Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 7 de março de 2010

Culto de Louvor e Adoração de 07-03-10


É tempo de honrar os p

A ministrante da noite, a conselheira Irmã Rhode Proubel, iniciou a preleção firmando: que bom que estamos na casa do Senhor, antes de entregar a palavra dada ao seu coração sobre o caminho do sucesso. Afirmou que é comum vermos por aí muitas pregações sobre prosperidade, lembrando que prosperidade não é apenas ter dinheiro, mas ser feliz em outras áreas. O sucesso do mundo é algo passageiro, ensinou exemplificando o caso do desgoverno no Distrito Federal. O dinheiro não adianta, o que importa é ter paz que o mundo não conhece. E reportou-se à história de José, com a leitura de Gênesis 39: 6-23


6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
7 ¶ E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
8 Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
10 E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
11 Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
12 E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
13 E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,
14 Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;
15 E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.
16 E ela pôs a sua roupa perto de si, até que o seu senhor voltou à sua casa.
17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;
18 E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.
19 ¶ E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
21 O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
22 E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
23 E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava.

A ministrante lembrou que José é um dos personagens bíblicos que pode ser considerado um exemplo de sucesso, ainda que muitos possam questionar isso pelo início de sua história, mas o final mostra o que de fato foi sucesso em sua vida. O Senhor era com ele e fazia prosperar tudo o que ele fazia. Sucesso é uma coisa que muitos vivem correndo atrás, mas se esquecem que o caminho do sucesso é um caminho de princípios. José tinha princípios e ainda jovem não cedeu ao pecado. Ele temia ao Senhor e resistiu. É isso que a Bíblia nos ensina: resisti ao diabo e ele fugirá de vós. José resistiu fugindo da mulher. Princípio envolve caráter. As pessoas se vendem por qualquer coisa e o caráter vai embora, lamentou a ministrante. Princípios são coisas inegociáveis, quem tem princípio não tem preço. Quem coloca preço em seus princípios não tem caráter, afirmou. Quem não tem Deus e não tem o Seu caráter se vende, mas o cristão verdadeiro não abre mão de seus princípios e não dá brechas ao diabo. É preciso vigiar o tempo todo. O primeiro ponto: o caminho do sucesso é um caminho de princípios.
O segundo ponto: o caminho do sucesso é o caminho da presença de Deus, como registram Genesis 39:23, Êxodo 33:14 e Mateus 28:20 . Jesus estará conosco até o fim. Ele nunca nos desamparará.
A presença de Deus é garantia de sucesso. O salmos 127 diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha os que edificam. Se o Senhor não guardar a casa, em vão vigia a sentinela.
José e Moisés são exemplos de homens bem sucedidos porque Deus estava com eles. Quando estamos com Deus, a Sua presença nos acompanha.
O terceiro ponto: o caminho do sucesso é o caminho da dependência de Deus. Precisamos de Deus para tudo, pois Ele está no controle e dele dependemos. Gênesis 41:16 nos diz: “E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó”.
José interpretava sonhos e os seus sonhos se cumpriam, mas esse foi o início de seus problemas, porque seus irmãos não aceitaram a interpretação e o julgaram mal por isso. Mas Deus é quem estava com ele e só Deus deve ser glorificado por isso, como José sempre fazia, reconhecendo a soberania de Deus em sua vida.
Ele era respeitado por Faraó, mas não se gloriava de seu sucesso, todavia, em tudo dava glória a Deus. E Deus lhe dava a interpretação dos sonhos, que de fato acontecia ao tempo em que ele dizia. Deus usava José porque tinha um plano em sua vida. O Senhor queria provar àquele povo incrédulo que José era um homem íntegro.
O quarto ponto: o caminho do sucesso é o caminho da plenitude do Espírito Santo. Na história de José vemos que um rei pagão, idólatra, reconhecia em José o Espírito de Deus, explicou a ministrante, ponderando com a Igreja: será que nossa luz tem resplandecido diante dos homens. As pessoas vêem em nós o Espírito Santo de Deus, perguntou afirmando que as pessoas que são cheias do Espírito Santo de Deus são abençoadas e tudo o que fazem prospera. Jesus nos deu todo poder no céus e na terra.
O próprio Faraó, sendo ímpio reconheceu a presença de Deus em José, conforme Gênesis 38: 41: E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?


O quinto ponto: o caminho do Senhor é o caminho da Soberania de Deus. Temos que respeitar a soberania de Deus. O que aconteceu com José não foi por sua vontade, mas por obra de Deus que tudo fez para que seu povo fosse abençoado. Gênesis 50: 20-21 “20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.”
José se deixou usar por Deus para que seu povo se multiplicasse, mas ele não se vangloriou. Vemos em sua história que ele não era um homem de mágoa, trocou o mal por bem. Perdoou seus irmãos e entendeu que toda a trajetória complicada em sua vida era a mão de Deus. Ele não quis ser maior que Deus, não se exaltou, mas se humilhou e por isso foi exaltado. Deus está no controle de tudo e nos ouve quando falamos com ele, afirmou a ministrante, exortando a igreja a fazer como José fez se não fomos bem sucedido em uma área de nossa vida, seja ela financeira, sentimental, profissional. Respeite a soberania de Deus, não venda seus princípios , dependa de Deus e espelhe o Seu Espírito e com certeza prosperará, garantiu a conselheira, lendo com a Igreja o salmo que deve ser a carteira de identidade do cristão:
Salmos 1: 1-6
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
O sucesso não é só ter dinheiro. Os ímpios podem até ter dinheiro, mas não podem ter sucesso, afirmou, pois o têm nunca lhes satisfazem. Sucesso é ter paz e ter a certeza da salvação, concluiu.

Nenhum comentário: