Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Culto da Vitória de 14-05-10


É tempo de orar




O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques, convidou a Igreja a abrir a Bíblia no livro de
Êxodo 17:8-16

9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós.
13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
14 Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
15 E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.
16 E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
O povo tinha acabado de sair da escravidão. Tinha atravessado o Mar Vermelho. Deus libertou você para lhe dar a herança de Abraão, Isaque e Jacó. O Senhor lhe tirou das garras do diabo para lhe dar a vitória, assim como fez com o povo de Israel. Deus providenciou o maná todo dia, porque sabe da sua necessidade. Mas logo que você é resgatado e liberto inicia um período de transição. Um deserto. E Deus mostra para aquele que estava lhe escravizando que você tem um Deus e lhe mostra um caminho. O caminho da Cidade Santa. É para lá que você está indo, perguntou o ministrante. E no período de escassez Deus providencia o maná, que não pode ser acumulado. E Deus lhe mostra que precisa depender Dele a cada manhã, pois a ordem de Deus é: colha o suficiente para cada dia. Alguns duvidaram, não confiaram e ao guardar para o dia seguinte, percebiam que estava cheio de vermes, porque Deus provê e espera que você confie, como pediu ao povo no deserto.
Jeová Nissin significa o Senhor é a minha bandeira, o bordão era a referência de que Deus estava no meio, pelejando pelo Seu povo, por isso disse a Moisés para ir à frente. Quando Deus diz a Moisés para dar ordem à pedra, Ele esperava que ele não fosse nem além e nem aquém. Moisés não só deu ordem à pedra, mas também feriu-a e Deus não gostou dessa desobediência. Deus não quer obediência parcial, mas total. E por conta disso, Moisés perdeu o direito de entrar na terra prometida.
Nesta passagem vemos que Moisés escolhe valentes para ir à peleja, sob a mão de Deus. Mas não foi todo o povo, apenas os escolhidos, os marcados para vencer. Assim como você, afirmou o bispo. A vara de Deus estava à frente do povo. E isso nos mostra que não é a nossa capacidade, a nossa competência que nos dá a vitória, mas o bordão de Deus é a nossa referencia. É Ele que nos dá a vitória. Moisés segurando o bordão com as mãos erguidas abençoava o povo. Oração é luta, é o que nos mantém de pé. Quando Moises erguia a mão em oração, Israel prevalecia, quando se cansava e abaixava a mão, Amaleque prevalecia. Quando Arão e Hur passaram a sustentar suas mãos o povo de Israel foi vitorioso. É preciso sustentar a mão daquele que ora pelo povo, ensinou o pastor. Moisés tinha a referência de Deus em suas mãos. A sua luta não é mais sua, afirmou o bispo, ela é do Senhor. Ele vai pelejar por você até que seus inimigos sejam vencidos, mas é preciso orar.
O povo não sabe orar e é preciso aprender, lembrou o bispo exortando a Igreja a engajar na Campanha mundial de oração nesses dez dias. É a oração que move a mão de Deus. Se você quer a vitória, comece a orar e lembre-se de que não é a sua força, mas a presença de Deus que vencerá por você. Sempre que for para a batalha faça o inimigo saber que você é mais do vencedor. Uma vitória começa na intercessão. Se você quer sua família salva, seus amigos, e seus colegas interceda por eles. A vitória começa aí. Os milagres acontecem na vida do povo que ora. Esse povo não vê dificuldades, pois onde todos veem a derrota, ele vê a vitória. Davi é um exemplo disso. O povo via o tamanho de Golias, Davi via o tamanho de sua testa como alvo certo. Daniel orava três vezes ao dia e sabia que Deus estava com ele, mesmo nos momentos em que o povo via o problema. Os leões estavam famintos, Daniel saiu ileso porque a mão do Senhor prevaleceu. Ele não viu o problema diante dele, mas a solução. O Deus de Daniel não deixou que ele fosse devorado como foram aqueles que o jogaram ali. Mas a oração tem um preço, o da perseverança. Da disciplina.
O bispo explicou que ninguém, nem um objeto, podem substituir Deus, o que está à frente é Deus. O bordão ou a arca são apenas referência da Sua presença. O povo não pode se enganar, Deus é quem move a mão, movida pela sua oração, assim como fez com as mãos de Moisés.
Ore, exortou o bispo. Essa é chave da vitória, afirmou o bispo abençoando a Igreja com as bençãos do Senhor.

Nenhum comentário: