ministrante, lembrando que a igreja em Esmirna era uma igreja perseguida pelos seguidores e adoradores de Cesar, por isso enfrentava tribulações e passava por luta. Mas passou por tudo isso com graciosidade, por amor a Jesus. Não ficaram chorando, nem resmungando. Fizeram o que recomenda Paulo: alegrai-vos nas tribulações.
Era uma igreja pobre, em contraponto a outras igreja. Pobre na visão humana, material, porque havia o confisco romano aos cristãos explicou o ministrante, afirmando que perseguição é bom, porque possibilita a união, a comunhão dos irmãos. Segundo ele, o perigo mora onde há tranqüilidade aparente. Se o cerco está apertando é sinal de que a vitória está vindo. Os de Esmirna sabiam disso, eram ricos espiritualmente. Jesus dizia não junteis bens que a traça corrói, mas ajuntai tesouros nos céus.
A que tipo de igreja você se enquadra? A igreja de Esmirna era uma igreja sofredora e passava por tribulações vinda daqueles que blasfemavam, explicou o bispo lembrando que sofremos muito mais quando recebemos críticas, ou calúnias daqueles com quem come3mos o pão. Daqueles que temos como irmãos, com quem devotamos amor e amizade. Quando vem do ímpio, do que declaradamente temos como opositor não nos afetamos, mas se vem daqueles aquém tomamos como irmão a dor é maior.
O ministrante relembrou a história do profeta Eliseu e Namã, descrita em II Reis 5:1 a 19.


9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.


Neste texto, vemos a história de um homem que podia dizer que tinha de tudo: prestígio, dinheiro, fama, e tudo mais que uma pessoa sonharia em ter. Era herói de guerra, sua farda estava cheia de condecorações por seus atos de bravura, seu nome ocupava as manchetes de todos os jornais da época. Porém, era leproso. Hoje existem remédios que podem trazer a cura desde que diagnosticado em seu começo, mas naquele tempo não. .
Agora, traga essa doença para o âmbito espiritual. Naamã é a simbologia do estado espiritual de muitos cristãos hoje. No mundo espiritual a lepra representa o pecado. E assim como a doença física, o pecado causa morte espiritual que futuramente leva a morte física.
O bispo explicou que, ao mergulhar, Naamã teve que se despir, mostrar seu interior cheio de chagas, feridas, se expor. Não importava sua posição social- ele era um respeitado general, e teve que se curvar ao Senhor. Ele se incomodou com a ordem de mergulhar sete vezes, mas teve que aprender que não é do seu modo e nem onde queria, mas era do modo de Deus. Se o profeta de Deus disse sete vezes, era preciso que fosse assim. Devemos aprender a ouvir Deus e obedecer, mesmo que nossa alma não queira; de início Naamã não queria, mas mergulhou. Devemos fazer a vontade de Deus, não importa o que eu acho, mas o que Deus quer de mim. Quando mergulhamos nos braços de Deus crendo, recebemos a vitória.
O bispo lembrou que, das sete igreja, Esmirna era a única igreja sã. Era pobre, mas rica espiritualmente. Os parâmetros de Deus não são os nossos. Deus não olha o exterior, mas o coração. Essa igreja passava por tribulações, sofria da blasfêmia de satanás. Mas Jesus dizia: não temais as coisas que terão de sofrer. Ele continua afirmando isso. A perseguição vai continuar. O diabo, o acusador, o usurpador há de lançar vários na prisão, lembrou o ministrante, mencionando a história de Watma Nee, que morreu na prisão pela perseguição.
Watchman Nee tornou-se cristão na China continental, em 1920, aos dezessete anos e durante os seus quase 30 anos de ministério, manifestou-se claramente como um dom único do Senhor para o Seu Corpo e para o Seu mover nesta era. Em 1952, foi encarcerado devido à sua fé, tendo continuado preso até à data da sua morte em 1972. As suas palavras, porém, permanecem uma fonte abundante de revelação espiritual e suprem cristãos em todo o mundo. Ele foi perseguido, mas não esmoreceu, não negou sua fé e seu testemunho provocou o crescimento da igreja de Cristo.
A igreja que é perseguida cresce. Muitas vezes caímos é no período de paz e estagnação. Foi nesse período que Davi pecou, ao desejar Bate Seba. A queda de um dos maiores homens da história é relatada no capítulo 11 de 2 Samuel. é o homem. Ele se envergonhou e desonrou ao seu Deus. Davi pecou terrivelmente quando cometeu adultério com Bate-Seba. Ele não minimizou seu pecado como fosse pequena coisa “é apenas sexo" e tentou desesperadamente, se não honrosamente, esconder a sua transgressão.
Mas o Senhor tem a coroa para aqueles que forem fieis até as últimas consequências. Vivemos em um país que respeita o direito de livre culto, mas não nos assustemos se a houver mudança na Constituição, proibindo o culto a Deus e limitando o direito de pregar o evangelho, por isso, exortou o bispo, não perca tempo e fale de Jesus e da salvação a todos que chegarem a você.
O Senhor da vida quer coroar você com a vida eterna, mas é preciso que você persevere, afirmou. Como está o seu nível de compromisso com Deus?
Aquele que nasce uma vez morre duas. Aquele que nasce duas vezes não morre. Aquele que nasce na carne morre, mas aquele que nasce no espírito tem a vida eterna, ensinou, perguntado: quantas vezes você nasceu?
O Senhor quer falar com você. quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a Igreja, concluiu o bispo, orando com a Igreja
.

Nenhum comentário: