Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 7 de março de 2010

Culto da manhã de domingo de 07-03-10

É tempo de voltar à casa de Deus

O ministrante da manhã, o Bispo Roberto Marques, lembrou à Igreja que falaria nesses dias sobre a carta às sete igrejas, explicando a simbologia do número sete e o perfil da cada igreja que representa ainda o que é a igreja hoje. A igreja não é uma estrutura, mas o corpo que a compõe, explicou dizendo que João era apenas o copista, mas quem escreve à Igreja é Jesus e Ele fala à liderança. Leu com a Igreja:


Apocalipse 1: 19-20:
19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.


Apocalipse 2: 1

1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
8 ¶ E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
12 ¶ E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.


No capítulo 2 de Apocalipse Jesus deixa claro que tem o controle da Sua Igreja e tem liberdade de andar no meio da Sua Igreja. Ele anda no meio dos sete castiçais de ouro. Ele está fazendo porque Ele tem poder, por isso é preciso que você esteja na igreja, asseverou o bispo, observando que Jesus dá o conselho e dá o remédio. Só há um remédio: chá da Raiz de Jessé. Jesus é o remédio para você. ele sabe o que você está passando. Ele está em nosso meio.
Ele diz: conheço as suas obras. Ele fala a igreja de Éfeso, sabendo que é uma igreja perseverante, que não suporta a prática do mal, é uma igreja que escolheríamos para congregar, reiterou o ministrante. Era uma igreja que trabalhava, perseverante. No início fazia tudo por Jesus, mas cresceu e perdeu o primeiro amor. deixou-se levar pela fama que adquiriu. Jesus conhece, sabe as suas obras, o que está fazendo de bom. Sabe que você trabalha pela sua obra, mas isso não quer dizer que é melhor do que outras pessoas.
A igreja de Éfeso representava o perfil do cristão modelo, mas acontece que muitas deixamos de servir a Deus e passamos a servir a casa de Deus. Eis porque Jesus diz: tenho porém contra ti. Ora, asseverou o bispo, se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas se Deus é contra, quem poderá nos socorrer?
Muitas vezes passamos a andar na visão da denominação, passamos a ser evangélicos, de nome, mas deixamos de ser servos. Jesus diz: Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Onde está o seu primeiro amor? Lembra de quando sentia alegria em ir à casa de Deus e de servir ao Senhor? Você suportava tudo, críticas, zombarias, mas perseverava e agora tudo o impede de servir ao Senhor. Qualquer evento, qualquer convite.
Jesus diz: arrepende-te. Arrepender é voltar ao princípio. É olhar e enxergar onde houve erro e tomar uma decisão. Não adianta apenas reconhecer o erro, emocionalmente, sem nada fazer. O Senhor espera que você tome uma decisão. Perdoe aquele te ofende, arrepende e volta atrás. Essa é a exortação de Jesus. Volta à prática das primeiras obras. Nunca é tarde para voltar ao primeiro amor. Deixe aquilo que tira você da presença do Senhor e lhe impede de praticar as obras para as quais foi chamado. Você sabe, assim como Jesus conhece a igreja, Ele conhece o seu coração e sabe de suas obras. Muitos vêm à igreja por hábito, porque acostumaram-se a isso, mas o coração não vem.
A palavra da Igreja de Ëfeso é amor. E a ela Jesus dá o conselho: volte a ter esse amor. Isso vale para você, porque se não se arrepender e não voltar à prática das primeiras obras Deus virá a você. A igreja deve ser a luz do mundo e você tem que fazer a diferença, afirmou o bispo, explicando quem eram os nicolaítas. Cristãos que passaram a aceitar o pecado como normal. O que era imoral, hoje está sendo aceito dentro dos lares com normalidade. Perder a virgindade é normal para o mundo, quando deveria ser um ato após o casamento. Vai se permitindo permissividade e tudo é normal. Mas Jesus não gosta de mistura, assegurou o ministrante, lembrando a história de Baraque e Balaão. Não se pode amaldiçoar aquele que Deus abençoou. E Deus não se mistura com aqueles que não fazem a Sua vontade.
O ministrante mencionou Salomão, considerado o homem mais sábio, mas por ter tido várias esposas, elas o levaram a se misturar com outros deuses e a corromper os costumes sagrados. Por causa de mulheres estranhas, Salomão saiu do caminho e passou a fazer o que era abominável a Deus. O que era considerado pecado, ele passou a aceitar com normalidade, porque foi contaminado pelas práticas das mulheres com quem se misturou. Jesus está falando com você: lembra-se de onde caístes e volta. Ainda há tempo para arrependimento, mas amanhã pode ser tarde. Volte ao início e à práticas das primeiras obras. Jesus conhece o seu coração e as suas obras.
E Ele está esperando que você volte.

Nenhum comentário: