Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 1 de agosto de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 01-08-10



É tempo de ser bondoso e fiel


O ministrante, Bispo Roberto Marques, iniciou a preleção exortando a Igreja a ser grata a Deus em todos os momentos e após orar com todos, colocando-se na presença de Deus para ministrar a palavra de acordo a Sua vontade, entregou a mensagem da manhã, inspirada em João 15:16
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.

O que nos impede de frutificar é estar no mundo, reafirmou. Não é sair do mundo, mas retirar de nós o mundo. Isso é um processo que precisa ser realizado por nós, garantiu. Salvação é um ato de Deus, mas santificação é ação nossa. É tomada de posição que exige renúncia e determinação. Para frutificar é preciso santificação. Uma árvore má não pode dar frutos bons, assim como uma macieira não dá limões, explicou o bispo. O fruto do Espírito é único, conforme Gálatas 5: 22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
Hoje as ações de destaque são a bondade e a fidelidade. Você demonstra o amor de Deus fazendo bondade, no entanto, há pessoas que não são benignas fazendo bondade, assim como há pessoas benignas (aqueles que são de Jesus) que não fazem o bem. A forma de demonstrar amor é ser bondoso. Entretanto há momentos em que a bondade não é feita. Isso eventualmente pode acontecer. Não se culpe, ensinou o bispo. Deixe o passado lá atrás. Se você errou, não se martirize. Esqueça as coisas que para trás ficaram e prossiga para o seu chamado. Você foi escolhido por Jesus. Foi Ele quem te escolheu. Isso faz toda a diferença. Não viva o passado e nem fique pensando no amanhã. Não fique ansioso por nada. É uma ordem bíblica. Viva o hoje. Deixe o amanhã se transformar em hoje, quando chegar a hora. É hoje que você tem amar o seu irmão, que ser bondoso, que viver a sua fé. Não deixe de viver, nem de servir a Jesus hoje, reiterou o ministrante. Se amanhã você estiver vivo, será outro dia. Viva a cada momento. Seja bondoso, benigno, longânime hoje. Tudo o que você deixa para amanhã pode não ser feito. Há pessoas que jogam sempre para o dia seguinte as suas ações e tomadas de atitude. Pode ser que o amanhã não chegue, ponderou o bispo. Não corra, ande pelo jardim da vida, exortou o bispo, ensinando a Igreja a priorizar o mais importante e a não fazer compromissos demais, e de igual modo a não se condenar por não ter conseguido fazer tudo que pretendia.
Jesus está perto de voltar para arrebatar Sua Igreja. Seja bondoso hoje!
Outra palavra é fidelidade. Somos analfabetos evangélicos, sabemos quase nada sobre fidelidade. Sobre fé. Seja fiel. Demonstre fidelidade a Deus, ao seu amigo. Tenha fé nele. Confie nele. A palavra fiel vem daí. Fiel é aquele que tem fé. Amor se demonstra com fidelidade com alegria com longanimidade. E quando Jesus vier procurar o fruto em você, Ele espera encontrar. Pode ser que haverá momentos em que você estará triste, é natural. Mas não pode ser regra. Haverá momentos em que você não demonstrará amor, não terá alegria, mas isso deve ser exceção.
Se você pecou, deve pedir perdão. E o pedido deve alcançar a ofensa. Dirija-se ao ofendido. Diga a ele o que está sentindo, pois pode ser que ele não saiba, ou não tenha percebido o mal que fez. Ele só se redimirá se você lhe der essa oportunidade. Os outros nem precisam ficar sabendo. O ofensor e o ofendido que devem se entender. O grande problema muitas vezes é se perdoar. Se você pediu perdão, perdoe a si próprio. Na parábola da figueira, vemos que Jesus vem procurar o fruto e assim como a figueira errou, mostrando apenas aparência de frutos, há pessoas que têm apenas aparência. Não dá frutos, mas mostra-se como tal. Essa palavra é dura, afirmou o ministrante, mas é ela que lhe abrirá os olhos para que seu caráter seja trabalhado e transformado. A palavra diz que você deve demonstrar amor. Temos que nos analisar constantemente. É preciso ser pacificador, não colocar fogo nas contendas. É preciso colocar fogo na fé, levar o irmão a agir pela fé e a trilhar o bom caminho e se preciso for alertá-lo do mal. Mesmo que corra o risco de não ser aceito por ele. Seja fiel aos seus conceitos, as sua crença. Ao Seu Deus. Fidelidade é isso, afirmou o bispo lembrando uma conhecida lenda árabe:

Dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram.
O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
"HOJE MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO."
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo.
Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
"HOJE MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA."
Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que depois que lhe bati, você escreveu na areia e, agora que lhe salvei, você escreveu na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
- Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar. Porém, quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar...

É um processo que depende de nós. Temos que tomar decisões. Temos que ser um cristão autêntico. Tomar decisões é fácil, afirmou o bispo. Difícil é colocar em prática.
Deus é abençoador sempre e se não te abençoa é porque você não se coloca na posição de abençoado. Nem Deus, que pode tudo, muda o passado. O que Ele faz é mudar as conseqüências do passado. Ele cura as feridas do seu passado. E o futuro pode ser mudado hoje no presente, reafirmou o ministrante, convidando a Igreja a reconhecer Jesus como Senhor de sua vida.

Nenhum comentário: