Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 2 de maio de 2010

Culto da manhã de domingo de 02-05-10



É tempo de aprender a ouvir para viver bem


O ministrante, bispo Roberto Marques, iniciou a palavra explicando que sempre se pergunta à alguém: quem quer aproveitar a vida, quem quer ser feliz, quem quer viver muito, a resposta é comum. Todos querem. E Deus quer que vivamos muito, fomos criados para a vida eterna, por isso não nos acostumamos com a possibilidade da morte.

Mas para que vivamos em plenitude há algumas orientações. Uma delas é aprender a ouvir, principalmente a voz de Deus. Você tem que aprender a ouvir. Ouça tudo e retenha apenas o que é bom. Você tem que ter conhecimento e o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Isso não quer dizer ter medo de Deus, mas saber que Ele existe e é galardoador, ensinou o bispo. Quem quer ter vida plena deve ouvir. Quando você aprende a ouvir, você a prende a falar. Esse o segredo. Deus não está mudo, você é que não está sabendo ouvir a voz de Deus. Como Ele fala? Fala através da natureza, das pessoas, de Sua palavra, de situações. Se você quer aprender, escute, ensina o salmista. Jesus Cristo é o seu Senhor? Você já confessou isso?
O ministrante leu com a Igreja o Salmo 34: 11- 14:

11 Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
12 Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
14 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

Esteja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar. Lembre-se do Paulo nos fala: irai mais não pequeis. Não deixe o sol se por sobre sua ira. Aprenda a se controlar emocionalmente. Ouça tudo, retenha o que é bom e descarte o que não presta. Esse é um dos segredos para ser feliz.
Outro é afastar-se do mal. Isso significa não fazer as coisas erradas. Afaste-se até da aparência do mal, ensina Paulo. Há um ditado que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Fuja disso. Não ande com os ímpios. Saia de perto de quem não pratica a justiça. Não pense que admoestar o outro vai levá-lo a mudar, pois quem pratica o mal, gosta do que faz e não vai ouvir você, explicou o bispo. Afaste-se de quem pratica o mal. Deus não te chamou para ser juiz. Isso é papel de Deus. Não gaste sua energia vital, cuidando da vida dos outros. Você será julgado pelos seus atos e não pelos atos das pessoas. Aprenda a ouvir. Não viva o problema da pessoa para não gastar sua energia vital. Dê o conselho necessário para levar a pessoa ao arrependimento, mas não fique querendo resolver o problema por ela. Não somatize. Aprenda a ouvir e afaste-se do mal. Se você não pode ajudar, não se envolva e nem fique julgando. Há pessoas que são mestres em trazer más notícias, em apontar o erro, fazer intriga. A verdade não precisa ser provada. Ela é a verdade, virá à tona a seu tempo, assegurou o ministrante.
Não é o que você ouve, mas o que faz com o que você ouve. Se você tem certeza de quem você é e do que fez, não precisa provar. Há pessoas que falam sem fundamento e passam à frente a notícia. Seja pés ligeiros para levar notícias boas e não ruins. Aprenda a praticar o bem, as coisas boas, a hospitalidade, aprenda a amar as pessoas como elas são. Elas não são iguais e o que fazem não precisa ser igual ao que você faz. Essa diversidade é bênção. Um dos segredos de longevidade e de gozar a vida é aprender a respeitar os outros e a se respeitar. Você não tem que fazer o que os outros pensam que você precisa fazer. Cada um tem o seu melhor. Não se cobre pelas suas limitações. Você é um ser humano, com limitações e Deus sabe disso e espera de você o seu melhor, que não precisa ser como o dos outros. Aprenda a viver a vida, a ser mordomo de seu tempo. Aprenda a administrar seu tempo, inclusive, ensinou o pastor, a dedicar as 2h20 para Deus. É o dízimo de seu tempo, explicou. Dormir demais, trabalhar demais não está certo. É preciso saber administrar o seu tempo. Esse é os eu papel de mordomo. Aprenda a viver, reiterou o ministrante. Deus te deu uma vida para vivê-la em abundância. Aprenda a caminhar e a se afastar do mal, sem querer ser o reformador do mundo. Você não é Deus e as pessoas são falhas. Procure a paz e faça tudo para alcançar, há um ditado que diz: quando um não quer, dois não brigam. Jesus em outras palavras diz: se te tomarem a capa, dá também a túnica, se te forçarem a andar uma milha, ande duas. O que quer que os homens te faça, faça também. Aprenda a abrir mão de seus direitos. Não adianta ficar ligado o tempo todo no problema. Aprenda a se desligar. Deixe de ser irritadiço com qualquer coisa. Aprenda a se relaxar. Viva a cada dia o seu problema. Não acumule problemas. Deus leva todas as nossas angústias e Ele diz: “lançai sobre mim todas as suas ansiedades, deixe a cada dia o seu mal”. Fale coisas boas. Não fale coisas más, nem fale mentiras, pois ela tem perna curta. Seja portador de palavras boas. Nem tudo que vem ao seu conhecimento é para ser passado à frente. Muitas vezes vem ao seu conhecimento para você orar e interceder. Não é para você resolver. Pratique a paz e faça tudo para alcançar. O que fugiu ao seu controle deixe por conta de Deus. Entregue seus caminhos ao Senhor, confie nele e tudo Ele irá fazer, concluiu o ministrante abençoando a Igreja e determinando a vitória na vida de seus membros.




Nenhum comentário: