Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Culto da Vitória de 18-09-09




É tempo de reconhecer a importância da palavra de Deus


O ministrante da noite, bispo Roberto, explicou que o salmo 119, estudado há 18 semanas, é o maior capítulo da Bíblia e é um grande acróstico, dividido em 22 partes. O menor é o salmo 117. Não é coincidência. É Deus mostrando que Ele tem o controle de todas as coisas. No meio está o salmo 118.
145 Cof. Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos.
146 A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.
147 Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.
148 Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
149 Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo.
150 Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei.
151 Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
152 Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

Como você tem buscado o Senhor, perguntou o bispo. O salmista diz: de todo o meu coração eu te invoco. Qual é o nível de sua busca. Invocar é mais do que chamar em alta voz. Simboliza servir, entregar. Por isso Paulo diz em Romanos: todo aquele que invocar.
É 100% para servir a Deus, adorar e prestar culto em serviço agradável a Deus. Quando o salmista inicia essa parte ele mostra o nível de seu relacionamento por Ele. Como é nosso nível de adoração e de compromisso com nosso Deus: Jesus Cristo de Nazaré. Até que ponto estamos dispostos a ir por amor do Senhor. Para podermos orar como o salmista temos que observar os decretos de Deus. Temos que estar pronto a colocar a vida no altar. E no momento em que nos colocarmos integralmente, Ele não só estará atento, mas ouvirá e responderá o nosso clamor, reiterou o ministrante.
O salmista busca na palavra argumentações para clamar ao Senhor. Ele diz que continuará guardando, cumprindo os mandamentos. Antes do amanhecer o salmista iniciava a comunhão plena que ia até o anoitecer. Não era simplesmente um tempo rápido, pois enquanto estivermos agindo devemos estar ligado ao trono, sem nos desligarmos da presença de Deus. É comunhão plena. Seja por palavra, seja por ação, tudo que fizermos deve se para louvor e glória do Senhor. Temos que buscar continuamente. Isso não significa ficar isolado, fora do mundo, trancado sem contato com as pessoas. Temos que ser sal da terra, mas luz do mundo, exortou o bispo à Igreja. A luz não pode se apagar.
O salmista está passando por lutas, por uma prova, mas busca de contínuo a presença de Deus. Não adianta tentarmos convencer a Deus que merecemos alguma coisa. Não temos direito que Deus se digne a nos ouvir, porque todos pecamos e fomos destituídos da glória de Deus. Por isso o salmista quando pede que Deus o ouça ele invoca não por seus méritos e competências, mas pela bondade do Senhor. Ele pede que Deus tenha compaixão. Ele está passando uma luta terrível “Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo”. O foco de suas argumentações não está nele, mas em Deus. Ele está olhando para a palavra. Seu foco principal, quantas vezes se aproximam de nós aqueles que andam contra a Lei de Deus se apegam a nós, tentando nos desviar das ordens de Deus. Eles se aproximam para tentar nos subverter e nos desviar do propósito de servir a Deus “Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei”. Geralmente essas pessoas se afastam e tentam nos convencer de que estamos errados. Hoje o que é comum se tornou normal, lembrou o bispo, citando situações como sexo antes do casamento, separações. Isso é comum, mas não é normal, porque foge da norma de Deus. Mas aquele que se desvia da palavra acha normal, acha natural o que está fora da natureza de Deus e tentam nos convencer de que estão certos e que nós estamos errados. Ler a Bíblia, fazer oração, para esses é antiquado. Essas pessoas se aproximam de nós, e por conta disso temos aflições. Mas Jesus disse: no mundo tereis aflições, tenha bom ânimo. Eu venci o mundo.
Tem se pregado por aí uma teologia equivocada que afirma que servir a Deus é não ter problemas financeiros, ter carro do último modelo, etc. Quando estar bem é estar em paz com Deus. Ter paz é ter segurança no meio da tribulação. É estar seguro em Deus. O salmista está angustiado porque passa por uma prova. É cercado por pessoas que querem tirá-lo da presença de Deus, mas ele diz que não deixará, não abrirá mão do Senhor. Ele afirma que sabe que Deus está perto. E nós? Sabemos disso? Se Deus está perto nada me mal nos sobrevirá. Perto está o Senhor de todos aqueles que O temem.
O Senhor nosso Deus é o Senhor, afirmou veementemente o ministrante, lembrando que essa é a receita para o cristão. Que Ele seja o primeiro e as demais coisas nos serão acrescentadas. Está determinado há muito tempo: “Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre”. Deus não muda. Ele permanece fiel às Suas palavra, portanto, asseverou o bispo: não devemos jamais deixar o Senhor e Seus estatutos. Vamos amar e obedecer a Deus.”

Nenhum comentário: