Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 24 de outubro de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 24-10-10



É tempo de ir até Jesus e deixar sobre Ele o nosso fardo


O ministrante da manhã, o Bispo Roberto Marques, convidou a Igreja a abrir a Bíblia em Mateus 11: 28-30


28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


Esses versículos são um chamado de Jesus para aqueles que estão cansados e sobrecarregados, afirmou o ministrante, ensinando que temos que ir até Ele, temos que dar o primeiro passo. Jesus inicialmente falava aos judeus, mas essa palavra é para nós, explicou o bispo que Jesus está falando àqueles que têm tentado buscar a Deus, mas sobre eles têm sido colocado fardos pesados, muitas vezes os fardos dos fariseus. O fardo de Jesus não é pesado, como fardo do mundo. É para você que está com o peso na alma. Ele fala para aqueles que não agüentando mais, na área sentimental, pessoal, emocional...
Muitos no mundo estão jogando a toalha, porque não agüentam mais, mas Jesus já tomou sobre si esse fardo e você não precisa mais carregá-lo; reiterou.
Jesus já levou os seus pecados. Ele diz: “vinde a mim”. Ele está falando para aqueles que foram tocados pela seu sacrifício na cruz. Você está ouvindo a voz de Deus e quer obedecer? É para você que Jesus fala. Sobrecarga arrebenta qualquer coisa, explicou o ministrante. Toda carga que excede arrebenta o que carrega, pode ser o carro, pode ser a sua vida. Todo corpo tem um limite de carga, mas quem está sobrecarregado não suporta a carga excessiva. Se você quer que seus fardos sejam retirados, aprenda a andar com Jesus, porque Ele é o pastor e você a ovelha. É a ovelha que segue o pastor e não o contrário. É você que tem que andar com Jesus e ir até ele, não o contrário. E para andar com Cristo é preciso abrir mão de muita coisa. Andar com Jesus é um aprendizado constante. É preocupante pessoas que acham que sabem o suficiente e não precisam freqüentar a Escola Bíblica, não precisam ouvir a pregação. Essa presunção é perigosa. Jesus está voltando e não sabemos a hora. É preciso, pois, estarmos constantemente preparados. Conhecimento é algo que não pode ser deixado de lado. É preciso buscá-lo diariamente, ensinou o bispo. O jugo de Jesus não é como o jugo do mundo. Não é pesado. Quando Jesus usou essa figura, Ele quis dizer que devemos andar lado a lado com Ele, para que Ele carregue o nosso fardo conosco. Quando andamos em jugo desigual o peso é grande, por isso ficamos sobrecarregados. O que precisamos fazer é colocar todos os nossos planos diante de Deus, porque os planos Dele não podem ser frustrados. Se você estiver procurando os planos de Deus em sua vida, saiba que não se frustrará, porque Ele trabalhará por você. Mas se seus planos são os do seu coração e não atentam para a voz de Deus, você, certamente se decepcionará.
A alegoria do jugo nos leva a pensar sobre a cena de dois bois que caminham juntos atrelados pela canga. Se um deles vê uma vaca, logo se desvia para o lado dela e assim arrasta o outro, provocando dores e incômodos. Mas quando os dois olham para o mesmo lado, ninguém se machuca. É assim quando caminhamos no jugo de Jesus. Quando andamos com Ele, nossos caminhos são suaves. E isso significa andar todos os dias, 24 horas. Aqueles que andam sozinhos ou em jugo desigual carregam peso desnecessário, buscam fardo para carregar. Quem ouve os conselhos e faz o que foi ensinado, não busca fardo pesado, pois esse tipo de fardo não foi dado por Deus. O homem é rebelde e tem o coração corrupto. Porque está corrompido pelo pecado, o coração engana. Há pessoa que dizem que só faz o que sente. Esse não anda por fé, mas pelo sentimento. Infelizmente se dará mal, porque anda em desobediência.
Deus tem um projeto na sua vida, mas o pecado entrou e corrompeu. Ande com Cristo Jesus, exortou o bispo, porque assim não terá fardo que não possa carregar. Aquele que está em Cristo encontra descanso para sua alma. Terá descanso físico e emocional. Terá, principalmente, descanso eterno ao lado dele. Isso não significa morte, mas descanso até a eternidade. De agora até sempre. Se você está atribulado, angustiado, depressivo é porque está se afastando de Jesus. Alguma área da sua vida está distante de Jesus, pode verificar.
Se você excluiu Jesus de alguma área de sua vida, certamente, ela lhe tem trazido fardo pesado. Mas aceite o convite de Jesus e deixe sobre Ele o seu fardo. Não inverta a ordem: vá até o pastor de sua alma e faça o que Ele lhe ensinar e não queira que ele faça o que você quer, como você tem feito muitas vezes.

Nenhum comentário: