Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 31 de outubro de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 31-10-10


É tempo de deixar de agir como inimigo de Deus


O ministrante da manhã, o pastor Ricardo Hermes, explicou que o tema de sua ministração pode parecer inicialmente estranho e após colocar a questão “Seria eu um inimigo de Deus?” convidou a Igreja a abrir a Bíblia em Colossenses 1:21-22
21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo vos reconciliou
22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.
Agimos como inimigos de Deus devido ao pecado e desobediência.
Vivemos em tempos difíceis, quando o mundo e suas coisas tentam contaminar a Igreja. as pessoas têm perdido o sentido do que é santidade, e estão virando as costas para Deus por conta de seu egoísmo, de convicções próprias e por conta do conformismo que o mundo oferece, por pouco as pessoas estão voltando as costas para Deus. Muitos se desviam por pouco. As pessoas gastam mais tempo se esforçando para se justificar do que para se arrepender e endireitar os seus caminhos. Tudo isso porque as pessoas estão mais preocupadas com as coisas do mundo. Por que alguém que está na Igreja vai desejar o mundo novamente? O que mais se vê são pessoas falando “não tem nada a ver”, “você é radical”, “é só uma mentirinha”. Pessoas que só querem ouvir o que faz bem para o ego. Pessoas que estão na Igreja e invejam o mundo. Diante disso, vale fazer uma pergunta: pra que querer o mundo?
Estamos no mundo, mas não somos do mundo explicou o pastor. Aqui estamos de passagem, como peregrino. Mas às vezes reagimos como se fossemos inimigos de Deus.
Aquele que gasta toda sua vida com posicionamentos contrários ao que Jesus nos ensinou, certamente vai se sentir constrangido ao se encontrar com Deus.
Quando é que nos tornamos inimigos de Deus? Quando somos desobedientes, quando somos ingratos. O inimigo é aquele que tenta destruir as coisas de Deus. E se fazemos o contrário ao que Ele ensina, comportamos como Seus inimigos. O diabo faz exatamente isso: leva as pessoas a se comportarem contra Deus. Em I Tessalonicenses 4:3-7
3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

Ele fala aqui da imoralidade sexual. Não podemos deixar que nossos desejos sejam como os do pagão. Ninguém se aproveite de seu irmão de maneira injusta porque Deus castigará isso. A bíblia diz que todo posicionamento santo trará desconforto e constrangimento, e todos nós um dia seremos confrontados pelo mundo. Em 2 Pedro 3:3 lemos “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões”.
O ministrante afirmou que temos mais motivos para sermos obedientes e amigos de Deus do que para sermos inimigos. Quem ama a Deus? Se você ama a Deus, você desejará se tornar seu amigo fazendo o seguinte:
1- Agradar a Deus:
E se amamos a Deus desejamos ser seu amigos, procurando agradá-Lo. É isso que Jesus diz em João 14: 15 “Se me amais, guardai os meus mandamentos.”

2- Outra coisa é ter a consciência limpa. Quem gosta de encostar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos? Pois essa é a promessa de Deus para quem busca ter a consciência limpa! Quem tem a cabeça dos justos, tem a bênção do Senhor. O ministrante lembrou que em Provérbios 10:6 está escrito: “Bençãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos perversos.
3- ”É preciso também honrar a Deus em tudo nessa vida. Em II Timóteo 2: 20-21 “Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
4- Dar testemunho de vida, conforme ensina I Timóteo 6:12 . Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.
5- Andar mais próximo de Deus, é outra condição necessária. Mas como fazer isso? Em Jeremias 42:3 “Para que o SENHOR teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer”.
6- Viver com caráter. Falta de santificação deixa evidente o desvio no caráter afirma o pastor, citando Provérbios 2:21 “Porque os retos habitarão a terra e os íntegros permanecerão nela”.
Você não é inimigo de Deus, é filho e amigo, garantiu o ministrante, citando Provérbios 16:7 “Sendo o caminho dos homens agradável ao Senhor, este reconcilia com eles os seus inimigos.” A Bíblia diz: já não vos chamo de servos, mas de amigos”. Em João 15:15 está escrito: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”.
Queremos ser vasos de honra, não somos inimigos de Deus, mas as vezes agimos como se fossemos. O Senhor nos dá oportunidade de agradar a Ele, honrar a Ele, dar testemunho de vida. Quando damos testemunhos mostramos que ao seguir a Deus Ele nos honra. Quem vem à frente dar testemunho está afirmando isso: “Honrei a Deus e Ele me honrou”.
Dar testemunho de vida é fazer como Paulo: combater bom combate na fé. Quem toma posse da vida eterna, para a qual você foi chamado, lembrou o ministrante, dá testemunho de vida. Quem recebe Jesus e O reconhece como Senhor e salvador já tem a vida eterna, porque confessa diante dos homens que Ele é o Senhor.
Quem quer ser amigo de Deus permite que Ele se aproxime. Muitas vezes andamos em nossas vidas, sem considerar as conseqüências, agimos sem pensar e não percebemos que as conseqüências virão. Mas quando andamos mais próximos de Deus, permitimos que Ele nos ensine e nos mostre o que não nos fará mal. Se somos amigos de Deus e Dele nos aproximamos, temos o que diz Isaias 48:17: “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”.
Muitas vezes fazemos apenas o que nos interessa e desconsideramos o que tentam nos alertar. As vezes nos aproximamos das pessoas esperando que ela nos dê algo. Agimos apenas por interesse, mas aqueles que têm algo a nos oferecer fazem isso sem interesse. Assim é com Deus.
Querendo ou não seremos testados em algum momento da vida. O nosso caráter é testado em algum momento. Às vezes falamos e nos expressamos para Deus sem perceber que tudo sabe e temos em nós algo que o desagrada e que não é coerente com o que fazemos. Precisamos dar testemunho não de boca, mas em nossas atitudes.
Os retos habitam a terra, mas apenas os íntegros permanecerão nela. Os retos estão na igreja e louvam a Deus, mas somente os íntegros chegarão à presença de Deus, pois integridade e caráter de Cristo é para aqueles que são tocados pelo Espírito Santo. Não somos netos de Deus, mas filhos, lembrou o ministrante.
Se você tem inimigos, mas seu caminho é agradável ao Senhor, Deus fará o milagre de que seus inimigos de reconciliem com você. Se você quer ser amigo de Deus.
Santidade não é opção. É a sua própria fé. É preciso abrir mão de algumas coisas , ensinou o pastor lendo Romanos 8:35-39:
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura”.
Se você um dia agiu como inimigo de Deus, defraudando alguém, prometendo algo que não poderia entregar, e o Espírito Santo tentou lhe provar o seu erro e você não aceitou, Deus está lhe dando uma oportunidade agora de refletir. Feche seus olhos e se pergunte: será que tenho agido como inimigo de Deus? Você tem se esforçado para encontrar justificativas para os seus erros em vez de usar o seu tempo para se arrepender e se aproximar de Deus. Se você está na igreja Deus quer que você seja a Igreja. Você tem mais motivos para ser amigo de Deus do que para agir como Seu inimigo. Honre ao Senhor e se santifique, exortou o pastor, lembrando que precisamos combater o bom combate.

Lembretes:

Dia 25-11 é o Dia Mundial de Ação de Graças. Venha agradecer a Deus

Nenhum comentário: