Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 7 de novembro de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 07-11-10


É tempo de conhecer as características dos eleitos de Deus

O ministrante da manhã, o Pastor Luciano Tinoco, iniciou lembrando a Igreja que completa cinco anos em que ele tem ministrado para a família Manancial e depois de ser convidado a entregar a palavra em semana de avivamento para a Igreja de Porto Alegre, vem trazer a palavra de Deus mais uma vez a essa Igreja. O pastor falou de algo preocupante nos dias de hoje: a formação de um grupo que defende a tese de que a Igreja está falida e por isso afirmam que não há necessidade de se reunir em igreja. Para eles basta a reunião em casa, sem a liderança de um pastor. Este grupo tem crescido, explicou o pastor, por conta de uma má administração de muitas igrejas que têm se feito semelhante a empresas. Mas há algo de preocupante nisto, porque, mesmo tendo razão em alguns aspectos, esse grupo contraria a palavra de Deus. Essa é uma teologia maligna que cresce nesta nação e para combater isso precisamos conhecer e viver as características de uma igreja verdadeiramente cristã, asseverou o pastor, lembrando que o Senhor Jesus deixou bem claro que pelo fruto se conhece as árvores. Aquilo que você faz, como pauta seus comportamentos revela como você é, afirmou. Precisamos parar de dizer “eu pago as minhas contas, portanto não devo satisfação a ninguém”. Esse é um pensamento errado, insistiu. Jesus vê os homens como árvores. Mas não basta ser frutífera, é preciso dar frutos ao Senhor.
Há uma declaração do Apóstolo 1 Pedro 2: 8-9 que é uma das maiores lições do cristianismo. É uma das razoes de estarmos aqui adorando e servindo a Jesus e nela ele identifica 4 características essenciais das quais temos que ter consciência:


8 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
9 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.


Você tem consciência dessa condição? Você tem se destacado, tem se comportado como quem foi resgatado das trevas? Há pessoas que se comportam como os judeus com saudade do Egito, com saudades das trevas. Você foi tirado das trevas para a maravilhosa luz, não há nada nas trevas que seja melhor do que a luz. Todo prazer que ela proporciona é ilusão. É passageiro. Na luz você tem alegria do Espírito Santo. Os cristãos que sentem saudades das trevas não têm noção dessas quatro características: primeiro, você é raça eleita; segundo, é sacerdócio real; terceiro, é nação santa; e quarto, você foi chamado das trevas para a maravilhosa luz para ser proclamador das virtudes de Deus.
Todo inferno sabe que aquele que é escolhido não pode ser tocado. Não somos qualquer um, mas alguém nos elegeu de forma incorruptível. No sistema de eleição de Deus não há corrupção e por isso todo o inferno sabe que você é diferente. Nos padrões de Deus a eleição é diferente dos padrões humanos. Ele começa de dentro para fora. Deus não elege pela cor da pele, pelos olhos, pelo timbre de voz,pela elegância. O primeiro princípio dessa eleição é de dentro para fora, como podemos constatar na exortação de Deus a Samuel. Quando ele chegou na casa de Jessé ele percebeu isso, ao ver que Deus escolheu Davi não pela aparência. Deus dá vida àquele a quem ninguém dá nada. Olhe para você: onde estaria hoje se Deus não tivesse escolhido você, perguntou o pastor, lembrando a própria história. Nascido no morro, filho de pai alcoólatra e mãe completamente dominada pelos demônios. Tudo em sua vida encaminhava para a perdição do vício, da prostituição, do serviço a satanás. Assim como Deus fez com Davi e com ele, faz com você. o Senhor atraiu você, porque foi eleito por Ele.
O ministrante lembrou que a Igreja se humilha, se rebaixa, quando não se sente bem em lugar nenhum. Tenha consciência da importância de ter sido eleito. Você não é qualquer um. Foi Deus quem te elegeu. Um segundo ponto: somos sacerdotes reais. Naquela época para chegar a ser um sacerdote teria que passar por uma grande prova. Não era para qualquer um, mas Jesus, o sumo Sacerdote entrou no Santo dos Santos e aboliu todas essas provas e nos fez sacerdócio real. A sociedade entende que ser sacerdote é ser líder religioso, que os pastores são sacerdotes, mas o verdadeiro sentido do sacerdócio é a intercessão pelo povo e isso foi dado a nós. Se somos sacerdotes, se somos intercessores, como podemos encarar o fato de ver o ano terminar e não termos ganhado nenhuma alma para Jesus? Você agiu como sacerdote? Trouxe diante de Deus a vida de alguém? Sacerdote não pode se enclausurar e pensar que está cumprindo o seu papel. Os canais de esporte trazem exemplos de atletas paraolímpicos que mostram o quanto é inútil ficar reclamando, em vez de ir à luta. Saia de seu mundinho, pare de chorar e de se lastimar por pequenos problemas. Se você tem um carro para se locomover, agradeça. Muitos são os que andam quilômetros para irem à escola, para cultuarem ao Senhor. Você tem carro e não usa para Deus, mas para se desviar dela, admoestou o ministrante, lembrando a população ribeirinha do Acre que não tem os mesmos privilégios que nós.
Você é sacerdócio real, tenha consciência dessa função. Terceira função: nação santa. Nada diante de Deus acontece sem a presença da santidade. Ser santo não é ser sério, ao contrário, quanto mais santo mais alegre, mais bem humorado é o homem. Jesus foi muito alegre, informou, porque a alegria faz parte do reino de Deus. Ser santo não é andar de cara sisuda. Se santo é não misturar as coisas com o profano. É possível que você consiga estar no mundo, sem se misturar. As pessoas precisam ver em você a diferença. As pessoas podem ser tocadas pelas suas atitudes, sendo agradáveis, alegres. A diferença entre o santo e o profano é que você pode ser alegre, divertido, sem ser pornográfico, sem se prostituir, pode colocar as coisas no devido lugar sem ser vingativo. Você pode falar a verdade, sem ser maldoso. Você pode ser nação santa, em todos os lugares em que pisar, sem forçar, porque santidade não é vestimenta, é atitude.
Por último, tenha consciência de que deve ser proclamador das virtudes de Deus: o evangelho pode ser pregado por palavra ou pelos frutos. A unção de Deus nos foi dada para mostrar o poder de Deus em nossas vidas. É necessário mostrar a Glória de Deus em tudo que fazemos. Deus tem lhe honrado, as pessoas têm visto a Glória de Deus na sua vida, perguntou o pastor. Deus tem lhe prosperado sem que você se exalte, sem que use as bênçãos apenas em Benício próprio. As pessoas têm visto na sua prosperidade a Glória de Deus? Ele quer lhe dar poder para que a Sua Glória seja visível. Não para que você use o que recebe para sair do sacerdócio, para não evangelizar segundo a Sua vontade. As bênçãos de Deus são para que você seja visto como nação santa, como raça eleita. Ele quer que você tenha consciência de todas essas coisas em sua vida. Comece a sua semana sabendo que é proclamador das virtudes de Deus e mude de postura, exortou o pastor. Você quatro caracterísitcas que demonstram quem é você diante de Deus: você é raça eleita, foi tirado das trevas, é nação santa e é proclamador das virtudes de Deus.

Nenhum comentário: