Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 16 de maio de 2010

É tempo de nos submeter à vontade de Deus


Culto da manhã de domingo de  16-05-10

O ministrante, bispo Roberto Marques, iniciou a palavra lendo com a Igreja o Salmo 2 e reiterou a palavra do Senhor neste salmo: Pede-me e eu te darei as nações por herança e os fins da terra por possessão.
Deus trouxe você hoje para lhe dizer que o ama. E que milagres estão sendo anunciados para essa Igreja, já resultado das orações da Campanha Mundial de Oração que neste ano atingiu todos os países da terra, informou o pastor, conclamando a Igreja a se juntar a esse grupo. Deus quer responder a sua voz, afirmou. Deus quer revelar coisas a você, Ele trará coisas ocultas aos seus olhos, mas para isso você precisa falar com Ele, explicou o bispo, convidando a Igreja a abrir a Bíblia em Mateus 26: 36-4

36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
38 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e velai comigo.
39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu {queres.}
40 E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito {está} pronto, mas a carne {é} fraca.
42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
43 E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados.
44 E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
46 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.


O homem faz planos, mas a palavra certa vem da boca do Senhor, afirmou o bispo retomando a passagem que mostra o exemplo de submissão e de compromisso com o Reino de Deus. Jesus passou por essa falta para nos mostrar que todos podem ter medo, mas a única coisa que não pode é desobedecer. Depois de sair de um local de festa, onde instituiu a ceia, Ele se retirou para o Getsemani, jardim localizado no Monte das Oliveiras, a cena nos mostra que Jesus sempre soube o que teria que passar e onde Sua vida humana terminaria. Mas a angústia se abateu sobre Ele, então se retirou para um lugar de oração com aqueles mais chegados. Sua vida mostra que Ele vivia em oração. Jesus prevaleceu e por isso mesmo você é vencedor.
Mas naquele momento, o homem Jesus não queria ir à cruz, por isso se retirou para orar, ensinou o bispo mostrando que quando passamos por isso o melhor caminho é orar, porque Deus prevalecerá e o que Ele planejou para você não pode se frustrar.
O bispo lembra nesta passagem que a carne é fraca, ela só quer o bom e o melhor, e quando padece, sofre, mas neste momento a saída é orar, buscar a comunhão com Aquele que pode nos dar força.
Segundo o Evangelho de Lucas, Jesus se ajoelhou, prostrou-se e colocou o rosto no pó. Isso é estar desarmado, rendido. Ali ficamos sem condições de reagir. Quando nos prostramos na presença de Deus, estamos afirmando que nos colocamos à Sua mercê. É momento de dizer a Ele que está doendo, que não queremos fazer, que aquilo está incomodando. Mas como Jesus disse: Pai, se possível, passa de mim esse cálice, também nós temos direito de expressar a Deus nossas angústias. Mas saiba, afirmou o bispo, a vontade de Deus é maior e sabe o que é melhor para nós.
Jesus voltou e viu que seus companheiros dormiam, seus olhos pesavam e não conseguiram orar nem uma hora. Nossa carne é fraca e nossa tendência é desobedecer e nos afastar da vontade de Deus. O pecado vive à porta, mas a nós compete dominar e nos afastar do pecado. É da natureza humana. Jesus conseguiu, mesmo sendo homem. Pediu a Deus que fosse feita a Sua vontade. Hoje, os discípulos de Deus continuam dormindo, afirmou o bispo, chamando a Igreja a despertar.
Quantas vezes temos que nos submeter. Servir a Deus muitas vezes nos faz ir contra a nossa vontade: abençoar aquela pessoa que lhe feriu, quando você gostaria de bater na cara dela. A Bíblia diz: abençoai aquele que lhe amaldiçoa. Não é fácil, mas Jesus fez isso. Muitos dizem que não vão à igreja porque não têm vontade, não leem porque não estão dispostos. Nem sempre vimos à Igreja porque temos vontade, mas é porque é o lugar de prestar culto e de aprender sobre o Reino de Deus. Há pessoas que gostaríamos de ver distante, que morram até, mas não é a nossa vontade que deve prevalecer, mas a de Deus. E a vontade Dele é que todos vivam em união. Há pessoas que dizem “eu perdoo”, mas não quero nem chegar perto. Essa não é a vontade de Deus, afirmou o bispo. O certo é perdoar e amar uns aos outros como Jesus nos amou. Ele nos amou sendo desprezíveis pecadores. É preciso aprender a perdoar e a liberar perdão. Aprenda a se dominar, antes de soltar uma palavra que magoe ou fira o outro. Se você está ferido por conta de uma palavra, peça que Deus passe o bálsamo de Gileade e seja curado.
A lição de Getsemani é a maior lição de humildade, explicou o bispo, exortando a igreja a seguir esse exemplo e convidando a todos a orar. Deus tem algo grande para você, reiterou. Lembrando que o Senhor está ministrando vida e novo ânimo aos Seus filhos. Receba.

Nenhum comentário: