Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 23 de maio de 2010

Culto de Santa Ceia da Noite de Domingo de 23-05-2010




É tempo de orar


A ministrante da noite, a pastora Tim, convidou a Igreja a abrir a Bíblia no livro de 2 Crônicas 20: 1- 18


1 E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
2 Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3 Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.
4 E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.
5 E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo.
6 E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
7 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
8 E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
9 Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram,
11 Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
12 Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.
13 E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.
14 Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
15 E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
18 Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.


Esse texto, explicou a pastora, mostra uma oração de um homem que ficou apavorado ao receber a notícia de que seu povo seria destruído. A pastora lembrou uma situação, em que via durante um culto a morte sobre a vida de uma pessoa que a procurou dizendo: foi a última vez que disse que entraria em algum lugar para falar com Deus. E Deus deu livramento.
A notícia era de que o povo seria destruído e Josafá, um homem que conhecia a Deus, soube como agir. Ele aplicou jejum em toda Judá. Ele conclamou o povo a buscar a Deus e depois quando começou a falar com Deus falou como quem conhecia o Seu poder e os Seus feitos. Diante da pior situação de nossa vida, o Espírito Santo traz a nossa memória a solução. Não há quem possa nos resistir, mesmo diante da maior autoridade, porque Deus que domina todos os reis é por nós. A oração de Josafá foi de quem tem intimidade, de um servo fervoroso. Josafá faz sua oração requerendo as promessas de Deus. Ele lembra o que Ele prometeu a Abraão, que todas as famílias da terra seriam benditas. E quando as famílias estavam sendo ameaçadas, Josafá clamou a Deus. É preciso lembrar das promessas de Deus e requerer os direitos de filhos, afirmou a ministrante, sob inspiração de Josafá. Josafá dizia para Deus que não tinham forças para resistir e não sabiam o que fazer, mas os olhos estavam postos em Deus. Às vezes entramos anos e fechamos anos e a situação não muda. Isso acontece porque requer posicionamento. Diante de toda dificuldade, o Espírito do Senhor se apoderou de um dos levitas. Precisamos entender que quando oramos Deus trabalha. Quando trabalhamos, contamos apenas com nossas forças. Mas se oramos Deus trabalha por nós. Ele quer ouvir as nossas necessidades. Quando o povo se prostrou em confiança, mesmo antes do livramento, mostrou que ele já era certo. Quando Deus fala é ponto final. É crer na promessa. Se Ele prometeu, descansemos. O final da história mostra que a oração moveu a mão do Senhor e o reino de Josafá teve paz. O segredo, assegurou a ministrante, em qualquer área de nossas vidas, é a oração, como ensina I Tessalonissenses 5:17: orar sem cessar. Se nos agradarmos do Senhor, Ele satisfará os desejos de nosso coração. Oração, eis a chave. Quer que seus filhos sejam puros e ungidos, ore por eles, ensinou a pastora. Perdemos muito tempo com muitas coisas e não dedicamos tempo à oração. Você pode não ter mais oportunidade de ouvir e dar atenção a quem ama. Você pode se surpreender com a pessoa que mora com você, por não dar a atenção devida. Tenha relacionamento, ensinou a pastora. Seja intercessor, exortou, conclamando a igreja a orar pela família, pela igreja, pela cidade, pelo mundo.


Que as famílias sejam abençoadas e que não sejam mais alvos da ação de satanás, que tem investido contra esta instituição, porque sabe que na família está a bênção do Senhor. Que as família não sejam corrompidas, nem contaminadas com vícios, com prostituição, com idolatria. Que os lares sejam firmes, sem mácula e sem pecado, pediu a ministrante apresentando a oração a Deus.

Nenhum comentário: