Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 30 de maio de 2010

Culto de Batismo e Família Manancial de 30-05-2010



É tempo de olhar para Cristo e esquecer as decepções

O ministrante da manhã, o pastor Luiz Nolasco, convidou a Igreja a abrir a Bíblia em Atos dos Apóstolos 2: 1-4

1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.


Eram três festas para as quais os judeus teriam que se dirigir a Jerusalém para adorar o Senhor: a Páscoa, Pentecostes e o dia do Perdão.
O dia de Pentecostes é uma data que a Igreja se reporta por ser pentecostal. Isso significa lembrar o momento sobrenatural que marcou o cumprimento da promessa de Jesus que do céus desceria o Espírito Santo de Deus. Nesses dias, também como palavra revelada ao bispo da Igreja, o Senhor nos dá essa direção de trazer de volta o pentecostes ao nosso meio. As palavras proferidas têm lembrado a necessidade de desejar receber e obedecer para receber.
Mas é necessário refletirmos que se a palavra tem sido de trazer de volta é porque Deus quer consertar nossas vidas. Sempre que Deus desejou consertar o que estava errado o instrumento que Ele usou foi a manifestação de Seu Espírito. E porque a palavra abandono não faz parte do dicionário de Deus estamos aqui. Ele não nos abandona e nos dá nova oportunidade. Quando vemos o marasmo que começa com os líderes da igreja, aqueles que foram investidos de alguma autoridade Divina. Algo de errado está acontecendo, afirmou o pastor, da mesma forma que acontecia na Igreja Primitiva. Todas as vezes que a Igreja passou por esse marasmo coincidiu com o esfriamento da liderança. Infelizmente os liderados tomam a mesma posição. Olham para os líderes e não olham para o Senhor da Igreja. Os líderes são também fracos e falham, afirmou o ministrante. Mas é preciso olhar para Aquele que não falha jamais.
Aquela Igreja havia enfrentado uma grande decepção: Jesus com quem conviveram cerca de três anos, participando dos milagres e partilhando de Sua mesa, havia acabado de morrer.
Quando deixaram de olhar para a natureza divina de Jesus e O viram morto, crucificado, chegaram ao ponto de se decepcionar com Ele. Esqueceram dos milagres, do ensino, das palavras. Quando você se decepciona com seu líder, você olha para as limitações dele e sua memória das coisas que ele fez se apaga. Aloja-se uma mágoa no coração. Quando nos decepcionamos com nossos líderes nos esquecemos das coisas boas e esse esquecimento gera dispersão. Foi exatamente isso que aconteceu com os discípulos. Uns chegaram a fugir como aqueles que iam a caminho de Emaús. Como é comum isso acontecer. As pessoas chegam a fugir da casa de Deus. Muitos fogem da igreja para não mais encontrarem aquele pastor, aquele bispo, aquele diácono. Os discípulos não conseguiam olhar para o que Deus estava fazendo. Por detrás de cada líder está o Senhor da Glória, não importa o que esse líder possa ter feito. Mesmo quando os líderes falham, Jesus não falha, assegurou o pastor.
Vejamos em João 21: 1-3 o que acontece quando nos decepcionamos com nossos líderes:
1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
2 Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.

A decepção de Pedro era tão grande que ele pensou: fiquei três anos seguindo Ele e Ele me deixou. Então pensou: vou pescar. Vou cuidar da minha vida. E se pensarmos como Pedro e ao nos decepcionar com nossos líderes, deixamos a igreja para cuidar de nossas vidas. O pior é que quando agimos assim, muitos vão juntos. Quando existe decepção no nosso coração olhamos para a ausência de uns e vamos juntos, mesmo sem questionar porque não estão presentes, afirmou o pastor lembrando que o líder principal da Igreja, Pedro, fez isso. Pensou em cuidar de sua vida. Alguns que continuaram olhando para Jesus não foram atrás de Pedro.
A amargura do coração de Pedro era tanta que mesmo tendo visto Jesus olhou para a decepção e foi pescar. Mas Maria Madalena fez diferente. Mesmo diante do fato de ter visto Jesus morto, foi atrás Dele, porque conheceu o Seu perdão e Sua misericórdia, enquanto Pedro tendo visto Jesus vivo foi pescar.
Quando olhamos para o alto, independente do possam fazer os nossos líderes, não tropeçamos, não olhamos para os problemas, mas para o Senhor. Se as nossas lideranças estão falhando precisamos olhar para o Senhor e buscá-Lo mais intensamente.
Tomé era um dos apóstolos entre os doze e a Bíblia narra que ele perdeu a fé. Quando nos decepcionamos com nossas lideranças perdemos a fé. Veja em João 20; 24-25:
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

Quando somos movidos pela fé em nós e não na fé em Cristo, perdemos o rumo. Vamos quando queremos. Quando Jesus nos trouxe essa palavra Ele nos mostra que esse problema é geral, do líder ao liderado.
Quando a decepção toma conta de nosso coração a conseqüência é a incredulidade e isso é representado pelos três primeiros solos que Jesus descreve na parábola narrada em Marcos 4: 1-9

1 E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4 E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
5 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
6 Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
7 E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
8 E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

A palavra não entra, não irradia, não brota e o diabo vem como as aves do céu e a retira de nosso coração. Outra e semelhante àquela pessoa que é totalmente instável. Ela fica procurando coisas para se decepcionar. Ela começa a ouvir a palavra, Deus começa a falar com ela, mas por causa da incredulidade, por qualquer coisa ela desvia a atenção. É como se ficasse cheia de rochas e a palavra é desviada. Há também aqueles que por causa da incredulidade começa a aceitar as coisas do mundo e deixa de ir à igreja e o mundo passa a ser mais atrativas.
Estar na casa de Deus deve ser o prazer principal, mas quando estamos mundalizado qualquer coisa é melhor e a palavra é deixada de lado e passamos a fazer as coisas do mundo e as defendê-las.
Quando estamos decepcionados com nossos líderes o nosso amor pelo Senhor se esfria e nosso amor pelos nossos irmãos também.
Jesus ao olhar para Pedro ainda via decepção em seu coração. Mesmo quando o seu líder assume a culpa e lhe peça perdão, ainda permanece a amargura como a que estava no coração de Pedro. Jesus pergunta a Pedro: tu me amas? E questiona: se me amas por que não está apascentando as minhas ovelhas?
Deus chamou-nos para pentecostes novamente porque Ele viu esse mesmo estado da Igreja Primitiva e assim como naquele tempo esse Jesus não está parado e Ele vai agir, asseverou o ministrante. E assim como fez essa chamada a Pedro, afirmando que tinha que ir a Jerusalém e esperar a promessa, Ele nos diz: essa Igreja também tem promessas. Se você está se comportando assim vai para Jerusalém, bispos e pastores, mulheres de propósitos, povo do louvor, diáconos e obreiros. Onde o povo está reunido é a nossa Jerusalém, se Deus falou, Ele vai cumprir, porque não é homem para mentir. Mas você deve se reunir em Jerusalém, veja em Atos 1: 4 “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.”
Querido, vá para Jerusalém, exortou o ministrante. Você não está aqui por acaso e não está ouvindo essa mensagem sem um propósito. Ele diz que o seu lugar não é longe do povo de Deus. Ele vai tirar a decepção de seu coração, pois Ele prometeu e Ele não decepciona, mas se revela àquele que deseja. Você precisa se preocupar e se ater com aquilo que é significativo.
Em Atos 1: 6-7 vemos

6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Assim como Pedro mudou de atitude e passou a perceber novamente o Senhor, acontecerá com você. quando você deixa a decepção e passa a olhar para o Reino de Deus a sua visão muda. Olha só a resposta de Jesus em Atos 1: 8
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Jesus promete que restaura os homens a quem chamou, pois o primeiro a ser transformado foi Pedro. Ele deixou sua decepção de lado e saiu para levar a palavra de salvação. O Senhor chamou você nesta manhã. Você ouviu a voz do Senhor, assim como falou com Pedro e com os discípulos. Você agora não está olhando para os líderes e para as suas falhas, mas para o Senhor.

Nenhum comentário: